Mundiais de canoagem: Portugal com três finais em quatro possíveis

Fonte
sapo

Portugal estreou-se hoje nos Mundiais de canoagem correspondendo às melhores expetativas, ao apurar os três barcos mais fortes para as finais de sábado e manter o outro na corrida para os Jogos Olímpicos Rio2016.

Fernando Pimenta (K1 1.000) e Hélder Silva (C1 200) fizeram-no com distinção, vencendo tanto as suas eliminatórias como as respetivas meias-finais, enquanto Teresa Portela relaxou nas eliminatórias e foi segunda na sua semifinal.

Os três atletas apuram-se automaticamente para o Rio2016 com o sétimo lugar na final, mas até podem nem precisar de o fazer, mediante um complexo sistema de desdobramento de canoístas que acumulam mais do que uma tripulação e, assim, se forem bem-sucedidos, abrem vagas na respetiva categoria monolugar.

As mesmas regras do desdobramento podem beneficiar por Joana Vasconcelos e Beatriz Gomes, se ficarem nos primeiros lugares da final B em K2 500.

Sexta-feira, destaca-se a possibilidade de o K4 se qualificar diretamente para a final, mais exequível para Fernando Pimenta, João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes, caso os atuais vice-campeões da Europa e do Mundo vençam a sua eliminatória, na qual são a tripulação mais credenciada e consistente nos últimos anos.

Já a tripulação feminina composta por Joana Vasconcelos, Francisca Laia, Beatriz Gomes e Helena Rodrigues terá maior dificuldade em ser bem-sucedida, aguardando pelas meias-finais de sábado.

A jornada de sexta-feira contempla ainda a estreia de Teresa Portela em K1 200 e de Maria Santos em C1 200, neste caso a única atleta que não foi a Milão disputar um lugar no Rio2016, já que a sua categoria não faz parte do programa oficial.

Programa dos portugueses no segundo dia dos Mundiais (horas de Lisboa):

07h55 - K1 200 Teresa Portela.

08h35 - C1 200 Maria Santos.

10h06 - K4 1000 Fernando Pimenta/Emanuel Silva/João Ribeiro/David Fernandes.

10h24 K4 500 Joana Vasconcelos/Francisca Laia/Beatriz Gomes/Helena Rodrigues.

As meias-finais de K1 e C1 200 disputam-se à tarde, enquanto as de K4 apenas decorrem no sábado.