Pedro Marques: "A prioridade é o desenvolvimento do jogador"

Fonte
slbenfica.pt

Pedro Marques, diretor técnico do futebol de formação do SL Benfica, participou numa ação levada a cabo pelo CITEC, uma nova forma de olhar o desporto-rei por parte dos mexicanos.

 

O modelo de formação do Clube e tudo o que este abarca foram os assuntos dominantes, sob o tema "Da formação a Profissional".

 

"O Benfica tem ADN ganhador, que se inicia na equipa principal e se estende pelas camadas de formação"

 

Tem sido algo que se repete, para mais num momento em que – face à pandemia – as novas tecnologias dominam a atualidade e são os principais veículos de informação e a forma mais segura de encurtar distâncias. Como em webinares anteriores, Pedro Marques esteve à conversa com vários internautas, desta feita numa ação promovida pelos mexicanos do CITEC.

 

O modelo de formação, as metodologias, as condições de trabalho, todo o processo de seleção do atleta foram os temas em discussão, com o SL Benfica a ser mais uma vez exemplo e exemplar.

 

"O Benfica tem um ADN de cultura ganhadora, que se inicia na equipa principal e se estende por todas as camadas de formação do Clube. Essa é a intenção e é isso que querem os adeptos. O talento individual, o desenvolvimento dos jogadores, casos como Rui Costa e João Félix são fruto de um trabalho de médio/longo prazo que temos vindo a realizar ao longo dos anos… E falamos de um ciclo de 10 a 12 anos para se obterem resultados e para que os jovens atinjam a equipa principal", explicou o diretor técnico das águias.

 

Formar a ganhar é o lema, mas formar atletas e formar cidadãos do mundo também! Para que isso aconteça com sucesso são várias as premissas envolvidas, num trabalho que vem da base, se prolonga nos anos e que na maioria das vezes "envolve as famílias", pois querem-se "bons profissionais e boas pessoas".

 

 

"O Benfica tem grande estrutura, todos contribuem para o êxito, com muitos especialistas envolvidos"

 

"A formação é geradora de valor, ajuda a que o jogador realize sonhos, que tenha minutos na equipa principal, mas também o podemos posicionar para outros mercados. A nossa ideologia é a promoção dos jovens atletas e disso também faz parte o modelo económico", revelou.

 

O exemplo João Félix foi focado no debate, e aí o mais importante a destacar prendeu-se com todas as condições e ferramentas dadas para que os jovens possam evoluir e crescer em plenitude e qualidade.

 

"Os jovens jogadores têm de ser nutridos e servir-se das melhores ferramentas. Temos muito boas condições físicas para trabalhar e todas as infraestruturas de topo, desde o tecnológico aos relvados, para que atinjam os melhores resultados. Os nossos profissionais ajudam-nos a crescer e são eles que fazem com que tudo seja possível", vincou, acrescentando a meta primordial...

 

"Para nós, o mais importante, a prioridade é o desenvolvimento do jogador", afirmou taxativamente, apontando ao facto de que isso é possível atualmente porque "o Benfica tem uma grande estrutura, todos contribuem para o êxito e são muitos os especialistas envolvidos".

 

"Metodologia e também alto rendimento, pensando então em resultados e títulos"

 

Em análise esteve também a forma de seleção, quais os filtros, como perceber qual a capacidade de um atleta jovem ainda em bruto…

 

"Desde o processo de seleção do jogador, na prospeção, percebe-se o potencial. Depois, há que treinar todo esse potencial com disciplina e ver então o talento. Falamos aqui de metodologia e alto rendimento, pensando então em resultados e em ganhar títulos", explicou Pedro Marques.

 

Apontando à imagem acima, eis a questão: "Imaginem ter uma equipa principal com os jogadores que foram formados na nossa formação nos últimos seis anos? Todos estes jogadores saíram dos nossos escalões de formação…", enfatizou.

 

A fechar, um elogio à Liga Mexicana, dando como exemplo de "qualidade e talento" Raúl Jiménez, avançado "muito acarinhado" que representou os encarnados.

 

Texto: Sónia Antunes

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/06/12/futebol-formacao-benfica-pedro-marques-acao-de-formacao-citec