Comunicação Social

Wampyro

Citação de: Di Nes em 04 de Novembro de 2009, 10:41
Citação de: FlyMan em 04 de Novembro de 2009, 03:27

pelo aspecto do cabelo do JEB dá a ideia que ele não dorme há muitos dias

Nota-se claramente falta de cagança!

darkwolf

Citação de: xMAXx em 04 de Novembro de 2009, 10:45
esse rui moreira é um porco dissimulado,viu a suposta agressao do javi ao meyong mas as agressoes do vandinho e isso ficou com cegueira subita... é do mais ridiculo de sempre

Mas alguém ainda liga a gajos destes ! Para ele o Cardozo agrediu as mãos do Ney e Móssóró com a cara e que a perna do Vandinho foi atacada pelo corpo do Raul José.

XHITA

Intervenção cirúrgica: Ainda vamos conseguir sorrir?

Por Eduardo Barroso

Os meus desejos não se cumpriram. Tinha posto a fasquia nos 20 pontos à décima jornada e o máximo a que o meu Sporting pode aspirar são 16! E estes quatro pontos, perdidos nas últimas duas jornadas estiveram tão perto de ser conseguidos! Em Guimarães, depois de uma segunda parte consistente e melhor jogada, acabámos por marcar perto do fim. Liedson já tinha falhado um golo que «nunca falha» e isso pôs-me de pé atrás. Depois de alguma felicidade, numa primeira parte dominada pelo Vitória de Guimarães, sempre pensei que na segunda iríamos ganhar o jogo. E perder dois pontos a 30 segundos do fim fez-me recordar o jogo de Aveiro de há três ou quatro anos quando sofremos três golos de um tal Buba que até era defesa-central.

Mas mais uma vez, um lance polémico que podia ter sido decisivo foi resolvido contra nós. Refiro-me ao golo de Caicedo, em linha com os defensores do Vitória, mas anulado por um fiscal de linha que na dúvida decidiu como habitualmente contra nós. Tal como aconteceu contra o Braga, no Dragão, contra o Belenenses e agora contra o Marítimo. O árbitro viu a falta sobre o Hélder Postiga. Estava a 10/15 metros, bem colocado, alinhado com o limite da área. Viu, e marcou a falta!!! Não a pode ter visto fora da área, a não ser atraiçoado pelo seu tendencioso subconsciente. Claro que se o Caicedo marcasse o golo no último lance da partida, este não teria a mínima importância. Mas como não marcou, lá aconteceu uma nova igualdade, injusta, desmoralizante e fomentadora de atitudes que não se coadunam com o verdadeiro espírito sportinguista. Em minha casa, na minha família directa, somos três sportinguistas frustrados, tristes e cabisbaixos. Temos até opiniões diferentes sobre a forma de encarar a actual crise. Mas a nossa tristeza, que em alguns casos chega às lágrimas, não nos faz descarregar as nossas frustrações sobre profissionais honestos que muito deram e dão ao Sporting. Dos três adversários directos que vão à nossa frente, só um poderá vir a ser campeão. Estou convencido, por mais fé sportinguista que tenha, que este ano o campeonato nacional já não é possível. Mas os outros objectivos são, e é nesses que nos temos de concentrar.

Em relação à I Liga, temos de nos continuar a bater com toda a determinação e profissionalismo, com o apoio de todos os sportinguistas, para no final as contas serem feitas. Claro que não sendo possível chegar ao topo, temos de tentar chegar o mais alto possível. Mas também temos de «ir à bruxa». Três dos golos mais espectaculares e difíceis de marcar desta Liga aconteceram em Alvalade, todos rematados de fora da área. O de Manu então é inacreditável. A cerca de 30 metros, descaído para a direita, do género «que lá vai disto» para ver no que dá. E não é que deu um golão, com a bola a 100 km/hora a descrever um arco e a entrar juntinho ao ângulo? Minutos depois do nosso golo, pensando todos que finalmente iríamos voltar às vitórias e embalar para a luta (não para o título), lá estávamos nós a sofrer um golo que «só» acontece contra nós. Espero não estar a ficar paranóico! Eu sei que não acredito em bruxas, mas que elas existem não tenho dúvidas.

