Benfica, Zenit e Leverkusen e a incógnita Mónaco - antevisão

Fonte
UEFA

Grupo C: SL Benfica, FC Zenit, Bayer 04 Leverkusen, AS Monaco FC

• O Mónaco disputa as competições europeias pela quarta vez desde 2005/06. Esta é a sua primeira presença na fase de grupos da UEFA Champions League desde 2004/05, altura em que se ficou pelos oitavos-de-final; na época anterior tinha sido finalista vencido.

• O Zenit bateu o Leverkusen nos quartos-de-final da sua campanha vitoriosa na Taça UEFA de 2007/08, em parte graças a uma goleada por 4-1 na Alemanha, na primeira mão. O clube russo apurou-se apesar de uma derrota caseira por 1-0.

• O Zenit ultrapassou a fase de grupos da época passada com apenas seis pontos – o total mais baixo de sempre de um apurado na história da UEFA Champions League.

• O Benfica foi finalista vencido nas duas últimas edições da UEFA Europa League, após ter sido transferido da fase de grupos da UEFA Champions League. A equipa lusa eliminou o Zenit, com um resultado total de 4-3, nos oitavos-de-final da edição 2011/12 da UEFA Champions League.

• O Leverkusen foi afastado pelo Benfica nos 16 avos-de-final da edição 2012/13 da UEFA Europa League, com derrotas por 1-0, em casa, e 2-1, em Portugal. O emblema alemão também saiu derrotado quando as equipas se encontraram nos quartos-de-final da edição 1993/94 da Taça dos Vencedores das Taças, sucumbindo aos golos fora após um empate a cinco no total.

Reacções
Nuno Gomes, director do Benfica

É um grupo muito equilibrado. As quatro equipas vão começar com a mesma ambição, que é seguir para a fase de grupos. Nós também vamos lutar por isso. Sabemos que vamos reencontrar alguns bons amigos [a dupla do Zenit, composta por Javi García e Axel Witsel, mais Bernardo Silva, do Mónaco], mas a nossa única ambição é estar presente na fase a eliminar. Vamos lutar em cada jogo para que possamos avançar nesta competição. A viagem até à Rússia vai ser longa, mas isso não pode ser desculpa para um mau resultado. Habitualmente o Zenit consegue fazer boas campanhas nesta competição e possui um grande poder financeiro, mas nós queremos seguir em frente.

André Villas-Boas, treinador do Zenit
Isto mostra o nível da Champions League. As quatro equipas no nosso grupo são de topo; todos têm a ambição e o desejo de se qualificarem. Sem dúvida que o Zenit tem tudo o que é necessário para lutar de igual para igual com qualquer um dos nossos adversários. Acredito que os próximos jogos serão muito entusiasmantes para os nossos adeptos.

Javi García, médio do Zenit
Temos um grupo muito renhido. Diria mesmo que é o mais equilibrado. As quatro equipas têm as mesmas hipóteses de passar. Quanto a mim estou feliz por ter a oportunidade de voltar a jogar em Lisboa.

Rudi Völler, director-desportivo do Leverkusen
A qualidade de um grupo na Champions League é por vezes determinada pelo adversário teoricamente mais fraco. O nosso grupo ficou muito complicado com a inclusão do Mónaco. Temos contas a ajustar com o Benfica e também perdemos uma vez com o Zenit, na Taça UEFA. É um grupo difícil mas de algum modo equilibrado.

Radamel Falcao, avançado do Mónaco
Este é um grupo muito equilibrado, com todas as equipas com hipótese de apuramento. Algumas são mais experientes do que nós mas vamos defender as nossas possibilidades com muita vontade. O nosso clube tem uma grande história na Champions League e vamos fazer tudo para a respeitar.

Leonardo Jardim, treinador do Mónaco
Este é um grupo sem favorito claro mas com quatro equipas atractivas e talentosas. Qualquer uma pode passar e isso é um aspecto positivo. Com concentração e trabalho árduo, podemos chegar aos oitavos-de-final. Se tudo correr bem, o estádio estará cheio e muitos adeptos virão para nos apoiar.