Bernardo Silva

Médio, 31 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 3 jogos (31 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 38 jogos, 7 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

Slb23

Citação de: andre_04_SLB em 29 de Maio de 2014, 14:41
Já agora... o que é talento?
O talento é algo inato, ou tens ou não tens, podes aperfeiçoar mas não podes ganhar isso.

andre_04_SLB

Gosto da discussão.

Já agora Slb23, e não dizendo que concordo ou não com o que disseste, o CR7 tornou-se menos talentoso ao longo da carreira? Visto ter-se tornado um jogador menos "habilidoso"? O Quaresma é um talento? O Ramires já não é um talento?

Slb23

Citação de: andre_04_SLB em 29 de Maio de 2014, 15:04
Gosto da discussão.

Já agora Slb23, e não dizendo que concordo ou não com o que disseste, o CR7 tornou-se menos talentoso ao longo da carreira? Visto ter-se tornado um jogador menos "habilidoso"? O Quaresma é um talento? O Ramires já não é um talento?
Não, o talento do Ronaldo continua lá e desenvolveu e aperfeiçoou outras caracteristicas que o tornaram menos vistoso e mais eficaz.

O Quaresma é um talento, obviamente que é, tecnicamente é um prodigio mas a cabeça não o deixou dar o passo seguinte.

O Ramires é um talento, tem caracteristicas únicas no mundo do futebol atual.

O talento não tem de ser só a parte tecnica, tem de englobar também a leitura de jogo, a compreensão, a capacidade fisica, de desarme e de finalização.

Fernando Ferreira

O Quaresma é um talento. Outra característica importante do talento é dar soluções das quais não estamos à espera e nas quais não tínhamos sequer pensado. É a criatividade que falava há pouco. O Ramires está muito longe de ser um talento.

Slb23

Já agora para mim o Ronaldo é o jogador mais completo do futebol atual, é o jogador que é mais equilibrado em todos os aspetos.

MonstroDasCuecasRotas

Talento para ser futebolista não é apenas ser criativo ou imprevisível, metam isso na cabeça. Maxi Pereira por exemplo tem um enorme talento para ser futebolista, mesmo se não tem talento nenhum para ser jogador da bola. O Enzo é um talento do futebol, não é um talento da bola. Luisão tem um grande talento em termos defensivos, pois lê o jogo como poucos e no entanto não tem talento nenhum no sentido de criatividade/imprevisibilidade. Há inúmeros jogadores com grande talento para a bola, que nunca forma grandes jogadores e não foi por questões de cabeça, mas porque lhes faltava outros talentos: atléticos e intelectuais no sentido de leitura de jogo. Talento é tudo isso. O Markovic pode não ter o talento em espaços curtos que tem o Bernardo, mas tem um talento para desequilibrar, para pensar e executar em velocidade muito especiais. Há inúmeros talentos dentro de um jogo de futebol. O Moutinho, por exemplo, nunca foi um talento no sentido criativo do termo, mas sempre foi um talento ao nível atlético e da concentração.
Falar em Ronaldo, por exemplo,  é inevitável nestas conversas. Não tem a leitura de jogo de Iniesta ou Messi no passe, mas como se pode desvalorizar todos os outros talentos que tem? Ler o espaço vazio em desmarcação como ele faz não só é um talento como é o mais talentoso a fazê-lo. Não conta no futebol? Conta e não é pouco. O talento técnico em tudo o que seja finalização não é talento porquê? Porque não nos apetece que seja? Se não fosse um talento, toda a gente o tinha.

Já estamos fartos de conversas deste tipo noutro tópico, mas vai dar sempre ao mesmo, uns a delimitar a noção de talento às características que mais lhes agradam, outros a tentar alargar a noção.

Bernardo é um mega talento técnico, não em tudo ainda assim, e um não-talento ao nível atlético. Se fosse um talento atlético já era titular da A.

André Sousa

Ou seja, Maxi, Binya, Quaresma, Markovic e Bernardo têm todos talento.

Aquele tipo é um talento atlético. Não, nada disso. É um talento mental. Ou será um talento da leitura de jogo? Hmmm...

