O SL Benfica recebe a UD Oliveirense na última jornada da Liga. Já é Campeão, mas quer terminar com uma vitória no jogo de consagração.
Mais uma temporada que termina. Foi um Campeonato aguerrido, que acabou por ficar decidido a três jornadas do final.
O SL Benfica sagrou-se Bicampeão Nacional de Hóquei em Patins a 14 de maio de 2016, dois títulos consecutivos, o que não acontecia desde a temporada de 1997/1998.
Os “encarnados” nem precisaram de jogar – aliás, estavam a disputar a meia-final da Liga Europeia, frente ao Barcelona –, uma vez que o FC Porto não foi além de um empate em casa frente ao Valongo.
Mas ainda falta um jogo e as contas finais só se fazem agora, na 26.ª e última jornada, frente à UD Oliveirense. Já não conta para nada, a não ser para cumprir calendário, honrar a camisola e consagrar os Bicampeões que, no final desta partida vão receber o título, as faixas e as respetivas medalhas.
Agora, de regresso a casa – depois da goleada em casa da AD Sanjoanense (5-10) na 25.ª e penúltima jornada, em São João da Madeira, – os “encarnados” querem despedir-se da melhor forma dos seus adeptos.
“Sim, é verdade. É a última jornada de um Campeonato longo que, felizmente, conseguimos conquistar. Vai ser um jogo que queremos ganhar, contra um dos adversários mais fortes, que defrontámos na final da Liga dos Campeões”, explicou João Rodrigues à BTV.
O conjunto de Oliveira de Azeméis – que está em igualdade pontual com o Sporting – chega de um desaire em casa do FC Porto (3-4).
Sem nada a perder e já com poucas contas a fazer, a equipa orientada por Tó Neves tudo fará para levar do Pavilhão Fidelidade os três pontos de forma a assegurar o terceiro lugar na tabela classificativa, que está, neste momento, em disputa com os “leões”.
O jogo de consagração do Bicampeão Nacional está agendado para as 18h00 deste sábado, 11 de junho, na Luz. Uma época, para já, quase perfeita…
“Campeonato quase perfeito! Conseguimos só ter uma derrota no Dragão, em que já eramos Campeões, portanto, acho que foi um Campeonato quase perfeito da nossa parte e queríamos terminar com chave de ouro, com uma vitória perante os nossos adeptos”, argumentou.
Mas ainda há um título em disputa, e os também Campeões Europeus querem erguer a Taça de Portugal.
“A época não acaba em casa, acaba o Campeonato, e este jogo pode servir também para dar um impulso positivo para a Final Four da Taça de Portugal, uma prova que queremos ganhar. Nesse sentido acho que seria também um jogo de consagração com os adeptos, se pudessem encher o Pavilhão da Luz. É a despedida de jogos em casa esta época e acho que merecemos casa cheia também para nos dar motivação para a Final Four da Taça que aí vem”, concluiu João Rodrigues em jeito de repto aos adeptos.
O treinador, Pedro Nunes, reitera as palavras de João Rodrigues e sábado pede casa cheia no Pavilhão Fidelidade.
“Mais uma época que se conclui na nossa casa, frente aos nossos adeptos. Um momento que queremos que seja de festa momentânea, porque a época não acabou, há uma Taça de Portugal para jogar e para ganhar. Mas falando do jogo, naquela que será a festa de consagração de Campeões Nacionais, em nossa casa frente aos nossos adeptos, gostava de deixar aqui um apelo para que compareçam em massa. A época tem sido excelente, espero que ela acabe de forma fantástica com a conquista da Taça”, começou por dizer à BTV.
O que é que espera deste jogo com a Oliveirense uma vez que já está tudo decidido? O Benfica vai estar ao nível de sempre ou vai dar uma pausa e tréguas à outra equipa?
“Não! Queremos continuar com a mesma forma na nossa casa e vencendo, fazendo com isso três épocas consecutivas a ganhar em nossa casa, acho que é um registo de assinalar. O jogo tem essa característica de estar tudo praticamente definido, embora a Oliveirense queira defender a 3.ª posição, mas o Benfica também encara este jogo como uma etapa complementar de preparação para a Taça de Portugal. Temos que ser uma equipa séria, consciente, responsável, uma equipa disponível para em qualquer momento do jogo darmos o nosso melhor. Vai ser um jogo memorável para quem vier, e repito, faço um apelo para que encham o pavilhão, porque esta equipa merece”, afirmou.
A fechar, um balanço…
“Os números falam por si não é? Ser Campeão a três jornadas do fim, neste momento dispondo de uma vantagem de sete pontos relativamente ao 2.º classificado! Como sempre disse, o Campeonato não foi mais equilibrado muito por culpa do Benfica. Não existiram falhas, não existiram momentos menos bons, nos últimos jogos sofremos para ganhar, como é lógico, mas isso também é uma característica desta equipa, lutar até ao fim e nunca desistir. É um Campeonato com um justo vencedor, foi um grande Campeonato e estou em crer que para o ano será ainda melhor e mais equilibrado”, concluiu Pedro Nunes.
SA/FG
Fotos: Arquivo / SL Benfica