Fonte
www.portugaldiario.iol.pt
O coordenador da Segurança do Euro 2004, Leonel Carvalho, afirmou hoje à Lusa que houve «falha na segurança» do jogo entre o Sporting e o Benfica e admitiu falta de preparação dos assistentes de campo (também conhecidos pelo nome inglês de "stewards").
Leonel Carvalho considerou que «quando há uma invasão de campo é evidente que houve uma falha na segurança», referindo-se aos incidentes no jogo de domingo entre o Sporting e o Benfica, quando alguns adeptos pertencentes às claques leoninas irromperam pelo campo, após o golo marcado pelos encarnados.
«Mais meios junto às claques, mais treinados e mais capazes» foi uma das medidas preconizadas pelo coordenador de segurança, para que este cenário não se verifique nos jogos do Euro 2004.
Leonel Carvalho sugeriu ainda a remoção dos passadiços entre as bancadas e os relvados, para que o fosso fique a descoberto e seja mais um elemento para dissuadir eventuais invasões de campo.
Apesar de ressalvar que este tipo de decisões cabe ao comandante da força policial, Leonel de Carvalho manifestou a necessidade de um «reforço nas zonas mais sensíveis», onde se encontram os membros das claques, por parte das forças de intervenção.
Este responsável explicou aquilo a que chama «o novo conceito de segurança», que já está a ser experimentado a nível internacional - numa primeira linha intervém a segurança privada (assistentes de campo) e só depois entram em acção as forças policiais.
Leonel Carvalho salientou, ainda, o lado «positivo» deste tipo de incidentes em «jogos teste», e do ponto de vista da preparação para o campeonato europeu de futebol, que começa a 12 de Junho, na medida em que «chama a atenção para situações a rectificar».