Parece a questão de ontem, sobre técnica.

MonstroDasCuecasRotas

Ter apenas talento atlético não chega, André. Tal como o inverso também não chega se não o Bernardo já era titular da A. Para mim o atleticismo é um talento. Ou será que por exemplo  o Bolt não nasceu com um talento?

Rikhart

Não consigo compreender a dúvida que tanta e tanta gente tem sobre as capacidades atléticas do Bernardo...

Ele aos 90 e tal minutos dos jogos anda a fazer piscinas de baliza a baliza. Tem uma resistência física muito boa. Tem velocidade e explosão a níveis muito altos. Tem uma agilidade fantástica.

O futebol não é luta greco romana! Nos desportos de combate é que precisas de ter força muscular para atirar os outros ao chão, etc...

No futebol marcam-se faltas.

André Sousa

Por esse prisma qualquer jogador tem talento.

O Bolt nasceu com um talento inato enorme para potenciar. Mas para o atletismo. Eu estou a falar de futebol. E ninguém diz que X tem talento porque é muito rápido. O Odonkor, portanto, era imensamente talentoso.

Não compliquem o que é simples.

Anyway, estou no tapatalk, não da muito jeito escrever algo mais extenso.

Machibombo

Citação de: André Sousa em 29 de Maio de 2014, 16:48

O Bolt nasceu com um talento inato enorme para potenciar. Mas para o atletismo. Eu estou a falar de futebol. E ninguém diz que X tem talento porque é muito rápido. O Odonkor, portanto, era imensamente talentoso.

Talento significa valor basicamente...logo o Quintero ou o Bernardo têm menos talento ( imediato) que o Markovic. Isto para mim. Tu dás outro significado à expressão ter talento...

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: André Sousa em 29 de Maio de 2014, 16:48

Pois, para o futebol, além do atleticismo são necessários outros talentos. Mas continuam a ser necessários todos, atleticismo incluído. E como é óbvio não estou a dizer que uma coisa chega. O Maxi se hoje é titular de uma equipa como o Benfica e se fez a carreira que fez não é de certeza porque tem um talento para a bola... A questão é que eu digo que fez a carreira que fez porque tem outros talentos dentro dos talentos que um futebolista pode ter. Tu dirás que não tem talento nenhum já que não é talentoso nas coisas que tu delimitas como talento. Porque é que eu acho que o Markovic é um talento superior ao Quintero? Porque o futebol vai para além daquilo em que o Quintero é talentoso. E mesmo naquilo em que o Quintero é talentoso, o Markovic também não é rebo nenhum...

Isto no fundo é tudo uma questão de semântica, não passa disso. Se talento para ser futebolista fosse apenas aquilo que o Bernardo e Quintero têm,o Maxi nunca seria um futebolista de alto nível. E por mim também fecho a conversa.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: Rikhart em 29 de Maio de 2014, 16:47
Não consigo compreender a dúvida que tanta e tanta gente tem sobre as capacidades atléticas do Bernardo...

Ele aos 90 e tal minutos dos jogos anda a fazer piscinas de baliza a baliza. Tem uma resistência física muito boa. Tem velocidade e explosão a níveis muito altos. Tem uma agilidade fantástica.

O futebol não é luta greco romana! Nos desportos de combate é que precisas de ter força muscular para atirar os outros ao chão, etc...

Se Bernardo vier a ser um jogador de classe mundial não será de certeza pelas sua extraordinária capacidade física, é só isso. Eu também acho que tem os mínimos para ser um grande jogador, mas se fosse um bocadinho mais bicho não seria pior jogador por isso.

J_PN

Talento para muitos é ter muita técnica. Parece-me muito simplista essa visão.

Rikhart

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 29 de Maio de 2014, 17:01
Citação de: Rikhart em 29 de Maio de 2014, 16:47

Se Bernardo vier a ser um jogador de classe mundial não será de certeza pelas sua extraordinária capacidade física, é só isso. Eu também acho que tem os mínimos para ser um grande jogador, mas se fosse um bocadinho mais bicho não seria pior jogador por isso.

Tem tempo para engrossar, está com 19 anos.