As Finanças do Benfica

T1n0_SLB

NaharPT, tu lês os R&C, lês os balanços anuais? Percebes o que la é escrito?
Sabes porque tivemos de oferecer o David Luiz em Janeiro?

VodkaBoy

Citação de: MALU15 em 06 de Outubro de 2011, 15:38
Citação de: VodkaBoy em 06 de Outubro de 2011, 15:28
Citação de: T1n0_SLB em 06 de Outubro de 2011, 15:14
Citação de: NaharPT em 06 de Outubro de 2011, 15:13
Citação de: VodkaBoy em 06 de Outubro de 2011, 15:06
Citação de: NaharPT em 06 de Outubro de 2011, 13:56
Citação de: T1n0_SLB em 06 de Outubro de 2011, 13:55
-Em 7 anos e meio quadriplicamos de dimensão? EM que baseias para dizer tal coisa?

Volume de activo/passivo.
E falso que tenhamos crescido dessa forma.

O que cresceu foi a SAD, com o consequente prejuizo (de crescimento) do clube.

Vê os números e faz as contas.

O Clube não decresceu na dimensão que a SAD cresceu. Nem por sombras.

Sabes quela é o activo do clube neste momento? 15M
Achas? mete la mais dois zeros a frente disso. O clube esta optimo...
Não pode ser. A 30.06.10 era de 58 Milhões Euros.

Ja procurei pelo documento relativo ao R&C do clube, mas de momento ainda nao o encontrei..

O que li na imprensa foi isto.
Citação
Assim sendo, os activos passaram de 17 498 572 euros para 15 565 841 euros (menos 11%), ao passo que o passivo total foi reduzido em cerca de cinco % para 99 312 450 euros, isto face aos 104 518 490 euros verificados anteriormente.

NaharPT

Citação de: VodkaBoy em 06 de Outubro de 2011, 15:27
Citação de: NaharPT em 06 de Outubro de 2011, 15:00
Factos concretos:

Pegando nos ultimos dados da tabela que aqui tem sido colocada, e tomando-os como bons, em que número (ou parte de número) que lá está é que as nossas contas estão "péssimas", "uma calamidade", ou a "um passo do abismo"?!

É que, sinceramente, gostava de perceber.

(e peço que se analise a última linha de números, ou se se quiser os resultados mais recentes, que são os que interessam...)

Temos um passivo/activo equilibrado, apesar da forte politica de investimento? Temos.
Temos resultados operacionais (no ultimo periodo) positivos? Temos.
Dependemos de se a bola vai à trave ou se o xô árbitro papou fruta a mais? Claro que dependemos!!
Cada resultado de cada periodo é fruto, em grande medida, dessa bola e desse árbitro? É. Mas de que clube é que não é, ora digam-me lá...

É que as vezes, e muito sinceramente, não se percebe o que se critica aqui... e mais... não se percebe como é que se faria diferente, tendo melhores resultados (ou, vah, pelo menos os mesmos...)
Acho deveras elucidativo que nao vejas a velocidade vertiginosa a que se consomem os recursos disponiveis. Ja reparaste bem que a entrada do estadio na SAD deu-se quando tinhamos capitais proprios negativos? E que no final de 2010/2011 - segundo dados fornecidos pelo Benfica, vamos estar a beira de capitais proprios negativos OUTRA VEZ, apenas 2 anos depois da referida operacao?

Nao consegues ver a subida vertiginosa das remuneracoes com o futebol? Quase que duplicaram em 6 anos.
Nao reparas que damos prejuizo em quase todos os exercicios, mas estamos bem porque a tendencia e de descida dos prejuizos... pois ate vir um ano em que o prejuizo e de 20M (ou perto disso)...

E agora ja nao ha estadio para maquilhar as contas...

COnsigo ver isso tudo que dizes.

Já tive oportunidade de o enquadrar antes.

Se não te queres dar ao trabalho de ler, também não me parece que me dê ao trabalho de te responder directamente.

NaharPT

Citação de: T1n0_SLB em 06 de Outubro de 2011, 15:41
NaharPT, tu lês os R&C, lês os balanços anuais? Percebes o que la é escrito?
Sabes porque tivemos de oferecer o David Luiz em Janeiro?

Sim.
Sim.
Sim.
Faço uma ideia, sim.