Já não me desculpo só com arbitragens tendenciosas, fruto de subconscientes muito condicionados, agora também me desculpo com golos que só acontecem contra nós, de forma estranha em momentos decisivos.

O Sporting jogou em Guimarães muito melhor do que o Benfica. Contra o Benfica, o Vitória falha dois golos de forma inconcebível, e numa dessas falhas, a dois metros da baliza, a bola vai ao poste. Contra nós, no único remate perigoso da segunda parte, já no final do tempo de prolongamento, um recém entrado vitoriano remata de fora da área para o único sítio por onde a bola poderia entrar. Fosse essa bola para fora, ou mesmo ao poste, fosse o remate do Manu para fora ou ao poste e o meu Sporting teria saído da crise. Estaria a preparar os jogos com o Rio Ave e Benfica para decididamente voltar à luta pelo título. O Sporting de Braga que me perdoe, sobretudo o seu educado e tranquilo treinador, mas só acreditarei na sua possibilidade de ficar nos dois primeiros lugares lá para os começos da segunda volta.

Já não sei que mais desculpas arranjar. O que sei é que continua vivo o meu sportinguismo, continuo a apoiar o meu presidente em quem votei com enorme convicção. Continuo a achar Paulo Bento o treinador para a década, tipo Ferguson. Continuo a acreditar no profissionalismo dos nossos jogadores e na sua total entrega.

Posso estar triste frustrado e até, porque não dizê-lo, desmoralizado. Acredito sinceramente que vamos poder reforçar a nossa equipa a médio prazo. Mas com a realidade actual, e com a falta de estrelinha que nos acompanha, temos de pensar na Taça de Portugal, na Liga Europa e continuar a acreditar que os nossos adversários também não são tão fortes como se apregoa. Precisamos de ganhar meia dúzia de jogos seguidos. Temos de os ganhar. Mesmo que acabemos por não rir às gargalhadas, pode ser que lá para o fim consigamos ainda sorrir!!!

Meu Caro Miguel:

Sabes que tenho por ti grande estima e admiração. Li praticamente todos os teus livros e os últimos dois romances deram-me um prazer enorme.

Sei que retribuis a estima e até alguma consideração profissional. Já não estou tão certo, diria mesmo que estou seguro que a minha veia de comentador não vai na mesma direcção. E tu, tens razão. Incapaz que sou de criticar Caicedo como tu fazes com o Mariano (com alguma crueldade e injustiça, desculpa lá!) acabo sempre por me desculpar com as arbitragens (os tais subconscientes condicionados) e agora até com balizas enfeitiçadas, à laia de bruxarias! Eu que nas reuniões de morbi-mortalidade do meu serviço sou de uma objectividade e racionalidade que tocam as raias do masoquismo (os doentes «nunca» têm culpa das pequenas ou grandes tragédias que, embora raras, por vezes acontecem), tenho de encontrar nas atitudes médicas praticadas as razões dos insucessos, sou, em relação ao meu Sporting, de uma benevolência inconcebível, de um acriticismo quase patológico.

Ora o que é verdade é que nem sempre se consegue provar uma relação causa/efeito entre a qualidade dos actos médicos praticados e um desfecho prejudicial para um doente, mas estou convencido de que devemos partir desse princípio. Esta metodologia racional e objectiva é a única que nos pode fazer aprender com os eventuais erros e corrigi-los no futuro.

Eu em relação ao meu Sporting sou a antítese do cirurgião-director. Até prova muito clara em contrário a culpa do que de mau nos acontece é sempre dos outros.

Por isso peço-te alguma condescendência quando leres as minhas provas. Mas não concordas que alguém fez um bruxedo atrás daquela baliza fatídica de Alvalade?

