Rui Borges: Gestão de Vieira com nota máxima. FCP e SCP devem reflectir

Submetida por PlusUltra em

Antigo jogador de Luís Filipe Vieira no Alverca, Rui Borges, a fazer carreira como director desportivo, analisa a gestão dos três "grandes".

 

"Em dez, dou-lhe claramente um nove". É desta forma que Rui Borges avalia a gestão de Luís Filipe Vieira, após 12 anos de presidência do Benfica.
Rui Borges era um jovem jogador quando se cruzou pela primeira vez com Vieira, ainda o actual presidente do Benfica ganhava calo como dirigente desportivo no Alverca. 

 

Depois, os percursos separaram-se. Vieira rumou ao Benfica para assumir a presidência do clube, em 2003. Rui prosseguiu a carreira de jogador, até que, na travessia dos 40, consolidou a ideia de que fazem falta ao futebol português bons directores-desportivos. E presidentes competentes, como Luís Filipe Vieira, a avaliar pelas declarações de Rui Borges a Bola Branca.



"É um óptimo estratega, sabe muito bem o que pretende, um homem fantástico no ponto de vista dos negócios. Revitalizou o Benfica desportiva e financeiramente. O clube tem agora uma imagem fantástica", afirma, em entrevista.



Rui Borges considera que a aposta do Benfica em Rui Vitória, "um treinador habituado a valorizar a formação", não constitui um risco. O antigo jogador defende mesmo que, face ao que se passou nos últimos anos, cabe a FC Porto e Sporting "avaliar, investir, procurar soluções".

 

Sobre o grande episódio deste defeso – a saída de Jorge Jesus do Benfica para o Sporting – Rui Borges confessa não ter ficado surpreendido e explica porquê.

 

"Quando Luís Filipe Vieira, ainda antes da saída de Jorge Jesus, diz que quer ter na equipa principal o maior número de jogadores da formação, possivelmente indiciava uma mudança de treinador e foi isso que veio a acontecer", comenta.

 

Sporting de Jesus, tem dedo de Leonardo e de Marco.

 

Para o antigo jogador e actual director desportivo do FC Famalicão, "este novo Sporting surge muito pela mão de Leonardo Jardim e teve continuidade em Marco Silva, que bateu o máximo de pontos da equipa nos últimos anos".

 

Por outro lado, Rui Borges não duvida que, com Jorge Jesus, o Sporting será um dos candidatos ao título. "Jesus vem da conquista de um bicampeonato pelo Benfica e chega a um Sporting com pujança e que está a juntar aos valores da formação jogadores com traquejo internacional. Parece-me que sim, que vai ser um dos candidatos ao título", projecta.

 

Sucessor de Jackson no FC Porto, virá da América do Sul

 

Conhecedor do mercado de transferências, Rui Borges confia que o FC Porto irá encontrar o sucessor certo para Jackson Martinez, máximo goleador da Primeira Liga nas últimas três épocas. E o herdeiro do legado colombiano deverá vir de novo da América do Sul, apesar de o dragão também poder olhar para outras paragens.

 

"Uma estrutura como a do FC Porto está atenta aos vários mercados, mas do mercado sul-americano têm saído muito bons atletas. É um mercado sempre emergente. Na Copa América vimos excelentes talentos, selecções muito competitivas e há muitos jovens jogadores que podem integrar essas selecções em busca do mercado europeu", conclui.

 

Link alternativo