Eleições 2009

faneca_slb4ever

O Futuro Breve ( 6 semanas ) e o Futuro Médio ( até às eleições ) : O Cenário Que Eu Desenho               
Estamos a chegar a uma altura absolutamente decisiva para o futuro do Benfica.
Faltam 6 semanas para se fazer o balanço e uma época desportiva que se adivinha tristonha.
Aparecem sinais políticos tendo como horizonte as eleições de Outubro.
Neste momento está muito mais em jogo do que se possa pensar numa leitura rápida.
Não é só de treinadores que estamos a falar quando discutimos a continuidade ou não de Quique. Temos que ver mais à frente.

Vou tentar ser objectivo e dar a minha opinião (é para isto que servem os blogues pessoais) do futuro imediato do nosso clube.

Apoio do Clube à equipa técnica

O Presidente já esta semana veio a público criticar os jornais do grupo Cofina, e garantir a continuidade de Quique Flores.
Mas não garantiu em momento algum que o treinador espanhol ia estar até ao último dia de contrato no clube. Lembrou apenas que Quique tem mais um ano de contrato e que (para já) é para continuar.
A minha leitura é simples. LFV fez bem em assumir este papel porque é o que o clube precisa neste momento. Daí eu ter defendido esta semana a continuidade do treinador.
Mas não sejamos ingénuos. É uma continuidade de 6 semanas. Nada mais que isso.
Ou acontece um verdadeiro milagre nas próximas 6 jornadas e o Benfica sobe na Classificação e salva a pele de Quique, ou então o ciclo do espanhol acaba irremediavelmente.
Isto porque feitas as contas finais, se a equipa não conseguir o apuramento para as eliminatórias que dão acesso à Champions, o objectivo mínimo não é garantido.

Verão Quente

Terminado o Campeonato a corrida para as eleições no clube vai ficar ao rubro, literalmente. Os candidatos vão abrir fogo, e LFV, que sem dúvida quer manter o lugar, vai ter de garantir trunfos para acalmar a urbe.
Não estou a ver LFV partir para a corrida exibindo um treinador que falhou estrondosamente no Campeoanto. É muito arriscado. E não estou a ver também que consiga cativar só com o habitual discurso da recuperação do clube, e da estabilidade. Os benfiquistas estão fartos de não ganhar, e ele sabe-o. O que deu a LFV um verdadeiro balão de oxigénio há um ano foi a entrada de Rui Costa para a SAD, e é em Rui Costa que os sócios depositam esperanças no futuro do clube. Eu, pelo menos, penso assim. O meu apoio vai para ... Rui Costa.
Sendo assim é natural que LFV queira apresentar trunfos fortes para a nova temporada. Não custa acreditar numa saída digna de Quique que acaberá por rescindir sem obrigar o SLB a pagar a enorme indminização a rondar os 3 milhões de euros para toda a equipa técnica.
Saindo Quique, por vontade própria, LFV é "obrigado" a apresentar alternativa de peso que já deve estar mais que pensada nesta altura e que eu acredito ser o ex-seleccionador nacional.
Scolari será o trunfo de LFV, e deverá trazer consigo alguns "rebuçados" para animar as hostes, e aí é provável que jogadores caídos em desgraça em Londres como Paulo Ferreira, e Ricardo Quaresma sejam cartas de peso para contagiar o povo para a nova temporada. Junte-se a isto o facto do novo campeonato ter como característica de nas suas primeiras semanas não permitir encontros entre grandes e adivinha-se um início de época pacifico para o novo treinador, o que deverá manter o entusiasmo até às eleições.

O dilema de Rui Costa

Neste quadro o problema que LFV teria pela frente seria a conciliação entre o Director Desportivo e o treinador, sabe-se que Rui Costa não morre de amores por Scolari.
Aqui é que está o ponto que tudo pode mudar neste contexto. Rui Costa deve saber que neste momento ele simboliza o futuro do Benfica para milhares de associados. E é ele que vai influenciar o rumo das coisas. Ou o "Maestro" engole a entrada de Scolari e assim seguimos para mais uma era de ilusão agora com sotaque brasileiro, ou temos que aguardar para ver o que acontece. Repito, eu estou com Rui Costa.