Sou pior que o teu Labaredas? Não estou a implicar contigo, estou a elogiar o teu poder de isenção!!!!

Até que enfim!

A decisão do Conselho de Justiça a propósito dos tristes incidentes que mancharam o jogo decisivo entre Sporting e Benfica no nacional de juniores da época passada é uma lufada de ar fresco. Um jogo que decorria normalmente na academia de Alcochete até aparecer um grupo de adeptos benfiquistas que, premeditada e deliberadamente, provocaram os desacatos que impediram a continuação do jogo.

O Sporting terá sido acusado de que o local do jogo não teria condições de segurança e portanto parte da culpa seria do Sporting. Inacreditável desculpa para tentar justificar o injustificável. Agora é tudo claro, resumindo-se a culpa do Sporting a uma multa de 500 euros.

Como foi possível a decisão da primeira instância não ter percebido que a entrada em campo dos adeptos do Sporting foi apenas para tentar fugir às ameaças físicas de que estavam a ser vítimas? O que se passou não foi na escuridão dos túneis. Foi ao ar livre, sob a luz do sol, estando à vista de todos.

Estou-me perfeitamente nas tintas que nos tenha sido atribuído o título. Não gosto de ganhar assim. Mas também não posso aceitar que seja premiada a arruaça e a selvajaria. Fico portanto contente, muito contente com a decisão do Conselho de Justiça.

Aguardemos agora a justiça dos «túneis», esperando que não demore, para não termos de dizer outra vez daqui a alguns meses:

«Até que enfim!....»

XHITA

O planeta do futebol: Uma pergunta, várias respostas

Por Luís Freitas Lobo

O futebol é, por natureza, um exagero das emoções. Por isso, apaixona tanto. Medir a distância entre o êxito e o fracasso é uma tarefa impossível. Espiritualmente, antes do jogo, Benfica e Braga tinham todas as condições para fazer disparar o talento dos seus jogadores através da confiança com que entravam em campo. Cabe aos treinadores, nesse mundo de exageros (o ideal para os adeptos passarem a semana) perceber as fronteiras desse perigo emocional e devolver a equipa (os jogadores) à «terra táctica». É verdade que a competitividade é algo que se tem ou não se tem (em campo, não condescende com máscaras) mas as suas diferentes formas de expressão táctica (colectivas e individuais) são o segredo para dar critério à perigosa «bomba anímica» com que as equipas entram em campo. Durante a semana, Jesus e Domingos sentiram o seu tic-tac, tic-tac. Ela convidava aos exageros. Emocionais e...tácticos.

Pensemos no concreto. No futebol, como na vida, uma boa decisão, tomada fora do tempo certo, transforma-se facilmente numa... má decisão. Poderá algum dia Fábio Coentrão ser um bom defesa-lateral esquerdo? Em jogos especiais, com a cabeça quase só no ataque, talvez seja um lateral engraçado. E, repare-se bem, escrevi lateral. Não defesa-lateral. De fora, ficou a palavra «defesa». O início para começar a pensar aquela posição. No abstracto táctico e no concreto do jogo, sobretudo quando pela frente surgem um extremo (Alan) um lateral rápido e conflituoso (João Pereira) e um médio para as tabelas (Mossoró). Este trio compõe a asa direita do Braga a atacar. Antes de poder pensar fazer o que faz bem (velocidade nos espaços e criatividade, como mostrara frente ao Nacional) Coentrão tinha de pensar noutros aspectos tácticos da posição. No fundo, tinha de fugir aos exageros tácticos que a emoção provoca. Tinha, no fundo, de ser o que... não é (defesa). A alternativa mais completa? David Luiz. Este território específico da batalha táctica colectiva foi decisivo para, logo no início, deixar uma marca indestrutível no jogo. Uma sucessão de jogadas por esse lado, um livre perigoso, um remate-míssil, um golo. E o jogo estava desequilibrado tacticamente a favor do Braga.

