NA CROÁCIA, O CAMINHO FICOU MAIS CURTO
O Benfica visitou o OK Medimurje nesta quarta-feira, 12 de novembro, em jogo da 1.ª mão dos 32 avos de final da CEV Challenge Cup de voleibol, que teve lugar no Sport Hub Nedelisce. As águias venceram por 0-3.
Autoritário e com pressa de se colocar na frente desta eliminatória – foi assim que o Benfica se apresentou em solo croata. Japa, Felipe Banderó, Francisco Pombeiro, Pablo Natan, Kelvi Geovani, Lucas França e Bernardo Silva (líbero) foram as escolhas iniciais de Marcel Matz.
O duelo começou de forma muito equilibrada, com as duas equipas coladas no marcador, sem permitirem grandes fugas uma à outra.
Só que... quando o Benfica conseguiu pontuar por 6 vezes seguidas (12-18), não mais autorizou que os anfitriões voltassem a entrar na disputa do set. Assim, quando as águias fizeram o 25.º ponto, apenas haviam consentido 18 pontos, vencendo, de forma clara, o primeiro set (18-25 – 0-1).
Já a história do segundo parcial foi totalmente diferente. O Benfica pegou na dianteira, e foi, paulatinamente, aumentando a diferença. Os encarnados chegaram a ter 7 pontos de diferença (13-20), mas, curiosamente, fecharam o set com uma vantagem menor do que no anterior (19-25 – 0-2).
A almofada no jogo era tranquila, a exibição muito consistente, dando a sensação de que seria apenas uma questão de tempo até que o Benfica colocasse um ponto final no desafio. Acontece que os encarnados estavam com pressa de resolver o encontro.
Tanto assim foi, que – e apesar de algum equilíbrio numa fase mais inicial do parcial (7-8) – as águias chegaram ao fim deste 3.º e último set com 11 pontos de diferença (!), terminando a vencer por 14-25 no parcial e 0-3 no jogo.
Nota para os 15 pontos registados por Felipe Banderó, o melhor marcador da partida!
A 2.ª mão joga-se às 20h00 da próxima quarta-feira, 19 de novembro, no Pavilhão n.º 2 da Luz.
Antes, às 17h00 deste sábado, 15 de novembro, as águias recebem a AA Espinho, no Pavilhão n.º 2 da Luz, para o duelo da 5.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional.
DECLARAÇÕES
Marcel Matz (treinador do Benfica): "Um jogo controlado do nosso lado e uma vitória importante neste primeiro encontro, agora com o objetivo de conquistar mais uma vitória em casa e encaminhar a passagem à fase seguinte. A ideia que tínhamos era a de que se tratava de uma equipa inferior à nossa, por isso foi um jogo controlado da nossa parte. No entanto, isso acaba por não se refletir num melhor desempenho a nível individual – alguns jogadores estiveram um pouco abaixo do que podem fazer, do que têm mostrado nos treinos. Ainda assim, foi um jogo extremamente controlado. Era uma equipa que não é de topo, algo que já sabíamos, embora não conhecêssemos tão bem o seu jogo indireto. Foi uma boa oportunidade para alguns jogadores que não vinham a jogar tanto. Com o jogo de sábado [frente ao SC Espinho] e o de hoje, todos tiveram a hipótese de jogar, e a oportunidade de mostrar o seu valor. Alguns aproveitaram melhor do que outros. Uns tiveram um desempenho superior, outros um pouco abaixo, mas penso que serve de referência para continuarmos a melhorar. No geral, a equipa esteve bem. Individualmente, houve jogadores com melhor rendimento do que outros – faz parte do processo. Quem esteve um pouco abaixo tem de melhorar; quem esteve bem acaba por ganhar força dentro do grupo."
FICHA DE JOGO
Formação inicial do Benfica: Bernardo Silva (L), Pablo Natan (9), Felipe Banderó (15), Lucas França (8), Kelvi Geovani (6), Tiago Violas e André Aleixo (10)
Suplentes: Peter Wohlfahrtstätter (NJ), Francisco Pombeiro (3), Ivo Casas (L, J), Nivaldo Gómez (NJ), Murad Khan (NJ), Tomás Natário (3) e Valerii Todua (NJ)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/11/12/voleibol-jogo-ok-medimurje-benfica-32-avos-de-final-cev-challenge-cup
Coming soon
- Andris a Quarta, 12 Novembro 2025
- Andris a Segunda, 10 Novembro 2025
- Universo Benfica a Terça, 16 Setembro 2025