Alternativas

Nesta altura já não restam dúvidas que LFV vai ter companhia nas próximas eleições. Afastado que está o cenário de eleições antecipadas é natural que os demais candidatos se estejam a guardar para o fim do campeonato e aparecerem em peso. Para já temos Bruno Carvalho que , pelo que se tem visto, não chega a ser uma ameaça para o actual Presidente. Portanto tem que haver uma terceira via para que esta Direcção se sinta incomodada ao ponto de dar conferências de imprensa avisando que não cedem o poder facilmente. E um terceiro nome a aparecer terá de ser de alguém que agitará realmente as águas. E assim de repente essa pessoa só pode ser José Veiga que nunca escondeu a vontade de regressar em grande ao clube.
E deverá ser com este quadro que nós benfiquistas vamos viver até Outubro.

Temos pela frente 6 semanas de "paz podre" onde se espera que aconteça um milagre em que eu não acredito (alguém acredita?), e depois vai começar uma fase muito complicada para a vida do clube. Esperemos calmamente pelos acontecimentos, e pelas muitas mudanças que pode acontecer neste cenário ao sabor das incidências que vão aparecendo nas próximas semanas.
Mas estejamos atentos, e preparados para escolhermos o que é o melhor para o nosso Benfica!

http://www.encarnado-e-branco.blogspot.com/

hooligan77

Só o Veiga para acabar com esta merda que se passa no Benfica!!

Ave Rara

O Beiga ?
Só o Zé Beiga ?

Mas que erva é que vocês andam a fumar, pá ?  :-X

S-Line

Portistas no meu Clube não Obrigado!!!
isso sim é que deveria acabar!
Com tantos iluminados que agora andam para aí,
tou a ver quantas listas se vão fazer para
fazer melhor!!!

Sim Pois!!!...Não é só falar!

Chefe

Citação de: nightcrowler em 16 de Abril de 2009, 11:26
Citação de: Joga.Bonito em 16 de Abril de 2009, 11:19
Citação de: VALEBEM em 16 de Abril de 2009, 11:06
Começou mal pelas razões que disse... E o «começar mal» é relativo... Dúvida sobre a situação do Simão, bem como a sua lesão, e a não realização do jogo da 1ª jornada na altura devida, inclusive com jogos da selecção pelo meio, pelo que a equipa esteve 3 semanas sem competir, e entrou na época «a frio»...
Mas, mesmo assim, os registos e os resultados nacionais e europeus foram muito acima dos verificados pelo clube nos últimos 15 anos... Isto é que eu retenho sobretudo!

O Benfica de Santos fez uma época regular... 32 pontos na 1ª volta, e 35 na 2ª, são registos bem positivos... Média de 2,23 pontos/jogo, o melhor do clube desde 93/94...
Além da campanha europeia, que rendeu ao Benfica o maior encaixe financeiro da sua História por participações europeias, e na qual estivemos a 2 bolas ao poste, e a um Nuno Gomes de baliza aberta, de chegarmos às meias finais...

Tenho dito sobre este assunto!

Não perdem uma pra bater no homem. Esquecem-se é que no mesmo jogo mamámos uma bola na trave do Pandiani e foi perdoado um penalty  ao Léo.

Eu acho piada que os "jogos-modelo" que se falam do Fernando Santos são sempre os mesmos.... Benfica vs Boavista e Benfica vs Espanyol. Coincidência é que não ganhámos nenhum...

se queres falar de jogos modelo, posso falar de um 4-0 em leiria, treinado por esse tal domingos que veio esta semana ganhar à Luz, já depois de no ano passado ter mandado 3 na Luz.
se quiseres posso falar de um 4-0 ao belenenses, na luz, treinado pelo novo mago do futebol, o jorge jesus.
ou um 3-0 na luz ao celtic na champions (a propósito, este ano não conseguimos ganhar nenhum jogo por mais de 2 golos)
queres que continue?
é que há mais! 4-1 ao desp. aves. não tenho o registo, mas tenho a certeza que houve mais alguns 3-0.

compaando com esta época.

em relação à época do f.santos, devo realçar ainda que o simão não fez a pré época com a equipa, sendo notória a evolução do simão ao longo da época. outra nota para a saída do rrocha, que fez nessa metada da época as suas melhores exibições de sempre.

abraço
É óbvio que jogávamos bem melhor do que com Quique... a insegurança defensiva era a mesma, mas no ataquel dá 1000 ao Quique... Irritava-me profundamente o facto de não dar rodagem ao plantel... Por exemplo, Karyaka foi muito mal aproveitado... e em alguns momentos outros jogadores poderiam ter entrado... não era preciso mudar meia-equipa... Outra situação foi a do David Luiz... ou seja, não tinha confiança nenhuma.

