O Benfica reforçou-se com uma dupla de atletas de renome. Salomé Rocha e Catarina Ribeiro são duas fundistas, ambas com 24 anos, que são já certezas e também apostas de futuro para as próximas três temporadas.
Na altura de assinar pelo seu novo Clube, Salomé Rocha identificou a principal razão para esta mudança – o projecto Olímpico do Benfica. A atleta falou à BTV sobre os objectivos desta nova etapa: “Conseguir trazer o máximo de títulos individuais e colectivos para o Clube. Temos uma equipa bastante forte, temos a Dulce Félix que nos vai inserir no grupo. Mas o objectivo principal é o Campeonato do Mundo.”
A época transacta foi muito positiva e isso garante motivação para alcançar novas marcas. “Foi uma das minhas melhores épocas. Evoluí muito. Passei nos Campeonatos da Europa e fui a segunda classificada no Campeonato de Crosse”, afirmou Salomé Rocha que relembrou ainda o arranque da sua carreira. “Comecei em 2005, como juvenil, na altura foi uma forma de me abstrair da escola, mas gostei e com o apoio certo tornei-me na atleta que sou hoje”, analisou.
Por seu lado, Catarina Ribeiro salientou o desafio de vestir a sua nova camisola. “O que me levou a assinar pelo Benfica foi facto de ser um desafio diferente, o projecto é bastante motivador e empolgante”, referiu. Salientando ainda o porquê de o Clube ter um planeamento diferente de todos os outros. “O facto de existir um projecto que encaminha, não só para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, mas também para os de Tóquio em 2020 e haver um apoio, é uma motivação diferente”, afirmou a atleta.
Catarina Ribeiro não promete vitórias, mas sim trabalho e empenho no dia-a-dia: “Como se sabe o Atletismo é uma modalidade muito exigente, o que posso prometer é que vou dar sempre o meu melhor. Tento sempre fazer uma época melhor do que a anterior e é isso que eu vou tentar fazer com trabalho, dedicação e empenho para tentar uma presença no Campeonato do Mundo de Pista.” A atleta realizou uma época de qualidade e quer continuar a evoluir. “Bati todos os meus recordes na Pista. Consegui minutos para o Europeu de Pista ao Ar Livre em 10 mil metros. Foi a minha melhor época de sempre e este ano quero fazer melhor”, desejou.
Por último, Catarina Ribeiro falou sobre o início da sua carreira. “Eu estou no Atletismo há doze anos. Sempre fui uma atleta que faz um pouco de tudo como Crosse, Pista e Estrada. Inicialmente as distâncias eram mais curtas agora, que cheguei a sénior, passei para os 10 mil metros em Meia Maratona. Nos Sub-23 consegui uma medalha no Campeonato da Europa dos 10 mil”, concluiu.
As duas atletas representaram o Sporting na época passada e sagraram-se Campeãs Nacionais de Corta-Mato. Salomé Rocha terminou a prova no 2.º lugar, a apenas quatro segundos da Benfiquista e agora sua colega Dulce Félix. Por seu lado, Catarina Ribeiro terminou a prova na 3.ª posição.
Aposta para o futuro
O vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Domingos Almeida Lima, à televisão do Clube, refutou alguns boatos que davam conta do término da equipa feminina de Atletismo. “Estas contratações provam as falsas notícias sobre a eventual decisão de o Benfica acabar com o Atletismo feminino. Fizemos realmente alguns ajustamentos devido ao orçamento, mas reforço não vamos terminar com a equipa feminina”, garantiu.