Olheiros mundiais aprovam Benfica 'low cost'

Submetida por cosmedam em
Fonte

Excelentes apostas e óptimos negócios. São assim definidas as mais recentes contratações do Benfica, que tem apostado em jogadores com passes a custo zero, mas, diz quem sabe, com um grande futuro à frente. A grande maioria destas aquisições, nomeadamente os avançados Nolito (Barcelona B) e Mora (Defensor Sporting) e os laterais Wass (Brondby) e Carole (Nantes), são perfeitos desconhecidos para os adeptos, mas para quem tem como trabalho descobrir talentos a nível mundial há muito que estes nomes fazem parte dos dossiers .

Manchester United e Arsenal são, provavelmente, a nível mundial, os clubes que melhor trabalham no que a prospecção de talentos diz respeito. O DN procurou tentar perceber se as recentes contratações do Benfica, a custo zero, seriam sinal de crise financeira ou de um trabalho sério na procura de grandes oportunidades. Jaap Stam, ex-defesa-central holandês de clubes como AC Milan e Manchester United, é agora o responsável máximo pelo departamento de prospecção dos red devils na América do Sul. Para ele, Rodrigo Mora há muito que estava no seu caderno de encargos.

"É um enorme talento, já é conhecido como o novo Forlan do Uruguai. Foi um grande negócio para o Benfica. Evidentemente que já o observámos, na América do Sul tem muita fama, mas o Manchester não precisava de um jogador com as suas características. Mas é um futebolista que vai dar que falar, foi um excelente negócio para o Benfica. Se evoluir como se espera, o clube fará um enorme investimento", disse Stam, descrevendo depois o avançado: "É um futebolista com uma enorme potência, fisicamente muito forte, com um remate fortíssimo. Não é muito alto, mas tem boa técnica. É daqueles avançados que não gostam de ficar estáticos na frente e fogem para as alas, nomeadamente para o lado esquerdo.". Sobre Elvis, brasileiro que o Benfica descobriu também a custo zero no Brasil, é que não tem referências.

Sem custo, pelo menos por enquanto, o Benfica fez mais negócios pela Europa. Nolito, actualmente no Barcelona B, é aquele cuja fama é maior, sobretudo por ter já realizado alguns jogos na equipa principal. Francis Cacigao, o olheiro do Arsenal em Espanha, que descobriu, entre outros, Fabregas e Messi (embora este não tivesse tido o OK do Governo de Inglaterra par jogar naquele país) não entende como ainda ninguém deu oportunidades a Nolito.

"Há muito que está referenciado pelos grandes clubes europeus, como é o caso do Arsenal. Todos, no entanto, estavam à espera que tivesse mais oportunidades no Barcelona. Sei que gostariam de contar com ele, de renovar, mas ele quer jogar mais e o Benfica faz uma compra extraordinária. Pensei, contudo, que pudesse ir para um campeonato mais competitivo", salientou ao DN.