Grimaldo na agenda de janeiro

Fonte
ojogo
Presidente do Benfica não desiste do reforço que lhe fugiu no verão e já tem plano para resgatar o lateral-esquerdo do Barcelona.
O presidente do Benfica já mexe os cordelinhos para que chegue à Luz em janeiro o lateral-esquerdo que não conseguiu contratar no verão. Um dos alvos das águias na última janela de transferências, o espanhol Alejandro Grimaldo, a competir atualmente na equipa B do Barcelona, continua no horizonte de Luís Filipe Vieira, que, sabe O JOGO, já concertou com o empresário do jogador, Amadeo Rengel, um plano de ataque para convencer o clube catalão a libertar o atleta e fechar negócio no mercado de inverno.

O interesse dos encarnados na aquisição de Grimaldo motivou diversas conversas entre Vieira e Rengel durante os meses de junho e julho, uma delas presencial, em Lisboa, na qual ficaram alinhavados os termos de um eventual contrato a celebrar entre as partes, desde que, naturalmente, o Barça aceitasse prescindir do defesa de 19 anos, o que não aconteceria. Pese a vontade manifestada pelo próprio jogador de mudar de ares - não queria alinhar na II Divisão B espanhola, para onde caiu a segunda equipa - e passar para outro patamar competitivo, a intenção foi-lhe negada pelos responsáveis do campeão espanhol. Estes, acabados de sair de um processo eleitoral, e com o clube impedido de inscrever atletas até janeiro, decidiram embargar saídas de elementos do plantel B que, em caso de necessidade, poderiam dar cobertura ao elenco de Luis Enrique.

Quer isto dizer que o regresso do Barcelona ao mercado tem potencial para facilitar o ingresso de Grimaldo no Benfica, mas há outro dado objetivo importante neste dossiê: o contrato que liga o lateral ao emblema culé termina no fim da presente temporada, em junho de 2016. É verdade que existe uma opção de prolongamento do vínculo por uma época (até 2017), mas a mesma dependeria sempre da aceitação de ambas as partes, detalhe que nesta altura favorece o campeão português, conhecedor do desejo de Grimaldo de jogar de forma regular na alta-roda e, assim sendo, tapada que está a sua ascensão no Barça, entrar no plantel orientado por Rui Vitória.

Com o intuito de melhorar as soluções para o lado esquerdo da defesa, isto é, de resolver o que não foi possível acautelar até 31 de agosto, Luís Filipe Vieira dá preferência à incorporação de Grimaldo já em janeiro. Para tal, e dentro da estratégia definida com Amadeo Rengel, propõe pagar uma compensação ao Barcelona e ceder-lhe determinada percentagem numa futura transação dos direitos económicos do lateral, admitindo também a inclusão no negócio de uma cláusula de opção de recompra, expediente a que o emblema catalão costuma recorrer quando vende prata da casa.

Se o Barça complicar e levantar novos obstáculos à transferência de Alejandro Grimaldo para o Benfica, sobrará então um caminho secundário a Vieira: acertar um compromisso com o internacional sub-21 espanhol para vigorar a partir de 1 de julho de 2016, data em que o lateral poderá deixar o emblema culé com o passe na mão.