Decifrando imagens do passado

RedVC

Classe.

Homem de coragem, que nada tinha de cumplicidades com o antigo regime.
Soube representar o Benfica de forma superior, em todas as circunstâncias,
Da Expo 1970 no Japão, aos palcos da Revolução de abril de 1974. Classe.
Oito anos que souberam a escassos para todos os Benfiquistas.

Baron_Davis

RedVC

Aproveito este espaço para dizer ao PALERMA, ao ASNO, ao PALHAÇO, que anda a tentar VENDER a coleção de cromos virtuais que eu e Alberto Miguéns fizemos SEM QUAISQUER INTERESSE COMERCIAL, que deixe de vender aquilo que não é dele.

Salvador G, PALERMA, ASNO, e PALHAÇO,
a vender aqui:

https://es.wallapop.com/item/colecao-impressa-602-cromos-sport-lisboa-e-benfica-885794652

A coleção é para todos os Benfiquistas e não Benfiquistas que queiram usufruir da Gloriosa História do Sport Lisboa e Benfica. SEM PAGAR NADA.

Não é para um PALERMA, ASNO e PALHAÇO andar a vender. Percebe?

Vitor84

Citação de: RedVC em 19 de Dezembro de 2023, 19:18Aproveito este espaço para dizer ao PALERMA, ao ASNO, ao PALHAÇO, que anda a tentar VENDER a coleção de cromos virtuais que eu e Alberto Miguéns fizemos SEM QUAISQUER INTERESSE COMERCIAL, que deixe de vender aquilo que não é dele.

Salvador G, PALERMA, ASNO, e PALHAÇO,
a vender aqui:

https://es.wallapop.com/item/colecao-impressa-602-cromos-sport-lisboa-e-benfica-885794652

A coleção é para todos os Benfiquistas e não Benfiquistas que queiram usufruir da Gloriosa História do Sport Lisboa e Benfica. SEM PAGAR NADA.

Não é para um PALERMA, ASNO e PALHAÇO andar a vender. Percebe?

Cada vez mais se vêem mais anormais destes no universo benfiquista :cry2:

Obrigado RedVC pela contínua partilha que vais fazendo connosco.

RedVC

Está já disponível a versão de 2024 da coleção de cromos Sport Lisboa e Benfica - 120 anos de glória - 1904-2024.

Pode ser encontrada no blogue de Alberto Miguéns, aqui:

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2024/02/120-anos-de-gloria-do-glorioso.html

Esta versão está bastante aumentada relativamente às versões de 2023 e 2022.

Novidades:

- 117 páginas; em 2023 eram 87, em 2022 eram 59;
- 776 cromos; em 2023 eram 602, em 2022 eram 424;

- introduzidas 2 separatas com os hinos oficial e oficioso do Clube;
- 306 cromos de "futebol masculino atletas"; acréscimo de 9 cromos (2023);
- 57 cromos de "futebol masculino e feminino - treinadores"; acréscimo de 3 cromos (2023);
- 27 cromos de "futebol feminino atletas"; acréscimo de 9 cromos (2023);
- 99 cromos de "modalidades desportivas - atletas", acréscimo de 27 cromos (2023);
- introduzida secção nova: "Assistência médica"; com 18 cromos;
- introduzida secção nova: "Jogos inesquecíveis, rivais ilustres"; com 120 cromos referentes a 60 jogos contra adversários internacionais (de 1906 a 2023).

Uma vez mais, o critério de inclusão/exclusão é da responsabilidade dos autores.

Esse critério embora seja discutível, é genuíno, sem preconceitos ou malabarismos.

Tentou-se fazer a melhor escolha tendo em conta as limitações de material, de informação e de espaço disponível.

As próximas edições tentarão ainda melhorar o projeto, minorando lacunas ou erros identificados pelos autores e pelos interessados em fazer sugestões válidas e construtivas. Essas sugestões serão acolhidas com atenção e prazer.

