Fonte
www.slbenfica.pt
A grande revelação da Superliga 2003/04
O ainda júnior Manuel Fernandes foi considerado a grande revelação desta edição da Superliga. Aos 18 anos de idade, completados em Fevereiro, o médio centro benfiquista ganhou rapidamente um lugar de destaque e ajudou a equipa em momentos decisivos. O prémio que agora recebeu é o culminar da boa época que o atleta efectuou e abre-lhe boas perspectivas de futuro.
O número 37 do Benfica realizou uma temporada em tudo inesquecível. O principal objectivo do jogador acabou por ser alcançado, mas a pouco e pouco esses mesmos objectivos foram-se alargando e actualmente o internacional sub-19 é já uma das jovens promessas do plantel “encarnado”.
Começando a época na equipa de Juniores, Manuel Fernandes, recebeu a chamada de Carlos Gomes para efectuar toda a temporada 2003/04 na Equipa B. Depois de exibições de bom nível, repartidas entre os Juniores e sobretudo pela segunda formação benfiquista, o médio foi novamente surpreendido, desta vez com a chamada de José António Camacho, para integrar os trabalhos com a equipa principal.
A primeira convocatória ocorreu a 3 de Fevereiro de 2004, frente à Académica de Coimbra, e apesar de não ter chegado a entrar, Manuel Fernandes cometeu a proeza de ser convocado aos 17 anos. Mas o grande dia (em que se estreou com a camisola principal) chegou uma jornada depois, a 8 de Fevereiro, frente ao Belenenses. Já com 18 anos (acabados de fazer no dia 5 do mesmo mês) o jovem médio jogou escassos minutos, e esteve perto de marcar.
O outro momento inesquecível ocorreu na jornada 25.ª da Superliga, frente ao Gil Vicente. Entrou aos 69 minutos, quando a equipa estava empatada a um golo, e onze minutos depois marcou o golo que deu a vitória no encontro, por 2-1. O seu primeiro golo obtido com a camisola principal do Benfica.
Desde então a sua utilização tem sido uma constante e a sua adaptação aos momentos das grandes decisões tem chegado lentamente. Primeiro nas provas nacionais e posteriormente nas competições europeias, onde se estreou frente ao Rosenborg e alinhou, posteriormente, frente ao Inter.
O dia 10 de Abril vai permanecer na memória do jogador, isto porque frente ao Paços de Ferreira, em jogo da 30.ª jornada da Superliga 2003/04, Manuel Fernandes foi titular pela primeira vez e esteve em bom nível. Muito bem a meio-campo partilhou com Aguiar as acções defensivas e esteve igualmente em destaque no ataque. Jogou 90 minutos e mostrou a Camacho que poderá contar com ele sempre que possível.