Fejsa e Matic difíceis de conjugar

Fonte
Record

Ljubomir Fejsa chegou, o mercado fechou e Nemanja Matic... ficou. Se a ideia que levou Luís Filipe Vieira e Rui Costa a contratar Fejsa ao Olympiacos só pode ser entendida como uma medida de prevenção para a então provável saída de Matic, o resultado, esse, foi uma enorme dor de cabeça para Jorge Jesus.


Fejsa e Matic não são compatíveis. Pelo menos é essa a análise de quem acompanha com atenção o fenómeno futebolístico na Sérvia. Nada que Jorge Jesus não seja capaz de resolver. Afinal, o treinador do Benfica é sobejamente conhecido pelo sucesso das adaptações que foi promovendo ao longo de quatro temporadas na Luz.


Em boa verdade, “inventar” será mesmo a melhor solução. Isto porque uma equipa com os pergaminhos das águias não pode (ou não deve) jogar com dois médios de cariz maioritariamente defensivo, lado a lado, sob pena, claro, de descaracterizar a matriz reconhecidamente ofensiva do futebol encarnado, diminuindo-lhe, por consequência, poder de fogo. Ou seja, avançar Matic no terreno e abrir espaço para Fejsa pode ser solução, mas é pouco provável que tal aconteça. Mais não seja porque Matic já se tornou no grande cérebro da águia e é precisamente a partir da posição 6 que o camisola 21 melhor desenvolve as suas capacidades. Em boa verdade, o próprio Matic revelou, em entrevista a Record, ainda como jogador do Vitesse, que é nas posições 8 e 10 que se sente mais confortável. “Não ter apenas a missão de defender”, justificou. Cabe a Jorge Jesus solucionar o dilema, pesar prós e contras e tomar a decisão. Por agora, o treinador fica a saber que não poderá contar com a ajuda de... Mihajlovic.


Jorge Jesus obrigado a trabalho extra para estudar a melhor forma de conciliar os dois sérvios no meio-campo do Benfica.

Mihajlovic descrente


Record aproveitou a presença de Sinisa Mihajlovic na conferência de imprensa de ontem para colocar ao selecionador sérvio a dúvida que apoquenta os benfiquistas. Afinal, Fejsa e Matic são ou não compatíveis? “Bem, isso é uma pergunta para fazerem ao treinador do Benfica. Ele é o treinador deles durante a maior parte do tempo e deve saber como ninguém o que fazer”. OK, para um antigo lateral-esquerdo, a finta nem foi má. Contra-atacámos, então: será possível ver os dois jogadores juntos no onze inicial da Sérvia?


“Ainda estou a pensar nisso...”, respondeu-nos Mihajlovic, sorrindo mas franzindo o sobrolho como quem reconhece que Fejsa e Matic juntos talvez só ao abrigo de uma estratégia definitivamente defensiva. Pode até ser o caso no jogo de hoje, com a Croácia, mas não será, seguramente, ao longo da temporada na Luz.


Fejsa e Matic, sabe o nosso jornal, são dois bons amigos que o futebol reuniu em Lisboa. Inseparáveis desde que se reencontraram na Luz; difíceis de conjugar em campo.


PONTO DA SITUAÇÃO


Fejsa foi contratado ao Olympiacos a pensar na saída de Matic. Esta não se concretizou e o resultado foi um problema para Jorge Jesus resolver


O treinador do Benfica pode avançar Matic no campo e fazer entrar Fejsa para a posição 6. Contudo, corre o risco de ver o grande cérebro da equipa perder capacidade de influência no futebol encarnado


O próprio selecionador sérvio parece não acreditar na compatibilidade dos dois jogadores. Mihajlovic respondeu à questão de Record... delegando a batata quente a Jorge Jesus

About player