A UM TRIUNFO DE NOVA GLÓRIA
O Benfica bateu o CA Feira (0-3) no jogo 1 da final do play-off do Campeonato Nacional, e está a uma vitória de se sagrar hendecacampeão. As equipas voltam a encontrar-se às 17h00 de sábado, 6 de julho, no Pavilhão Fidelidade.
A equipa feminina de hóquei em patins do Benfica venceu o CA Feira, por 0-3, na tarde deste domingo, 30 de junho, em partida referente ao jogo 1 da final do play-off do Campeonato Nacional, e está a um triunfo de se sagrar hendecacampeão. A eliminatória segue para a Luz, onde, às 17h00 de sábado, 6 de julho, as equipas discutem o jogo 2.
Ultrapassada a Sanjoanense (2-0) nos duelos da eliminatória das meias-finais, o Benfica iniciou a defesa do título – e do estatuto de decacampeão – perante o CA Feira, adversário que deixou o Turquel pelo caminho na ronda antecedente (duas vitórias em três jogos).
Beneficiando do fator casa, numa série à melhor de três, as águias visitaram o conjunto de Santa Maria da Feira no arranque da final, oponente "em crescimento" e "bastante aguerrido", como reconheceram o treinador Paulo Almeida e a avançada Maria Sofia Silva na antevisão.
Numa narrativa que, ano após ano, se tem escrito como histórica – e que assim se quer continuar a escrever! –, o querer, a luta e a concentração foram as chaves do triunfo que deixou as encarnadas a um passo do grande objetivo de se sagraram campeãs pela 11.ª vez consecutiva!
No Pavilhão da Lavandeira, as comandadas por Paulo Almeida criaram várias oportunidades e dominaram, mas tiveram dificuldade em chegar ao golo. Aos 4', Sofia Moncóvio atirou para defesa de Daniela Pereira, ela que seria a grande figura dos primeiros 25 minutos da partida.
Beatriz Figueiredo protagonizou, aos 6', a melhor ocasião até então: assistida pela capitã Marlene Sousa, pelo canto da baliza, a defesa das águias recebeu e, em frente a Daniela Pereira, fez o esférico esbarrar-lhe na figura.
Impulsionados pelo momento, os Benfiquistas presentes no pavilhão fizeram-se ouvir, e tornaram o apoio ainda mais audível quando, no mesmo minuto, Maria Sofia Silva também rematou contra a guardiã da casa.
Aos 7' e aos 9', Sofia Moncóvio tentou a sua sorte, mas, primeiro, errou o alvo, e, depois, atirou para defesa. Na tentativa de refrescar o coletivo e trazer alguma novidade ao jogo, Paulo Almeida mexeu pela primeira vez no cinco inicial aos 11', promovendo as entradas de Cata Flores e Raquel Santos para os lugares de Maria Sofia Silva e Beatriz Figueiredo.
Disputados 14 minutos, a partida entrou numa toada mais equilibrada e mais veloz. Atenta na baliza encarnada, Maria Vieira travou a meia-distância de Brenda Lucero (14') e o remate de Joana Teixeira (15'). Ainda no minuto 15, Cata Flores obrigou Daniela Pereira a estirar-se para impedir que Raquel Santos recebesse e desfizesse o nulo no marcador.
Perto do intervalo, aos 22' e aos 23', Marlene Sousa protagonizou dois bons momentos, mas, uma vez mais, a guarda-redes do CA Feira negou os tentos.
Na segunda metade, pouco tempo foi preciso para o Benfica chegar ao golo. No minuto 30, Raquel Santos recuperou a bola, segurou-a e entregou-a a Marlene Sousa, que encontrou o espaço necessário para fazer balançar as redes (0-1)!
A resposta das da casa foi dada por Joana Teixeira (32'), mas, segura, Maria Vieira afastou o perigo. Seguiu-se uma tentativa de Cata Flores, e, tal como a benfiquista, Daniela Pereira sacudiu.
Confiante depois do golo inaugural, o Benfica mostrou-se mais eficaz e, aos 36', celebrou o 0-2. Maria Sofia Silva combinou com Elena Tamiozzo, e esta, com um tiro de fora da área, ampliou a vantagem das águias no encontro!
Com mais conforto no marcador, as encarnadas jogaram com o tempo, trocaram a bola e prolongaram os ataques. Aos 42' e aos 44', Elena Tamiozzo e Raquel Santos remataram para defesas de Daniela Pereira, a primeira de meia distância.
Três minutos volvidos (47'), Daniela Silva fez a bola esbarrar na barra da baliza encarnada. No minuto 48, após o Benfica atingir a 10.ª falta, o CA Feira beneficiou da execução de um livre direto. Imperial, a guardiã Maria Vieira negou o golo a Sofia Reyes.
Em Santa Maria da Feira, o jogo terminou da melhor forma possível: com um golo do Glorioso! Elena Tamiozzo percorreu a quadra com a bola e, sem oposição, fê-la ir ao encontro de Marlene Sousa, que, à entrada da baliza, só teve de encostar para o 0-3 final!
A eliminatória avança para a Luz, onde, às 17h00 de sábado, 6 de julho, no Pavilhão Fidelidade, as equipas disputam o jogo 2 da final do play-off. Triunfando, o Benfica sagra-se hendecacampeão nacional.
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/06/30/hoquei-em-patins-feminino-jogo-ca-feira-benfica-jogo-1-final-play-off-campeonato-nacional
Coming soon
- Universo Benfica a Segunda, 15 Julho 2024
- Universo Benfica a Domingo, 30 Junho 2024