Seis viagens depois, Pedro Mantorras desloca-se hoje novamente a Barcelona para mais uma consulta com o especialista Ramon Cugat. O avançado angolano parte de Lisboa esta manhã, acompanhado pelo médico Pedro Magro, levando consigo exames feitos recentemente ao joelho direito, os quais ajudarão o especialista espanhol a analisar o estado de recuperação da cartilagem do joelho direito.
Depois da terceira operação a que se submeteu, há quase dois meses (6 de Fevereiro), Mantorras encontra-se numa fase decisiva. Começou a fazer corrida há uma semana e necessita agora da autorização do conceituado ortopedista catalão para avançar no programa de treino e nas cargas físicas.
O internacional angolano carrega a esperança de poder voltar a jogar ainda esta temporada mas, para já, não tem garantias disso. Porque falta pouco tempo para o final da época e porque Ramon Cugat, assim como o departamento médico do Benfica, preferem conduzir o processo com toda a prudência possível, não queimando qualquer etapa.
Depois da segunda operação, em 16 de Dezembro de 2002, Mantorras recuperou com o fisioterapeuta António Gaspar, sendo depois entregue ao departamento médico do Benfica. Na altura, apresentando ainda algumas limitações, José Antonio Camacho aconselhou-o a ser observado por Ramon Cugat, seguindo pela primeira vez para Barcelona no dia 10 de Novembro do ano passado, onde iniciou um tratamento que consistia na injecção de factores de crescimentos (retirados do sangue do atleta) no joelho. A partir daí seguiram-se mais cinco viagens à Catalunha.
Amanhã à noite, depois do regresso, o jogador angolano terá acumulado cerca de 18 mil quilómetros, distância equivalente a uma ida e volta a Los Angeles, Califórnia, na costa Este dos Estados Unidos da América.
Um dado que não passa de uma simples curiosidade mas que ganha alguma importância se tivermos em conta que diz respeito, "somente", a cinco meses de sofrimento num calvário que se iniciou há mais de três anos e três meses - a lesão que tudo originou, uma entorse no joelho, aconteceu a 15 de Dezembro de 2001, num jogo com o Sporting.
Resta agora saber qual a informação que Pedro Mantorras vai recolher hoje em Barcelona.
Volta rápido MANTORRAS