Esta é uma edição para todos os interessados, sejam eles Benfiquistas ou não.
É uma edição sem fins lucrativos.
Os autores lamentam e repudiam qualquer aproveitamento comercial.
O objetivo é celebrar o Clube e homenagear as suas grandes figuras.
É celebrar a grandeza passada e presente do Clube.
É Ser Benfiquista e amar o Clube.
Todos por um.

alfredo

ja nao li histórias interessantes aqui ha algum tempo. por isso queria puxar para cima este fabuloso tópico, perguntando ao @RedVC se tudo anda bem e se podemos aguardar mais sobre o nosso benfica?

RedVC

Obrigado, Alfredo, pelas tuas palavras e pelo interesse que manifestas.

Depois de uns sustos, felizmente agora tudo vai melhor. Ainda assim as prioridades são outras nesta altura. Tenho até muito material para fazer textos para este tópico, mas há outros projetos fora do Benfica.

Tenho ideia que tornei este tópico algo de muito rico e extenso. Os textos tornaram-se longos e com muita informação. Se a ideia era estimular colaboração de muitos outros membros, acho que exagerei um pouco, e com isso dissuadi participações. Há no entanto dois confortos. O primeiro é que aumentei muito o meu conhecimento e admiração pelo nosso Clube. Acredito que isso também acontece com os que foram tendo interesse e paciência para os ler.

O segundo é que toda esta informação, reunida, tratada e relacionada, está na NET. As fotos vão desaparecendo mas os textos permanecem. É melhor do que o que eu encontrei...

Tenho muito orgulho do que aqui escrevi. Tenho a noção do seu valor.

Não é um nunca mai, mas por agora não.

A nova versão da coleção de cromos deverá sair daqui a alguns meses.

Um abraço, Alfredo. E muito obrigado!

administrador

@RedVC Tens as imagens originais que desapareceram? Penso que consigo move-las para o SB, para não estarmos dependentes da erosão natural dos serviços de imagens.

RedVC

Citação de: administrador em 03 de Novembro de 2024, 23:12@RedVC Tens as imagens originais que desapareceram? Penso que consigo move-las para o SB, para não estarmos dependentes da erosão natural dos serviços de imagens.

Sim, mas são centenas. Farei um novo upload se houver interesse num ou noutro texto.

administrador

Citação de: RedVC em 03 de Novembro de 2024, 23:24
Citação de: administrador em 03 de Novembro de 2024, 23:12@RedVC Tens as imagens originais que desapareceram? Penso que consigo move-las para o SB, para não estarmos dependentes da erosão natural dos serviços de imagens.

Sim, mas são centenas. Farei um novo upload se houver interesse num ou noutro texto.

Podia-se tentar fazer alguma coisa automática. O nome delas tem alguma relação com o url antigo?

RedVC

Citação de: administrador em 03 de Novembro de 2024, 23:30

Podia-se tentar fazer alguma coisa automática. O nome delas tem alguma relação com o url antigo?

Penso que não.
É demasiado trabalho.
Será feito só para casos pontuais.

administrador

Citação de: RedVC em 03 de Novembro de 2024, 23:32

Penso que não.
É demasiado trabalho.

Algumas delas estão ainda disponiveis no waybackmachine, penso que essas consigo recuperar.

IPASLB

O emblema que eu mais gosto que o SLB teve, é o 05, o 06 também não me desgosta, mas o atual comparado com estes dois, para mim não é nada estético, é desproporcional  na minha opinião.

RedVC, bem haja pelo excelente "trabalho".

alfredo

Citação de: administrador em 03 de Novembro de 2024, 23:40
Citação de: RedVC em 03 de Novembro de 2024, 23:32

Penso que não.
É demasiado trabalho.

Algumas delas estão ainda disponiveis no waybackmachine, penso que essas consigo recuperar.
deviam ser recuperadas o maior número possível. os textos ganham muito com as respectivas imágens. e é pena que nunca se fixou o tema e com isso ter guardado a "enciclopédia" por completo.

administrador

Vou meter uma tarefa na minha lista para tentar recuperar as imagens que entretanto desapareceram. Espero ter tempo ainda este ano.