Fonte
www.ojogo.pt
Sistema às avessas
José António Camacho voltou a ferir algumas sensibilidades - agora mais de estilo leonino -, ao afirmar que o Sporting está a fraquejar. Não sei se o treinador espanhol estava apenas a constatar a realidade ou a aproveitar-se dela para intensificar a pressão psicológica sobre o rival directo na discussão pelo "milionário" segundo lugar da SuperLiga. De facto, a formação de Alvalade claudicou estrondosamente na deslocação ao recinto do Rio Ave (segue-se o Benfica...) e experimentou dificuldades extremas para derrotar o Paços de Ferreira, tendo beneficiado de um golo (duplamente irregular) apontado depois de o adversário ter desperdiçado duas claríssimas oportunidades.
É verdade que o Sporting está longe do fulgor apresentado noutras fases da época e que não reflecte a vantagem de estar apenas a discutir uma competição, contrariamente ao que aconteceu até há pouco com o Benfica, envolvido em três frentes. Ainda assim, os "leões" beneficiam de uma vantagem pontual (quatro pontos) que lhes permite encarar os oito jogos finais com mais tranquilidade do que o seu opositor encarnado, mesmo que de permeio ainda falte ser disputado um dérbi, cujo resultado poderá (ou não) ter influência no desfecho do duelo pela segunda posição na classificação.
Convém, no entanto, não deixar passar em claro o empurrãozinho que o Sr. Sistema deu ao Sporting na última ronda (ao FC Porto também, mesmo que a liderança já não lhe escape...). Um golo em inequívoco fora-de-jogo e precedido de falta de Liedson sobre um defesa, a apenas três minutos do fim. E, no final, o presidente do emblema de Alvalade ainda teve o descaramento de pedir para que o trabalho da equipa de arbitragem fosse investigado por causa de outro jogo de uma divisão inferior. Sinceramente... Já não há paciência para ouvir esta cassete!
REGISTO
Saldo positivo
O plantel encarnado submeteu-se a uma dura prova durante este mês, com oito jogos no curto espaço de 26 dias. O treinador destacou o facto de os seus pupilos não estarem habituados a esta catadupa de partidas, mas, em jeito de balanço, não poderá senão estar satisfeito com a resposta dos jogadores e da equipa, já que o Benfica se manteve na corrida pelo segundo lugar, garantiu o bilhete para a final da Taça de Portugal e caiu na Taça UEFA de cabeça bem erguida. Aliás, se o árbitro do jogo em Milão tivesse visitado o oftalmologista antes da partida o resultado poderia ter sido bem diferente...
LUISÃO
Estás perdoado...
Demorou a justificar o porquê da sua contratação, mas começa a apresentar credenciais positivas, estando a responder da melhor forma ao torcer de nariz inicial por parte dos adeptos encarnados e da crítica. Luisão está, nitidamente, a subir de produção e, embora não tenha atingido ainda a bitola exibicional de outros centrais (Ricardo Gomes, Mozer, Aldair...), já pode ser considerado um... reforço.
VITOR RODRIGUES