Dick Advocaat tem uma vasta experiência no futebol europeu. É, de resto, o único treinador presente nos quartos-de-final da Liga Europa que já conquistou a competição. Fê-lo em 2008, com o Zenit, quando a prova ainda era conhecida por Taça UEFA. Por isso também já viu muita coisa inesperada acontecer, mesmo quando há diferenças significativas entre duas equipas.
O técnico do AZ não está preocupado com o favoritismo do Benfica à partida para esta eliminatória. E inspira-se num exemplo holandês recente para justificar o pensamento.
«Não acho que seja um jogo entre um David e um Golias», começou por dizer Advocaat, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo. «Jogamos em casa, temos essa vantagem, por muito que respeitemos o adversário. Mas, se o Ajax pode ganhar ao Barcelona, por que não poderá o AZ fazer o mesmo ao Benfica?»
Ainda assim, isso não significa que a equipa de Alkmaar entre em campo com a convicção de que vai mandar no jogo e obrigar a outra equipa a encolher-se. «O Benfica é uma equipa de alto nível. Normalmente é preciso pagar muito dinheiro para trazê-los para um jogo particular. É muito importante que se jogue de uma maneira racional e que evitemos sofrer golos», assume o treinador.
«O Benfica está sete ou oito pontos acima do FC Porto»
Advocaat foi ainda desafiado a dizer se o Benfica seria o adversário mais duro que o AZ teve pela frente até agora, esta época. Na resposta, o holandês de 66 anos acabou por se desviar um pouco dos factos.
«O Benfica está sete ou oito pontos acima do FC Porto, que também é uma equipa de grande nível», disse o treinador. Ora, os dragões estão a 15 pontos do primeiro lugar enquanto, enquanto o Sporting, sim, está a sete.
Advocaat: «Se o Ajax pode vencer o Barcelona, por que não pode o AZ ganhar ao Benfica?»
Fonte
About match