Competição
Fase
Fase de Grupos
Ronda
2ª Jornada
Data
Qua, 2 Outubro, 2024, 15:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
BTV

 

DIVISÃO DE PONTOS EM DUELO INTENSO


Na 2.ª jornada da fase de liga da UEFA Youth League, as equipas jovens do Benfica e do Atlético de Madrid empataram (2-2) na tarde desta quarta-feira, 2 de outubro, num embate muito disputado, no Benfica Campus (Campo n.º 1).

 

Antes do pontapé de saída foi respeitado um minuto de silêncio em memória de João Rodrigues, emérita figura do futebol português falecida recentemente.

 

Foram precisos apenas 31 segundos para o marcador mexer. Numa boa jogada coletiva, João Rego cruzou desde o flanco direito para a área e Gustavo Varela, de primeira, com o pé esquerdo, abriu o ativo (1-0)!

 

Os visitantes responderam por Zanzi, que, na área, atirou para defesa de Arnas Voitinovicius.

 

À procura de ampliar a contagem, numa tarde chuvosa, sobretudo na primeira parte, Gustavo Varela surgiu isolado à entrada da área (14'), mas acabou derrubado numa disputa com Pan. O árbitro, na primeira decisão controversa no encontro, não interveio técnica, nem disciplinarmente, considerando não ter existido falta do central colchonero.

 

O Atlético de Madrid, que, tal como as águias, chegou à 2.ª ronda com três pontos, dispôs de uma ocasião para igualar. Na área, Castillo atirou colocado à baliza, e Arnas Voitinovicius respondeu com uma grande intervenção, aos 16'.

 

Dois minutos depois, o Benfica fez o 2-0. Mais uma vez, João Rego foi determinante, ao servir na perfeição Olívio Tomé. Com um remate cruzado na área, o avançado faturou, aos 18'.

 

O Atlético de Madrid tentou pegar no jogo e, aos 25', num cruzamento de Julio Díaz na esquerda, Belid, solto de marcação, cabeceou para o 2-1.

 

A finalizar o primeiro tempo, houve outro lance polémico. Aos 45'+1', o árbitro Mohammed Al-emara assinalou grande penalidade, por alegada infração de Leandro Santos, que, na interpretação do juiz finlandês, tocou com um braço na bola, após cabeceamento de Belid, uma avaliação muito discutível, no mínimo. Na conversão do castigo máximo, Janneh igualou o encontro (2-2).

 

Na segunda metade, o duelo continuou muito disputado. Aos 51', atento, Arnas Voitinovicius defendeu o remate de Zanzi, que ganhou a bola a um defesa encarnado.

 

Os colchoneros procuraram ter mais posse de bola, mas o Benfica, aos 63', acercou-se da baliza rival. Lançado em profundidade, João Rego dividiu a bola com o guarda-redes Rubio, caiu na área, mas o árbitro assinalou infração do atacante encarnado.

 

Muito interventivo, a procurar agitar o desafio, o camisola 10 encarnado voltou a protagonizar um momento de perigo. À entrada da área, de pé esquerdo, João Rego atirou rente ao poste direito, aos 66'.

 

A partir daqui, a partida perdeu alguma intensidade, houve mais interrupções e, aos 84', os encarnados ficaram com menos uma unidade. Tiago Freitas, ao tentar um pontapé de bicicleta na área colchonera, acertou involuntariamente em Castillo, e o juiz exibiu o segundo cartão amarelo ao atleta das águias.

 

Em superioridade numérica, o Atlético tentou chegar ao golo do triunfo. Aos 89', Suarez rematou para defesa segura de Arnas Voitinovicius.

 

Na resposta, em contragolpe, Eduardo Fernandes cabeceou à malha superior. Sobre os 90', Rajado, perto da área do Benfica, também criou perigo, ao atirar sobre a barra.

 

Divisão de pontos (2-2) no Campo n.º 1 do Benfica Campus, cuja bancada principal esteve muito bem composta.

 

Na próxima ronda, as jovens águias tornam a jogar em casa. Para as 11h00 de 23 de outubro está agendado o Benfica-Feyenoord.

 

DECLARAÇÕES


Vítor Vinha (treinador do Benfica): "Foi um excelente jogo, uma partida fantástica, duas grandes equipas. Estivemos muito bem, planeámos muito bem o jogo, mas o Atlético de Madrid é uma equipa fantástica. Têm uma maneira de jogar em que sabem exatamente o que estão a fazer dentro de campo, e nós também conseguimos igualar esse aspeto, conseguimos até muitas vezes superiorizar-nos. Marcámos dois golos, reação do Atlético também, como se esperava, conseguiram marcar ali o 2-1. Depois, houve algum momento ou outro em que uma ou outra decisão não foi a nosso favor. A questão do penálti, o árbitro diz que a bola bateu na mão do nosso jogador e, depois, houve a situação do [Gustavo] Varela, que está isolado, o jogador faz um carrinho, rasteira o Varela, e o árbitro manda jogar. São estas pequenas coisas, mas foi um jogo fantástico, de nível de Youth League, e os nossos jogadores estão de parabéns. São estes jogos que fazem os nossos jogadores crescerem, e eles aproveitaram muito bem o jogo para perceber isso mesmo, que o caminho é longo, que podemos desfrutar, mas que podemos crescer com estes jogos e não temos de ter receio de jogar contra qualquer equipa. Somos o Benfica."

 

Gonçalo Moreira (médio do Benfica): "Um jogo e uma tarde de grande futebol, uma equipa como o Atlético, que gosta de jogar, como nós. Preparámos muito bem o jogo, tivemos momentos que controlámos com bola, sem bola. O Atlético também, em algumas partes, como é natural nestes grandes jogos, teve o domínio de jogo, mas nós sempre coesos. Fica o empate, mas, mesmo com 10 [jogadores], conseguimos chegar lá e criar algumas situações. O Atlético, sem ser os golos, não tem situações de perigo. Tristes pelo empate, mas sabemos que estamos preparados para o que aí vem. Vamos continuar a trabalhar."

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/10/02/futebol-formacao-youth-league-jogo-benfica-atletico-de-madrid-2-jornada-fase-de-liga

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Quinta, 3 Outubro 2024