Antes do apito inicial, a pergunta dominante (o valor do Braga, a força do Benfica) era exagerada. Porque é impossível meros 90 minutos à 9.ª jornada ditarem sentenças para o resto do campeonato. No seu final, porém, pressentiam-se várias respostas.

O futebol é um jogo em que, antes de olhar para o adversário, nos obriga a confrontar com a nossa própria equipa, forças e fraquezas. Regressar ao balneário com a sensação de que se ganhou por mérito próprio é o melhor que pode acontecer a uma equipa depois de uma vitória. Uma qualidade espiritual que, à frente do resto do onze bracarense, sentia-se em cada passo (e passe) de Viana. No onze da Luz, coincidem a grandeza com a necessidade de perceber que os territórios tácticos (espaços e seus intérpretes) não são iguais em todos os jogos. E isso muda tudo.

________________________________________________________________________________

A posição de Manu

A transformação de um jogador pode não estar na sua mera mudança de posição, mas sobretudo nos estímulos que ela pode provocar no seu jogo. Porque pode permitir-lhe fazer mais coisas nele. Sucede com Manu no Marítimo. Até há pouco era visto apenas como um ala rápido. Nos últimos jogos, surgiu mais no centro, atrás do ponta-de-lança, com a possibilidade (e missão) de, mais do que só correr, também pensar o jogo, na zona de construção. Por isso, passou a fazer coisas que antes parecia improvável vê-lo fazer. Temporizar, passar e combinar trocas posicionais com Marcinho, na ala. A estrutura do novo Marítimo de Van der Gaag também ajudou. Joga agora em 4x2x3x1 com duplo-pivot (Bruno-Souza) o que fez sair Olberdam do onze, dando a Manu a posição central da segunda linha. Piques mais curtos, a ganhar zonas entre-linhas (entre centrais e pivot adversário) para depois executar com critério. O golão é a imagem que fica, mas no resto do tempo, foi a qualidade dos seus movimentos e toques que mais cativaram nessa sua nova vida táctico-posicional.

________________________________________________________________________________

O 'quarto' do Rio Ave

Sem fazer ruído, o Rio Ave está no 4.º lugar. É a equipa tacticamente mais rigorosa em termos de disciplina posicional dos jogadores. Cada um sabe bem a limitação periférica do espaço e responsabilidade nele. Não vemos trocas posicionais. Por isso se diz ser uma equipa muito posicional. Um estilo que é a base do processo defensivo, sobretudo do triângulo-carraça do meio-campo (Vilas Boas-Wires-Vítor Gomes) muito pressionantes sem bola. No processo ofensivo, porém, sente-se falta de maior mobilidade, ou seja, os jogadores libertarem-se mais das posições. Disfarça com a criatividade um-para-um de Sidney, mas falta Gama surgir mais por dentro e fazer passes verticais para João Tomás O jogador que pode mexer na relação meio-campo e ataque ainda está meio escondido: Adriano. É forte, rápido e objectivo. Mas ainda lhe falta... disciplina posicional. Sem esse rigor, as possibilidades dele desequilibrar o adversário são as mesmas de... desequilibrar a própria equipa quando perde bola. E esse risco, uma equipa pequena não pode correr...

A nova Académica

Ainda segura a lanterna, mas a estreia em casa da Académica de Vilas-Boas, com o Guimarães, mostrou uma equipa bem posicionada e, sobretudo, capaz de à medida que avança no terreno manejar a introdução de diferentes velocidades. A transição não é rápida, mas a bola entra rápido nos avançados. Contradição? Só aparentemente. Vejamos: Em 4x3x3, com o meio-campo em «1x2», quando sai a jogar desde trás, processo no qual o pivot (Nuno Coelho) participa pouco, o passo é lento e o passe curto. A bola entra nos médios mais subidos (Tiero-Cris) e acelera, não através dos jogadores, mas através de passe mais largo que mete a bola nos alas (Sougou-João Ribeiro). Na organização ofensiva, eles metem outra velocidade no jogo. Ora tentam progredir por um lado, ora rodam, e tentam pelo outro, pedindo apoio dos laterais, num processo onde foi interessante ver como o n.º 9 Éder segurava a bola de costas e a jogava. Ainda fez um golo. Duvidava que este jogador pudesse crescer muito, mas este jogo fez-me pensar mudar de ideia...

