Chegou ao SL Benfica no Verão passado como ilustre desconhecido, proveniente do EC Bahia, mas rapidamente conquistou lugar na equipa campeã de Portugal. Em entrevista exclusiva ao UEFA.com, Anderson Sousa Conceição, mais conhecido por Talisca, fala da adaptação ao futebol lusitano e à equipa, e diz que tem "aprendido muito com o treinador Jorge Jesus".
Melhor marcador do líder destacado da Liga portuguesa com oito golos em 14 jogos, o médio-ofensivo de 20 anos elogia ainda a movimentação colectiva dos "encarnados" que lhe permite "estar no sítio certo no momento exacto" para facturar. As boas exibições e a veia concretizadora valeram-lhe entretanto a chamada de estreia à selecção do Brasil, embora não tivesse chegado a actuar nos amigáveis de Novembro diante da Turquia e da Áustria.
UEFA.com: Transferiu-se há poucos meses para o Benfica e impôs-se de imediato na equipa. Esperava uma adaptação tão rápida ao clube e à equipa?
Talisca: O futebol no Brasil é diferente do praticado em Portugal, o que, por si só, exige adaptação. Para além disso, a equipa do Benfica tem um estilo de jogo próprio, muito exigente, e tudo tenho feito para assimilar o pretendido. Tenho aprendido muito com o treinador Jorge Jesus e com todos os meus colegas, que têm sido espectaculares desde o primeiro dia e têm facilitado muito a minha integração e adaptação plenas.
UEFA.com: O Benfica corresponde ao que estava à espera?
Talisca: Quando se está fora ouve-se falar muito do Benfica, da sua história, grandeza, tradição e, é claro, dos adeptos, mas só depois de estarmos cá dentro é que é possível ter a real noção da dimensão de tudo. O apoio dos adeptos é indescritível, não só nos jogos no Estádio da Luz, como fora de casa. Aliás, a maioria dos jogos que disputamos fora parece que estamos no nosso estádio.
LUEFA.com: Esperava assumir-se como o principal artilheiro do Benfica? A apetência pelo golo já vem dos tempos no Brasil ou surgiu recentemente?
Talisca: Mais importante do que os golos marcados, são as vitórias da equipa. É um facto que tenho marcado, mas isso deve-se a toda a movimentação colectiva que me permite estar no sítio certo no momento exacto. Da forma como trabalha esta equipa, qualquer jogador pode fazer golos.
UEFA.com: Pensa alterar alguns aspectos do seu jogo, já que os adversários conhecem cada vez melhor as suas principais virtudes?
Talisca: Alterar? Não. Penso é em melhorar todos os dias, aprendendo com o treinador e com os meus colegas. Estou no clube certo, com as pessoas certas, para continuar a crescer.
UEFA.com: Como avalia o desempenho do Benfica na Liga portuguesa até ao momento?
Talisca:O campeonato português é muito competitivo e encaramos todas as partidas com muita seriedade e respeito pelo adversário. Este ainda não é o momento para efectuar balanços.
UEFA.com: Qual o seu maior desejo no Benfica para 2015?
Talisca: O desejo é comum a todos os benfiquistas, mas, mais do que desejarmos, temos de trabalhar arduamente todos os dias.