As melhores fotografias da história do Benfica

pcssousa

Nos anos 60 as noites europeias eram escaldantes para os lados da Luz...

RedVC

Citação de: pcssousa em 24 de Novembro de 2014, 00:01
Em 1965, há quase 50 anos, o Benfica tinha expostos muitos mais troféus que hoje em dia. Mais do quádruplo... Outros tempos

Deixo uma imagem da modesta sala de troféus da Rua Jardim do Regedor datada desse ano:

Não conhecia essa fotografia. Conhecia outras. Essa no entanto é uma fotografia fantástica. Um mar de troféus a quase "submergir" esse colaborador do nosso clube. É claro que nos dias de hoje esse modelo está ultrapassado. Colocava problemas de organização, contextualização, e conservação. A esse propósito fiquei vivamente impressionado pelo trabalho que está a ser feito nos bastidores do museu, no departamento de restauro e conservação (não sei se é este o nome). Muita coisa se terá perdido e danificado nesses dias em que muitos troféus estiveram amontoados. Nem sempre o clube teve sequer essa exibição que a fotografia documenta. Agora mesmo que seja incorrecto sobre os pontos de vista que atrás enumerei ainda assim quantos de nós não gostariam de ter uns minutinhos assim com esse contacto directo, nesse mar de troféus, com a magnificiência da história inigualável do nosso Glorioso. Lindo!

pcssousa

No filme "Eusébio, Pantera Negra", em que Eusébio desempenha o próprio papel, há uma passagem em que ele visita, na companhia de Flora, essa mesma sala de troféus. É uma muito bonita filmagem a cores e, creio que o dito filme até está no youtube, dividido em duas ou três partes.

Eu visitei a dita sala de troféus nos anos 80. A primeira vez que lá entrei foi inesquecível para  uma criança pequena como eu... tudo era tão grande, gigantesco. Nessa altura já o n de troféus se aproximaria dos 10 mil. Era avassalador! A coisa mais bonita que vi até hoje, e olhem que já vi muitas coisas.

Um dia seria interessante o Benfica fazer uma sala de troféus anexa ao Museu, de forma a que todos os nossos troféus possam estar expostos. Todos os 22 mil e qualquer coisa.

pcssousa

Vejam o referido filme, de 1973:

https://www.youtube.com/watch?v=RxSC4_19JpY

A partir dos 47:14 pode-se contemplar a nossa antiga sala de troféus.

Elvis the Pelvis

Citação de: RedVC em 24 de Novembro de 2014, 00:08
Citação de: pcssousa em 24 de Novembro de 2014, 00:01
Em 1965, há quase 50 anos, o Benfica tinha expostos muitos mais troféus que hoje em dia. Mais do quádruplo... Outros tempos

Deixo uma imagem da modesta sala de troféus da Rua Jardim do Regedor datada desse ano:

Não conhecia essa fotografia. Conhecia outras. Essa no entanto é uma fotografia fantástica. Um mar de troféus a quase "submergir" esse colaborador do nosso clube. É claro que nos dias de hoje esse modelo está ultrapassado. Colocava problemas de organização, contextualização, e conservação. A esse propósito fiquei vivamente impressionado pelo trabalho que está a ser feito nos bastidores do museu, no departamento de restauro e conservação (não sei se é este o nome). Muita coisa se terá perdido e danificado nesses dias em que muitos troféus estiveram amontoados. Nem sempre o clube teve sequer essa exibição que a fotografia documenta. Agora mesmo que seja incorrecto sobre os pontos de vista que atrás enumerei ainda assim quantos de nós não gostariam de ter uns minutinhos assim com esse contacto directo, nesse mar de troféus, com a magnificiência da história inigualável do nosso Glorioso. Lindo!

Também já visitei a sede do Benfica na Rua do Regedor, fica ao pé da Casa do Alentejo e do Coliseu. Uma pena que tenham "tão poucos" expostos no Cosme Damião.

SB

Por que levantou o José Águas a taça em 1961 e o Costa Pereira em 1962, tendo os dois jogado em ambas as finais?

Elvis the Pelvis

Não foi o José Águas a levantá-la nas duas ocasiões? Tenho ideia que sim.

SB

Citação de: Elvis the Pelvis em 24 de Novembro de 2014, 02:55
Não foi o José Águas a levantá-la nas duas ocasiões? Tenho ideia que sim.

Não.

Em 1962 foi o Costa Pereira.

Elvis the Pelvis

É estranho, quando o José Águas era o capitão.

Elvis the Pelvis

Olha, estamos sempre a aprender.  ;D Não percebo é o porquê de não ter sido o José Águas, mas talvez o Dandy ou o Sousa nos possam esclarecer.

pirolito1

E o Águas ficou bem lixado com isso... Não esperaram por ele.

pcssousa

O Águas caiu num fosso que havia ali em volta do relvado do Olímpico de Amesterdão. Muita gente ali à volta, muita berraria e resultou que esteve lá enfiado mais de meia hora sem saberem onde andaria.
Na boa tradição Benfiquista, à semelhança do que acontecera com a Taça Latina, não foi o capitão receber a Taça.

Águas, que até nem queria ser capitão quando lhe propuseram que assumisse esse papel, era um tipo de respeito. Respeitava e gostava de ser respeitado e, achou uma falta de respeito não terem esperado por si. Levou a mágoa para a cova.

faneca_slb4ever

Citação de: pcssousa em 24 de Novembro de 2014, 08:42
O Águas caiu num fosso que havia ali em volta do relvado do Olímpico de Amesterdão. Muita gente ali à volta, muita berraria e resultou que esteve lá enfiado mais de meia hora sem saberem onde andaria.
Na boa tradição Benfiquista, à semelhança do que acontecera com a Taça Latina, não foi o capitão receber a Taça.

Águas, que até nem queria ser capitão quando lhe propuseram que assumisse esse papel, era um tipo de respeito. Respeitava e gostava de ser respeitado e, achou uma falta de respeito não terem esperado por si. Levou a mágoa para a cova.

E com toda a razão, diga-se.

M1904

Citação de: pcssousa em 24 de Novembro de 2014, 08:42

O Ângelo também caiu no fosso ou foi atropelado pela multidão numa das finais da TCCE, em que até correu perigo de esmagamento. Lembro-me de o ver contar isto num vitórias e património.