MALU15

Citação de: VodkaBoy em 06 de Outubro de 2011, 15:45
Citação de: MALU15 em 06 de Outubro de 2011, 15:38
Citação de: VodkaBoy em 06 de Outubro de 2011, 15:28
Citação de: T1n0_SLB em 06 de Outubro de 2011, 15:14
Citação de: NaharPT em 06 de Outubro de 2011, 15:13
Citação de: VodkaBoy em 06 de Outubro de 2011, 15:06
Citação de: NaharPT em 06 de Outubro de 2011, 13:56
Citação de: T1n0_SLB em 06 de Outubro de 2011, 13:55
-Em 7 anos e meio quadriplicamos de dimensão? EM que baseias para dizer tal coisa?

Volume de activo/passivo.
E falso que tenhamos crescido dessa forma.

O que cresceu foi a SAD, com o consequente prejuizo (de crescimento) do clube.

Vê os números e faz as contas.

O Clube não decresceu na dimensão que a SAD cresceu. Nem por sombras.

Sabes quela é o activo do clube neste momento? 15M
Achas? mete la mais dois zeros a frente disso. O clube esta optimo...
Não pode ser. A 30.06.10 era de 58 Milhões Euros.

Ja procurei pelo documento relativo ao R&C do clube, mas de momento ainda nao o encontrei..

O que li na imprensa foi isto.
Citação
Assim sendo, os activos passaram de 17 498 572 euros para 15 565 841 euros (menos 11%), ao passo que o passivo total foi reduzido em cerca de cinco % para 99 312 450 euros, isto face aos 104 518 490 euros verificados anteriormente.

Então assim o nº do Tino está correcto e não precisa de mais 2 zeros.
Eu tambem ainda não vi o R&C, mas pelos nºs que dizes e pela novidade que sei que existiu neste exercício em termos de apresentação de contas, que foi a aplicação do método da equivalência patrimonial para valorizar as participações financeiras, esses valores dos 15 milhões fazem sentido.

ANTI OSGAS

Acho que mais importante que o, eventual, extremar de posições, por parte das facções pró e contra "As finanças do BENFICA", será uma análise honesta e real do actual estado das mesmas.

Tenho reparado que alguns users deste fórum, apresentam conhecimentos bastante válidos para uma "desmistificação" das contas do nosso CLUBE.

Temos pois uma oportunidade, com o contributo de todos, para conhecermos a posição económico/financeira real do BENFICA.

Quem sabe sugerir a criação de 3 sub-tópicos: Activo, Passivo e Tesouraria?

Mas mais importante que qualquer sugestão, será sempre a acção dos BENFIQUISTAS.

Viva ao BENFICA.

VodkaBoy

NaharPt,
Sinceramente nao consigo perceber, como e que podes enquadrar estes numeros numa prespectiva positiva. A serio que nao.

E que por mais que olhe para os R&C vejo apenas uma grande similaridade em todos eles: Aumento de gastos e resultados negativos.
Por vezes aumentamos as receitas e com a venda de um ou outro jogador atenuamos o prejuizo que temos.

VodkaBoy

Citação de: MALU15 em 06 de Outubro de 2011, 15:51
Citação de: VodkaBoy em 06 de Outubro de 2011, 15:45......
Então assim o nº do Tino está correcto e não precisa de mais 2 zeros.
Eu tambem ainda não vi o R&C, mas pelos nºs que dizes e pela novidade que sei que existiu neste exercício em termos de apresentação de contas, que foi a aplicação do método da equivalência patrimonial para valorizar as participações financeiras, esses valores dos 15 milhões fazem sentido.

Obviamente, isso dos 2 zeros foi ironia.

NaharPT

Citação de: VodkaBoy em 06 de Outubro de 2011, 16:01
NaharPt,
Sinceramente nao consigo perceber, como e que podes enquadrar estes numeros numa prespectiva positiva. A serio que nao.

E que por mais que olhe para os R&C vejo apenas uma grande similaridade em todos eles: Aumento de gastos e resultados negativos.
Por vezes aumentamos as receitas e com a venda de um ou outro jogador atenuamos o prejuizo que temos.

Porque eles são globalmente ainda positivos.
Conjunturalmente, já o disse, não podemos manter este rumo.
Também já disse que a conjuntura vai melhorar, renegociação dos direitos TV.

Eu não analiso uma empresa pelo somatório dos seus resultados liquidos.
Nem acho que ninguém o deva fazer.
(não quer dizer que não seja um indicador relevante).

