Nelson volta a Portugal. Aos 31 anos, e após oito épocas no estrangeiro, o lateral direito que jogou no Benfica e na seleção nacional está de regresso para representar o Belenenses. No sábado estreia-se em Alvalade, com o Sporting, o que justifica uma conversa mais longa...
Quando saiu do Benfica, é verdade que também havia interesse do FC Porto?
Sim, sim. Cheguei a reunir-me com dirigentes do FC Porto. O meu empresário era o José Caldeira, que é irmão do Adelino Caldeira, administrador do FC Porto. Por isso houve interesse, houve reuniões, mas eu sempre quis o Benfica. A minha ida para o Benfica acabou por ser misteriosa.
Porquê?
Porque nem eu sabia. Um dirigente do Boavista uma vez perguntou-me se preferia o Benfica ou o FC Porto. Nem hesitei em dizer que era o Benfica. Depois disso, e na pré-época, suspeitava que ia sair. O mister Carlos Brito nunca me metia na minha posição, eu até ficava nervoso a pensar que ia sair da equipa. Mas depois percebi que ou ia para o FC Porto ou para o Benfica.
Acabou por ser o Benfica...
Sim, estávamos num estágio.Tínhamos acabado de almoçar e estávamos no quarto a descansar antes do treino da tarde. Uma pessoa veio ter comigo a dizer que tínhamos que viajar porque eu tinha de tratar de um documento. Ainda perguntei que documento... Só depois, quando estava no carro, percebi que ia de viagem para Lisboa. Quando já estávamos a chegar, disseram-me que ia assinar pelo Benfica. Fiquei logo a tremer.
Que Benfica encontrou?
Cheguei num Benfica que tinha sido campeão e estava de volta à Liga dos Campeões. Havia muito entusiasmo. Mas o clube tinha mudado alguns jogadores e a época não correu tão bem quanto esperávamos. Fizemos uma boa época na Champions, mas no campeonato terminámos em terceiro.
Entretanto passaram oito anos... O que é que mudou no futebol português desde que saiu?
Talvez a competitividade. Quando eu saí nem se discutia que o Sporting era candidato ao título.
E este Sporting está ao nível de Benfica e FC Porto?
Eu acho que sim. O Sporting o ano passado fez um grande campeonato, tem jogadores jovens mas o ano passado ganharam experiência. Por isso ninguém tem que ter dúvidas que o Sporting é um sério candidato ao título. Se o Sporting este ano for um bocado mais experiente, pode ser campeão. Sinceramente. Tem um plantel jovem, joga muito bom futebol e ganhando um pouco mais de experiência é para ser levado muito a sério.
A sua estreia vai ser em Alvalade. Isso é especial para um benfiquista como você?
Já joguei contra Benfica, já joguei contra Boavista, já joguei contra Salgueiros. Por isso jogar contra o Sporting não me vai afetar nada. Vou dar tudo para o Belenenses sair de Alvalade com um bom resultado. Claro que jogar contra o Sporting, um grande clube, com grande historial, é especial. Mas vou focado apenas em ajudar o Belenenses, que também é rival do Sporting.
Nelson: «Ia tratar de um documento e assinei pelo Benfica»
Fonte
MFut