Atenção a... Pecnik (Nacional)

Não encaixou logo na equipa e nos ritmos do futebol português. O pouco tempo que precisou para o fazer é, porém, um bom indício da sua inteligência como jogador. Falo do esloveno do Nacional, Pecnik. É médio ofensivo, 23 anos, que parece à primeira vista meio pesado, mas que entrando bem na mecânica da equipa, revela depois boa leitura de jogo na hora do passe, colocando-se bem para o receber, e combinação com os colegas do meio-campo e ataque. Está a segurar melhor a bola e tem remate fortíssimo, suficiente para dizer que um bom Nacional esta época, em 4x4x2, terá muito a ver com boas exibições de Pecnik.

Diablo

http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHora_futleevertonmoyesdec_041109_194775.asp

13:19 - Futebol - Liga Europa
Moyes: "O Benfica tem tudo para estar na Liga dos Campeões"
O treinador do Everton, David Moyes, teceu rasgados elogios ao Benfica em conferência de imprensa dada esta quarta-feira. A opinião positiva de Moyes sobre o clube da Luz foi reforçada com a derrota por 1-5 sofrida pelo clube inglês na Luz, há duas semanas, pelo que o técnico considera que os "encarnados" são um clube de Liga dos Campeões.
"Comparo este confronto com o Benfica ao protagonizado com a Fiorentina há uns anos. É uma equipa que neste momento está na Liga Europa mas que tem tudo para estar na Liga dos Campeões", afirmou Moyes na antevisão ao jogo da próxima quinta-feira em Godisson Park.
O técnico prevê grandes dificuldades para a sua equipa, mas considera que o apoio dos adeptos será essencial para que o Everton obtenha um bom resultado: "Queremos fazer um bom jogo, mas vamos precisar de muita ajuda dos adeptos, pois vamos estar a jogar contra uma equipa com muitos bons jogadores".

Sofremos um golo?!? Caraças, se calhar é como a lei deste fim de semana (onde golos marcados a partir de livres laterais não são válidos)...se calhar também já há outra lei em que o Benfica tem de começar todos os jogos com um golo sofrido. Ando mesmo desatento.

nsalta

Citação de: Diablo em 04 de Novembro de 2009, 15:38

O treinador do Everton, David Moyes, teceu rasgados elogios ao Benfica em conferência de imprensa dada esta quarta-feira. A opinião positiva de Moyes sobre o clube da Luz foi reforçada com a derrota por 1-5 sofrida pelo clube inglês na Luz, há duas semanas, pelo que o técnico considera que os "encarnados" são um clube de Liga dos Campeões.
"Comparo este confronto com o Benfica ao protagonizado com a Fiorentina há uns anos. É uma equipa que neste momento está na Liga Europa mas que tem tudo para estar na Liga dos Campeões", afirmou Moyes na antevisão ao jogo da próxima quinta-feira em Godisson Park.
O técnico prevê grandes dificuldades para a sua equipa, mas considera que o apoio dos adeptos será essencial para que o Everton obtenha um bom resultado: "Queremos fazer um bom jogo, mas vamos precisar de muita ajuda dos adeptos, pois vamos estar a jogar contra uma equipa com muitos bons jogadores".

Sofremos um golo?!? Caraças, se calhar é como a lei deste fim de semana (onde golos marcados a partir de livres laterais não são válidos)...se calhar também já há outra lei em que o Benfica tem de começar todos os jogos com um golo sofrido. Ando mesmo desatento.

