Escândalo de corrupção mete águias no meio

Submetida por policeMAN em
Fonte

O jornal desportivo romeno “Pro Sport” escreveu ontem um artigo de fundo sobre escândalos de corrupção do Dínamo Bucareste, e entre eles há um histórico triunfo do Benfica na Taça UEFA, ocorrido a 30 de setembro de 1999, e que terá sido consumado, segundo aquela publicação, de forma menos lícita.

 

Numa investigação feita pelo “Pro Sport”, o treinador do Dínamo na altura, Cornel Dinu, deixa no ar que a vitória das águias na primeira eliminatória da competição foi negociada pelo técnico encarnado Juup Heynckes. Segundo este depoimento, o treinador alemão do Benfica terá tido um encontro, no Hotel Crowne Plaza, horas antes da partida decisiva com o jogador romeno Valentin Nastase, que terá prejudicado voluntariamente o Dínamo Bucareste.

 

Depois de ter perdido de forma surpreendente no Estádio da Luz, por 1-0, num golo com culpas do guarda-redes Robert Enke, o Benfica conseguiu anular uma desvantagem fora de casa pela primeira vez nas provas europeias, tendo vencido na Roménia por 2-0, com golos de Maniche (24’) e Chano (71’). Um dos momentos apontados como “anormal” deste encontro nesta investigação levada a cabo pela publicação romena foi a expulsão de Nastase (tinha marcado em Lisboa), que num período de 10 minutos viu dois cartões amarelos e o correspondente vermelho, deixando o jogo outra vez em igualdade numérica, pois o lateral benfiquista Rojas havia sido expulso dois minutos antes.