Luís Duque convoca eleições na Liga e pondera recandidatura

Fonte
dn

Dirigente comunicou decisão durante o Conselho de Presidentes

Luís Duque ainda não decidiu se vai recandidatar-se à presidência da Liga, cargo que assumiu em outubro e que ontem colocou à disposição dos clubes. O atual presidente do organismo recebeu um voto de confiança por parte dos clubes, depois de anunciar que ia convocar novo ato eleitoral, tal como previsto quando assumiu o cargo e de acordo com os novos estatutos da Liga.

Duque disse que terá de "ponderar os vários fatores" antes das novas eleições, que terão lugar até final do mês. E mostrou-se satisfeito por ter cumprido o objetivo que tinha definido desde outubro. "Assumi esta missão pelo desafio que me colocaram e porque era uma emergência. A paz social que reinou entre os clubes também foi fundamental para as reformas que conseguimos implementar. Mas eu fiz um intervalo na minha vida, com prejuízo da minha atividade profissional, e terei de ponderar. Entendi o voto que me foi dado pelos clubes como um reconhecimento pelo meu trabalho e agora a Liga vai entrar numa nova fase", afirmou após a Assembleia Geral, onde ficou decidido que haverá eleições até final de julho em função da mudança de estatutos.

A Liga passará a ter uma nova composição, com um presidente, cinco vogais de clubes da I Liga, três vogais de clubes da II Liga e um membro da direção da Federação, sendo ainda nomeados entre dois a quatro diretores executivos. Foi ainda aprovada a constituição de um conselho jurisdicional.

Sobre a eventual recandidatura de Luís Duque, Bruno Mascarenhas, vogal da direção do Sporting, absteve-se e referiu que terá de ser o presidente Bruno de Carvalho a tomar uma posição sobre apoios a eventuais candidatos. "A posição do Sporting é clara desde o início em relação ao ex-sócio... ao sócio suspenso Luís Duque", referiu, aludindo à suspensão do ex-administrador da SAD leonina de sócio do clube, no dia 29 de junho, em virtude daquilo que consideraram atitudes lesivas para o clube.

Na reunião magna de ontem foram aprovados o Relatório e Contas das épocas 2012/13 (com 1,2 milhões de prejuízo) e 2013/14 (com 2,5 milhões de prejuízo). Atualmente, a Liga tem cerca de sete milhões de passivo.