"Sporting está a motivar o Benfica"

Fonte
RR

Eurico Gomes foi o único jogador da história do futebol português a conquistar o campeonato pelos três grandes. Foi campeão pelo Benfica em 1976 e 1977, Sporting em 1980 e 1982 e FC Porto em 1985 e 1986.

A poucas horas do primeiro "derby" da época, o antigo internacional português, de 57 anos, acha que “o Sporting está, sem querer, a motivar o Benfica”. Eurico Gomes explica a ideia. “O Sporting está a começar bem. Vem de uma tempestade que durou anos e está a recuperar a sua identidade forte. O clube esteve adormecido mas o amor ressurge numa altura destas. Tem energia acumulada. E o Benfica vai sofrer com isso".

Em função dos resultados do início de época, Eurico entende que "os profissionais do Sporting vão trabalhar em condições mais adequadas" mas ressalva que “esse dado não lhe dá mais percentagem de favoritismo”. O ex-jogador conclui que “o factor motivação para o Benfica é o belíssimo início de época do Sporting".

Benfica tem mais rotinas
Eurico Gomes não espera grandes surpresas nas equipas iniciais, mas sustenta que o critério de Jorge Jesus pode assentar em “jogadores mais rotinados”. O antigo central sublinha que “o Benfica vai apresentar-se com índices de rotinas superiores às do Sporting”.

No onze do Benfica, Eurico Gomes admite a entrada de Markovic por ter sido “importante na reviravolta com o Gil Vicente”. Sobre as características do sérvio, considera-o "um número 10 fantástico e não um ponta-de-lança”.  Mas no total, em relação ao último jogo, “o Benfica não mexe mais de 10% na equipa”, prevê.

"Quanto ao Sporting está com rotinas de três meses de trabalho. As do Benfica têm anos. Neste aspecto, o Benfica tem vantagens do ponto de vista emocional", avalia. O antigo defesa prevê que “se as coisas correrem bem ao Benfica nos primeiros 20 minutos, e não houver erros que provoquem instabilidade, a equipa encarnada tem capacidade para controlar melhor o jogo que o adversário".

Eurico Gomes acha que “os treinadores não irão correr riscos nem poderiam porque o campeonato ainda vai na terceira jornada. E se o jogo terminar empatado ninguém fica aborrecido”, finaliza o antigo jogador dos dois grandes de Lisboa.