A equipa do Benfica goleou por 5-2 a formação do Sporting na 18.ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul. Com este triunfo os encarnados chegam aos 50 pontos e consolidam ainda mais o estatuto de líderes isolados da prova.
Nos primeiros minutos de jogo as equipas procuraram encaixar-se taticamente sendo que os encarnados mostraram sempre mais clareza nos processos ofensivos e, aos 6', chegaram mesmo à vantagem.
[GOLO: 1-0]: Francisco Saldanha de cabeça desmarcou Gonçalo Ramos, que desvia a bola do guardião adversário.
Mesmo depois de estar a vencer, a formação encarnada não deixou de pressionar os leões. Aos 14', Kevin Csoboth rematou em arco e esteve perto de dilatar a vantagem para o Benfica.
[GOLO: 1-1]: Contra a corrente do jogo, a equipa do Sporting chegou ao empate por intermédio de Félix Correia. Depois de uma desmarcação duvidosa, o jogador do Sporting fintou o defesa encarnado e atirou a contar.
Depois dos golos, a partida voltou a entrar num intenso duelo tático de lado a lado. As equipas pressionavam alto na saída de bola do adversário com o objetivo de ganhar a posse em terrenos avançados. Aos 32', Ronaldo Camará esteve muito perto de marcar: à entrada da área o médio encarnado desferiu um potente remate que passou muito perto do poste esquerdo do guarda-redes Filipe Semedo.
[GOLO: 2-1]: Jogada muito rápida aos 33', Kevin Csoboth fez uma incursão para dentro da área que levou ao corte do defesa do Sporting. Gonçalo Ramos, a perceber bem onde a bola ia sobrar, rematou rasteiro e colocado sem hipótese de defesa.
Os primeiros 45 minutos foram de claro domínio benfiquista, as águias estiveram sempre por cima do encontro e criaram as melhores oportunidades de golo. Ao intervalo o marcador assinalava 2-1.
Início de 2.ª parte marcado por uma entrada consistente da equipa do Sporting que procurava a igualdade na partida.
[GOLO: 2-2]: Na sequência de um pontapé de canto aos 48', Gonçalo Inácio cabeceou para dentro da baliza encarnada e voltou a empatar o dérbi.
A equipa encarnada não baixou os braços e procurou sempre voltar ao comando da partida. Gonçalo Ramos esteve perto de fazer o hat-trick no jogo, em mais um sinal do poder ofensivo que as águias estavam a apresentar neste período.
[GOLO: 3-2]: Passe de trivela aos 57' de Ronaldo Camará que desmarcou Tiago Araújo no flanco esquerdo. O extremo encarnado aguentou a pressão dos defesas do Sporting e disparou um míssil que só parou no fundo das redes adversárias.
[GOLO: 4-2]: Tiago Araújo bisou na partida. Aos 65' o extremo das águias colocou a bola fora do alcance de Filipe Semedo após um passe milimétrico de Gonçalo Ramos.
Um segundo tempo cheio de emoção e bom futebol foi aquilo que a equipa do Benfica proporcionou aos adeptos durante este dérbi. Mesmo em vantagem no marcador a formação encarnada manteve a intensidade e não deixou o Sporting respirar. Aos 85', Renato Paiva decidiu mexer na equipa das águias e lançou Jair Tavares e Nuno Cunha para os lugares de Kevin Csoboth e Gonçalo Ramos.
[GOLO: 5-2]: Francisco Saldanha rematou de fora da área aos 87', a bola ainda sofreu um ligeiro toque acabando por trair o guarda-redes do Sporting.
Nos minutos finais o Benfica geriu o encontro com calma, fazendo circular a bola em todo o terreno de jogo. O resultado já não se alterou até ao final do encontro: 5-2.
Onze inicial do Benfica: Carlos dos Santos; João Ferreira, Gonçalo Loureiro, Pedro Ganchas e Sandro Cruz; Rafael Brito, Tiago Araújo, Francisco Saldanha, Gonçalo Ramos, Ronaldo Camará e Kevin Csoboth.
Suplentes: João Monteiro, Luís Pinheiro, Bernardo Silva, Nuno Cunha, Jair Tavares, Ricardo Matos e Luís Lopes.
Texto: Diogo Nascimento
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/01/05/cronica-juniores-benfica-sporting-18-jornada-1-fase-campeonato-nacional