REAÇÃO FOI TARDIA E NÃO CHEGOU...
O Benfica perdeu com a Oliveirense, por 73-74, em jogo da 1.ª jornada (em atraso) da 1.ª fase da Liga Betlic.
O Benfica perdeu com a Oliveirense, por 73-74, na noite desta quarta-feira, 11 de outubro, no Pavilhão Fidelidade, em jogo da 1.ª jornada (em atraso) da 1.ª fase da Liga Betclic.
Cientes da identidade do adversário, "um histórico do basquetebol", que viria à Luz lutar pela vitória, como havia dito José Barbosa na antevisão, os encarnados sabiam que a tarefa não seria fácil...
Fruto da eficácia nos lançamentos de três pontos, a Oliveirense colocou-se na frente e, aos 5', vencia por 6-9. A não conseguirem concretizar junto do cesto, as águias viram a desvantagem ampliar-se para 8-15. Porém, e com vontade de manter a senda vitoriosa, ainda que numa fase muito preliminar da competição, os bicampeões nacionais afinaram a estratégia de jogo. Através da rotação e refrescando o coletivo, igualaram a 15-15, passando, depois, para o comando do marcador (17-15).
No final do 1.º quarto, a equipa de Norberto Alves vencia por 20-17, destacando-se Aaron Broussard e Ivan Almeida, com 5 e 4 pontos marcados, respetivamente.
A toada manteve-se no período seguinte e, apesar do equilíbrio nos instantes iniciais, o Benfica não conseguiu travar o ímpeto dos forasteiros, que, tomando a dianteira do score, cavaram uma vantagem de 8 pontos (30-38). Desinspirados e ineficazes nos lançamentos livres, os encarnados perdiam por 35-44 ao intervalo.
No regresso à quadra, sem aproveitar a saída para o ataque, e acumulando erros não forçados, o Benfica não desatava o nó. Perante um resultado desfavorável e dilatado, os adeptos faziam-se ouvir no apoio ao coletivo, mas as águias, prezem-se os rasgos de reação, não deram a resposta necessária, chegando à entrada para o último quarto em inferioridade por 49-63.
Aguerridos na defesa, aproveitando todas as oportunidades no ataque rápido – com destaque para José Silva, certeiro nos tiros de três pontos –, os comandados por Norberto Alves reduziram para 57-65 nos instantes iniciais. A seis minutos do fim, seis pontos separavam os dois conjuntos (62-68), mas era preciso mais... e assim foi! 69-69, três minutos até o tempo se esgotar e muita emoção no Pavilhão Fidelidade! No segundo final da partida (73-71), a Oliveirense concretizou um triplo, impondo ao Benfica o desaire, por 73-74. Uma vitória que teve mérito, como salientou Norberto Alves no final.
As duas equipas voltam a encontrar-se às 19h00 de sexta-feira, 13 de outubro, no Pavilhão Fidelidade, em jogo da 1.ª jornada do Grupo A da Taça Hugo dos Santos.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "A Oliveirense ganhou com mérito! Nós, no último quarto, realmente defendemos ao nível que queríamos ter defendido durante todo o jogo, e não o fizemos, e houve questões onde estivemos claramente mal... 14 ressaltos ofensivos, falhámos 14 lances livres, e quando os jogos são equilibrados essas coisas pagam-se. Ganharam, ganharam com mérito, estiveram praticamente o jogo todo na frente e o lançamento no último segundo também teve mérito."
FICHA DE JOGO
Local: Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica: José Silva, Trey Drechsel, Betinho Gomes, Toney Douglas e Daniel Relvão
Suplentes: Eduardo Francisco (NJ), Aaron Broussard (J), José Barbosa (NJ), Makram Ben Romdhane (J), Diogo Gameiro (J), Terrell Carter (J) e Ivan Almeida (J)
Pontuadores do Benfica: Thomas Drechsel (4), Betinho (10), Daniel Relvão (1), Terrell Carter (5), Aaron Broussard (17), Toney Douglas (6), Ivan Almeida (8), Makram Ben Romdhane (5), Diogo Gameiro (3) e José Silva (14)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/10/11/basquetebol-jogo-benfica-oliveirense-1-jornada-1-fase-liga-betclic
Coming soon
- Universo Benfica a Segunda, 9 Outubro 2023
- Universo Benfica a Segunda, 18 Setembro 2023
- Universo Benfica a Segunda, 7 Agosto 2023