Chefe

Citação de: S-Line em 17 de Abril de 2009, 18:29
Portistas no meu Clube não Obrigado!!!
isso sim é que deveria acabar!
Com tantos iluminados que agora andam para aí,
tou a ver quantas listas se vão fazer para
fazer melhor!!!

Sim Pois!!!...Não é só falar!

E o LFV? E o Paulo Gonçalves? E o Jorge GOmes?

Rusty Ryan

Farto de ter um presidente no meu clube sócio dos porkos... Isso sim é motivo de gozo e vergonha!
Não quero Veigas, nem Bruno Carvalho e LFV... muito obrigado, mas já não consegues fazer mais (e melhor!!!).
Venha um candidato credível, que saiba o que é o Benfica.
Gostaria de ter no Benfica uma estrutura como a do Bayern Munique.

DVP_SLB

Citação de: Rusty Ryan em 17 de Abril de 2009, 20:32
Farto de ter um presidente no meu clube sócio dos porkos... Isso sim é motivo de gozo e vergonha!
Não quero Veigas, nem Bruno Carvalho e LFV... muito obrigado, mas já não consegues fazer mais (e melhor!!!).
Venha um candidato credível, que saiba o que é o Benfica.
Gostaria de ter no Benfica uma estrutura como a do Bayern Munique.
Faço das minhas as tuas palavras...não quero mais nenhum porco ou lagarto no meu clube.O Futuro tera de ser...RUI COSTA(DD) + PRESIDENTE

benficadesde1990

dei por mim a pensar numa coisa... o luis filipe vieira vai ficar no benfica até á reforma ou até a saúde o deixar.
senao vejamos: o benfica tem vários emprestimos conseguidos atraves do luis filipe vieira ( se o slb nao pagar ele paga).
para alguem avançar com uma lista terá que ter 'credito' na banca . ora bem , nao vejo o bagao felix propriamente como milionario.

outra coisa que tive a pensar, aquele engenheiro que o lfv referiu na conferencia de imprensa, é um senhor dono da cofina entre outras coisas, senhor rico portanto..
um nome que poderia avançar com uma lista..
e a atitude do lfv foi , vir com o jony gabriel mandar o senhor abaixo.

Domnul de Cauciuc

Citação de: hooligan77 em 17 de Abril de 2009, 18:04
Só o Veiga para acabar com esta merda que se passa no Benfica!!

Ou acabar mesmo com o Benfica...
::)

sanfinense

Citação de: nightcrowler em 17 de Abril de 2009, 14:00
Citação de: Bleach em 17 de Abril de 2009, 10:30
o presidente pode dizer que não rasga contratos , pode prometer um benfica europeu,
pode dizer que só tinhamos as pedras das calçadas , mas os outros todos possivéis candidatos é que são artistas ! vamos ver quando vai o BC a benfica tv...

seria engraçado perguntar o que aconteceu ao contrato do fsantos? foram as traças ou quem é que o rasgou?

ate doi..... :estrelas: :estrelas:

o Fernando Santos disse que o BENFICA pagou ate ao ultimo centimo.

PS" mandar embora e pagar o contrato ate ao fim,nao e rasgar contratos.

dr branco

vieira se recandidata-se ganha

Subsultans Papaver

Citação de: dr branco em 18 de Abril de 2009, 00:42

E o FCP ganha mais 3 campeonatos.

Deus Ex-Machina

Citação de: Subsultans Papaver em 18 de Abril de 2009, 01:33
Citação de: dr branco em 18 de Abril de 2009, 00:42

E o FCP ganha mais 3 campeonatos.

desde que o Benfica ganhe o  campeonato da NAL, a TTT, APL e a PLP, que interessa os títulos desportivos. It's the concrete competition baby :yeh:

Nal - Novo Aeroporto Lisboa, TTT - terceira travessia do Tejo, APL - Autoridade portuária de Lisboa, PLP - plataforma logistica do poceirão

Carrega Bieira
:metal:

Batistuta

Já há candidatos a sério?