Estou a ver que não percebes nada de futebol.  :disgust:

patriarca

Citação de: luis.live em 04 de Novembro de 2009, 10:44
Citação de: Corrosivo em 04 de Novembro de 2009, 10:43
Citação de: Di Nes em 04 de Novembro de 2009, 10:41
Citação de: FlyMan em 04 de Novembro de 2009, 03:27

pelo aspecto do cabelo do JEB dá a ideia que ele não dorme há muitos dias

Realmente o Leslie Nielsen está aí um pouco despenteado

cotonete!!!! :metal:

Não passa de uma "marionete"  com étilicaerva em excesso.

a13263

Citação de: nsalta em 04 de Novembro de 2009, 15:45

Estou a ver que não percebes nada de futebol.  :disgust:

... de futebol português.  ::)

Ríkurveomál

É só para avisar que de fonte segura segundo um membro da equipa tecnica que não divulgo o nome. Os jogadores e equipa tecnica foram corridos ao biqueiro para os balnearios por jogadores , treinadores e sobretudo seguranças de Braga

peta

Citação de: Ríkurveomál em 04 de Novembro de 2009, 17:11
É só para avisar que de fonte segura segundo um membro da equipa tecnica que não divulgo o nome. Os jogadores e equipa tecnica foram corridos ao biqueiro para os balnearios por jogadores , treinadores e sobretudo seguranças de Braga

e novidades?

FILO64

Citação de: peta em 04 de Novembro de 2009, 17:15
Citação de: Ríkurveomál em 04 de Novembro de 2009, 17:11

e novidades?

Andas aqui so a meter petas a esses gajos !!!

LMAB89

começo a ver as lagartixas muito nervosas com o jogo em alvalade contra nós. tenho amigos ferrenhos lagartos  que assumem que prevêem uma desgraça .. espero que tenham razão!

magic_maker

Citação de: LMAB89 em 04 de Novembro de 2009, 17:21
começo a ver as lagartixas muito nervosas com o jogo em alvalade contra nós. tenho amigos ferrenhos lagartos  que assumem que prevêem uma desgraça .. espero que tenham razão!

No fórum deles falam em salvação, dizem que só assim é que correm com o Paulo Bento, dizem que já deviam ter jogado connosco há 3 ou 4 jornadas atrás porque assim o Forever já tinha sido corrido..

nsalta

Eu não confio em lagartos. É sempre de desconfiar quando dizem que querem perder contra o Benfica quando é precisamente esse jogo o jogo da vida do zmerding.

Podem ter a certeza que eles até vão comer a relva.

leo maravilha

13:19 - Futebol - Liga EuropaMoyes: "O Benfica tem tudo para estar na Liga dos Campeões"
O treinador do Everton, David Moyes, teceu rasgados elogios ao Benfica em conferência de imprensa dada esta quarta-feira. A opinião positiva de Moyes sobre o clube da Luz foi reforçada com a derrota por 1-5[/]
sofrida pelo clube inglês na Luz, há duas semanas, pelo que o técnico considera que os "encarnados" são um clube de Liga dos Campeões.

da se mais valor ao benfica na inglaterra do que aqui
aqui o que intressa e saber quanto ganham os manda chuvas ou que o benfica ta em falencia e bla bla bla
talvez se fossem os corruptos a dar 5 ao everton ja toda a gente dizia que foi um resultado historico e nao se calavam durante uma semana
como foi o benfica que neste caso estava a representar portugal tentaram desvalorizar a grande vitoria dizendo que os homens tinham 6 ou7 lesionados que nao era o verdadeiro everton e mais incrivel que eles ate contaram jogadores que nao podia jogar devido a nao tarem escritos como indesponiveis por lesao
o nosso benfica e um alvo a abater se nao formos la com o futebol que eu vejo as equipas a apresentarem entao nao sei quando vamos
o benfica e de longe a melhor equipa deste campeonato se nao houver incidentes estranhos duvido que alguma equipa portuguesa nos consiga ganhar e claro que vai haver jogos que nao vamos estar tao bem mas mesmo jogando uns furos abaixo temos futebol para ganhar a praticamente todos