O Benfica venceu, fora, o Xico Andebol, por 27-34, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional, e fixa-se com 28 pontos na tabela classificativa.
Num pavilhão que já antevia complicado, o treinador Carlos Resende pedira na antevisão para os jogadores materializarem no jogo a diferença teórica existente entre os dois emblemas. Ainda assim, foi a equipa da casa a começar melhor e a alcançar uma vantagem que chegou a ser, por vezes, de vários golos.
Apenas aos 20 minutos da primeira parte, as águias empataram o resultado a 11 golos, isto depois de já se terem verificado várias exclusões de dois minutos para as duas equipas – situação que continuou até ao intervalo.
O Xico Andebol contornava a força defensiva do Benfica que, assim, não se conseguia distanciar no marcador. Ao intervalo, os da Luz venciam, por 14-18, fruto de uma linha de 9 metros (Nuno Grilo e Belone Moreira) muito eficaz.
No reatamento, a equipa de Guimarães aproximou-se no marcador, mas foi sol de pouca dura. Uma vez mais, aos 9 metros, o Benfica distanciava-se através (sempre ele) de Nuno Grilo e de Alexandre Cavalcanti.
Na frente do marcador, os encarnados não mais perderam o norte e geriram a vantagem até final. Os marcadores do Benfica foram: Nuno Grilo (8), Fábio Vidrago (7), Alexandre Cavalcanti (6), Belone Moreira (5), André Alves (3), Ricardo Pesqueira (2), Pedro Seabra (1), Paulo Moreno (1) e Ales Silva (1).
Na próxima ronda, o andebol Benfiquista recebe o Maia/ISMAI, sábado, no Pavilhão n.º 2, pelas 20h30.
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2017_2018/11/11/andebol-benfica-cronica-xico-andebol-campeonato