MALU15

Citação de: ANTI OSGAS em 06 de Outubro de 2011, 16:00
Acho que mais importante que o, eventual, extremar de posições, por parte das facções pró e contra "As finanças do BENFICA", será uma análise honesta e real do actual estado das mesmas.

Tenho reparado que alguns users deste fórum, apresentam conhecimentos bastante válidos para uma "desmistificação" das contas do nosso CLUBE.

Temos pois uma oportunidade, com o contributo de todos, para conhecermos a posição económico/financeira real do BENFICA.

Quem sabe sugerir a criação de 3 sub-tópicos: Activo, Passivo e Tesouraria?

Mas mais importante que qualquer sugestão, será sempre a acção dos BENFIQUISTAS.

Viva ao BENFICA.

Mas as contas do nosso clube ( leia-se SAD) não precisam de ser desmistificadas. Elas são clarinhas como água, e nunca foram tão bem apresentadas como agora.
Isto não invalida que elas possam ter várias leituras, como tudo na vida, em função dos pressupostos que forem considerados e das visões mais pessimistas ou mais optimistas que possamos ter.

VodkaBoy

Citação de: NaharPT em 06 de Outubro de 2011, 16:09
NaharPt,

Ja estamos a chegar a algum lado vejo.
Agora ja dizes que nao podemos manter este rumo, o que pressuponho que indique que nao estas satisfeito com o rumo actual...

NaharPT

Citação de: VodkaBoy em 06 de Outubro de 2011, 16:22
NaharPt,

Agora ja dizes que nao podemos manter este rumo, o que pressuponho que indique que nao estas satisfeito com o rumo actual...

Mas eu ja tinha dito isso antes. Se a conjuntura não se alterar, não podemos manter este rumo.

Mas a conjuntura vai alterar-se.
Tou farto de repetir o mesmo.

(e, não obstante este rumo, as contas ainda estão bem. é o que tenho dito.)

T1n0_SLB

Citação de: NaharPT em 06 de Outubro de 2011, 16:34
Citação de: VodkaBoy em 06 de Outubro de 2011, 16:22
NaharPt,

Mas eu ja tinha dito isso antes. Se a conjuntura não se alterar, não podemos manter este rumo.

Mas a conjuntura vai alterar-se.
Tou farto de repetir o mesmo.

(e, não obstante este rumo, as contas ainda estão bem. é o que tenho dito.)
Vai alterar-se? em que baseias par dizer isso?

VodkaBoy

NaharPT:

A tendencia e a conjuntura actual agravar-se durante os proximos 3-4 anos pelo menos.

Achas tempo suficiente para aguentar o barco sem mudar o rumo?

Americano69

Para mim é verdadeiramente chocante como alguém pode ver algo de positivo nas contas.

Duma forma muito simples, a SAD tem um capital social de 115 milhões. Ou seja supostamente os nossos activos deveriam valer mais 115 milhões que os nossos passivos.
Em 10 anos esfumaram-se quase 113 milhões desse capital social. Mesmo admitindo que há activos subavaliados (e outros sobreavaliados, na minha opinião), alguém acredita sinceramente que se o Benfica tivesse que converter os seus activos em monetários para liquidar os passivos "sobravam" 115 milhões??? Eu duvido sinceramente que eles paguem sequer os passivos, quanto mais sobrar.
Ou seja, voltando ao início, se imaginassem alguém que constituíu uma empresa e meteu lá 115 milhõs de euros neste momento não só não conseguia recuperar esses 115 como dificilmente, na minha opinião, conseguiria recuperar um cêntimo sequer.

Isto é muito simples, imaginem que compram uma casa por 200 mil, em que 100 são emprestados por um banco e 100 são do vosso mealheiro. Passados 10 (sem inflação, depreciação, etc.) anos a viver lá, e num exemplo meramente teórico, imaginem que pagararam 20 mil ao banco estando a dever 80.
O que seriam contas positivas? Vender a casa por mais de 180, pagar os 80 ao banco, e ficar com mais capital do que tinham no início.
O que seriam contas "neutras"? Vender a casa por 180, pagar os 80 ao banco, e ficarem com os vossos 100 que tinham.
O que chamariam a conseguir vender a casa por 80, ou 85, ou 75, pagando apenas ao banco e sobrando pouquíssimo capital ou ainda faltando algum? Eu chamo-lhe estar à beira da falência, mas se há quem chame isto de contas positivas é uma perspectiva que também na minha humilde opinião resulta apenas duma tentativa desesperada de maquilhar o que é óbvio.