As Finanças do Benfica

Slb23

Malu que leitura fazes do estado das nossas contas?

lonstrup

eu percebo maldini.

eu até digo que o benfica devia tentar fazer todas as épocas um valor em vendas semelhante ao que pagou em juros e serviços de divida nessa época.

e parando de imediato com a contratação de atletas.

e as vendas deviam vir de vendas de 2ªlinhas, era aqui que a equipa B e a prospecção entravam.

PAslb

Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 16:32
Citação de: PAslb em 05 de Novembro de 2013, 16:20
Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 16:16
basicamente não temos capacidade para reduzir a nossa dívida, nem o serviço de dívida que temos.

não conseguimos resolver empréstimos, têm de ser sempre renovados.

não temos capacidade para gerar recursos suficientes para cobrir as nossas despesas de forma consecutiva, acumulando prejuizos.

a nossa estrutura de receitas não consegue cobrir a nossa estruturas de custos.

as receitas aumentam mas as despesas aumentam mais.

é uma situação que só vai sobrevivendo devido a empréstimos e mais empréstimos.

estamos em modo fuga para a frente.

há a esperança que com a benfica tv e os direitos tv as receitas aumentem. mas comparadas com o aumento dos custos, compensarão?
Será que vão aumentar o esperado?
Eu acho que não e a montanha vai parir um rato.
Não façamos futurologia...  :whistle2:
Não é Futurologia, chama-se realismo!
Se estamos a atravessar um grande crise económica, como é que vão atingir aqueles objetivos? Mesmo em receitas publicitárias as coisas não vão atingir o esperado.

VodkaBoy

Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 16:29
Citação de: Maldini em 05 de Novembro de 2013, 16:21
Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 16:18
Citação de: Maldini em 05 de Novembro de 2013, 16:11

Com mais ou menos contas e formas de contabilizar a realidade final é esta:

450 milhões de passivo ... caiptais próprios inferiores ao ativo ... divida financeira de curto prazo nos 200 milhões ... isso sim ...
No caso da divida de curto prazo não é bem assim, pois a administração da SAD já está a prever que cerca de 130M€ seja re-negociado para o passivo não corrente. O que não deixa de ser deveras preocupante.

Mais preocupante é no entanto pensar que esse re-negociamento (provavelmente através de mais empréstimos) cause um aumento nos quase inacreditáveis 17.634.200€ que pagámos de juros na época passada.

Para mim a gestão era simples de fazer ....

Vender ativos ... jogadores ... abater na divida diretamente e a totalidade dos proveitos ...

Com os proveitos (sem venda de jogadores) pagar custos correntes ... sem aumentar a divida ...

Chame-lhe o que quiserem ... mas perante esses números é o futuro do Benfica que está em causa ...
o problema é que esse dinheiro das vendas não é bem nosso.

só vendemos por determinados valores se garantirmos a quem nos dá acesso a esses negócios que depois gastamos grande parte desse dinheiro em aquisições.

está tudo inflacionado, receitas e compras, de modo a dar a ideia que há muito dinheiro a correr, para assim ser elegível para certos empréstimos dos bancos.
Vê o exemplo do Sporting...
Tiveram de ir ao fundo, mas tomaram as decisões certas em relação aos bancos e aos empresários...

lonstrup

vodkaboy

eu gosto mais de pensar em decisões e aquilo que pode ser o melhor para nós, do que necessáriamente estar a recolher exemplos nos outros clubes.

simplesmente não conhece a realidade deles para saber se tomaram decisões certas ou erradas.

MALU15

Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 16:31
Citação de: MALU15 em 05 de Novembro de 2013, 16:28
Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 16:19
já agora malu , sem querer chatear:

quando a sad apresenta um prejuizo de 11 milhões, qual o peso disso através do MEP no relatorio e contas do clube?
De forma directa e indirecta (parte da SGPS) contribui para um resultado negativo do clube de natureza financeira correspondente aos 63,64% detidos sobre os 11M e ainda um resultado negativo adicional extraordinário correspondente aos 63,64% do valor dos capitais próprios negativos detidos pela SAD.
então quando nas assembleias nos dizem para ignorarmos o mep e nos cingirmos aos resultados operacionais, estão efectivamente a tentar enfiar-nos a carapuça.
Quando estamos a falar do clube é um pouco verdade. Ou seja as contas do clube têm sempre duas leituras: uma sem aplicação do MEP e outra com apliacação do MEP que passou a ser obrigatório. Sem MEP os resultados traduzem só as actividades do clube, com MEP passou-se a ter apenas mais uma visão financeira global dum suposto Grupo (constituído pelo clube e SAD) que na prática não existe porque nunca há uma consolidação integral de todo Grupo Benfica, pois o clube como IUP nunca vai consolidar contas nos termos do CSC.

VodkaBoy

Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 16:41
vodkaboy

eu gosto mais de pensar em decisões e aquilo que pode ser o melhor para nós, do que necessáriamente estar a recolher exemplos nos outros clubes.

simplesmente não conhece a realidade deles para saber se tomaram decisões certas ou erradas.
Acho que já todos viram que a nossa dependência dos bancos e dos empresários não nos vai levar a bom porto...

E olha que não acho mal nenhum em olhar para o que de bom os outros fazem. Para quê inventar a roda outra vez?

PAslb

Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 16:45
vodkaboy

Acho que já todos viram que a nossa dependência dos bancos e dos empresários não nos vai levar a bom porto...

E olha que não acho mal nenhum em olhar para o que de bom os outros fazem. Para quê inventar a roda outra vez?
Mas é preciso levar em conta que são realidades completamente diferentes!
Em Portugal não aprendemos nada.

Aguia_Rea1

não se percam nos pormenores contabilisticos, a realidade que interessa analisar é a da gestão e é ai que está o problema.

O clube tem auditorias regulares á contabilidade, mas o que fazia mesmo falta era uma auditoria de gestão, ai sim se descobria muita porcaria que anda debaixo do tapete O0

VodkaBoy

Citação de: PAslb em 05 de Novembro de 2013, 16:47
vodkaboy

Realidades completamente diferentes? Só se for na escala dos valores de que falamos...
Não percebo porque dizes que não aprendemos nada em Portugal...

PAslb

Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 16:52
vodkaboy

Realidades completamente diferentes? Só se for na escala dos valores de que falamos...
Vamos aprender com quem?
Com os porcos que dão o dinheiro a ganhar a 3 ou 4 empresários, ou com os lagartos que têm de comprar 5 ou 6 jogadores a custo zero para acertarem em 1 ou 2?
O problema do Benfica está na quantidade de aquisições e isso tem servido para movimentar dinheiro e nesse aspeto concordo com o Lons.

MALU15

Citação de: Slb23 em 05 de Novembro de 2013, 16:35
Malu que leitura fazes do estado das nossas contas?
Tenho a minha visão, a qual por sua vez pode ter várias leituras, onde tambem podem entrar com vários pressupostos. Os números só por si não nos devem assustar, é preciso fazer um split das principais rubricas e actuar sobre aquelas que são geradoras de maiores preocupações (passivo remunerado, escalonamento das exigibilidades, crescimento de receitas, decréscimo de custos, capital detido pelo clube na SAD, ...).
Pessoalmente estou convencido que o prolongar da crise nacional vai obrigar pela certa à tomada de medidas para que a situação não se agrave e possa começar a ser revertida, e é urgente que isso aconteça.

VodkaBoy

Citação de: PAslb em 05 de Novembro de 2013, 17:00
vodkaboy

Vamos aprender com quem?
Com os porcos que dão o dinheiro a ganhar a 3 ou 4 empresários, ou com os lagartos que têm de comprar 5 ou 6 jogadores a custo zero para acertarem em 1 ou 2?
O problema do Benfica está na quantidade de aquisições e isso tem servido para movimentar dinheiro e nesse aspeto concordo com o Lons.
Portugal resume-se ao Porto e ao Sporting?

No caso do Sporting que referi, o Bruno de Carvalho fez um ultimato aos bancos e eles claro que baixaram a bola...
Fez um ultimato aos vários empresários que se movimentavam às custas do clube e vê lá o que aconteceu...

Aguia_Rea1

Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 17:04

No caso do Sporting que referi, o Bruno de Carvalho fez um ultimato aos bancos e eles claro que baixaram a bola...
Fez um ultimato aos vários empresários que se movimentavam às custas do clube e vê lá o que aconteceu...

não foi nenhum ultimato, foi uma negociação. Os bancos não queriam perder o dinheiro, mas também não aceitaram tudo sem restrições, neste momento o sporting vive sob uma troika de bancos e não pode tomar decisões sem os consultar, tal e qual como o pais.

PAslb

Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 17:04
Citação de: PAslb em 05 de Novembro de 2013, 17:00
vodkaboy

Vamos aprender com quem?

E não percebes porquê?
Porque os bancos tinham 2 opções: Ou baixavam a bolinha, ou os lagartos faliam, é tão simples quanto isso?
Queres o mesmo para o Benfica?
O problema do Benfica não têm sido os bancos, bem pelo contrário, eles têm pago todos os desvarios do NGL, no caso dos lagartos, os bancos ameaçaram fechar a torneira.