As Finanças do Benfica

tecoteco

Citação de: golfdreamer em 09 de Janeiro de 2015, 16:26
Citação de: M1904 em 09 de Janeiro de 2015, 15:54
Citação de: golfdreamer em 09 de Janeiro de 2015, 15:51
Citação de: M1904 em 09 de Janeiro de 2015, 15:38
É como todos os fundos, os investidores estão lá para ganhar dinheiro, mas nem sempre acontece.

Os da Rio Forte que o digam...

O BSF deu lucro? Deu.
Só um dos investidores, o Benfica, com uma percentagem minoritária (15%) é que lucrou com isso? Era bom mas não acredito.

Era um negócio excelente mas os investidores não são burros. Acredito mais que os 29M foi para receber as % de jogadores e aquando do fecho os lucros que estavam no fundo foram distribuídos pelos investidores, 15% dos quais foram para o SLB.
Alguém ten algum relatório de contas que refute isto?

Mas o fundo não deu lucro, deu prejuizo, por isso ha aquele saldo negativo que mostraram lá atrás devido à participação de 15%. (O Benfica tb era investidor)

Como é que o fundo deu prejuizo?
David Luiz           6.25M
Di Maria              5M
Javi                    4M
Coentrão             6M
André                 3M
Rodrigo              7M
Outros                +1M
Recompra Benfica 29M
Total                  61.25M vs 40M

A 30 de Junho de 2014 o BFS tinha:
Valores Mobiliários 0,00
Saldos Bancários 17.014.536,09
Outros Activos 10.256.418,26
Total activos 27.270.954,35
Passivo -1.082.375,62
Valor Líquido do Inventário 26.188.578,73

Pelo que eu percebo, tinha 17M em caixa e um conjunto de jogadores avaliados por eles em 10M que foram vendidos por 29M. Perfazendo um total de 36M de dinheiro.
Como é que isto vai dar prejuízo?

Que contas!!! :rir:

29M€ são 85% do fundo.
34M€ foi o investimento inicial de 85% fundo

"Pelo que eu percebo, tinha 17M em caixa e um conjunto de jogadores avaliados por eles em 10M que foram vendidos por 29M. Perfazendo um total de 36M de dinheiro."

1º erro: 10M€ eram jogadores e dinheiro a receber do fundo. não era tudo jogadores.
2º erro: Não foram os jogadores que foram vendidos por 29M€. Foi 85% do fundo que tinha 17M€ em cash e 10M€ em activos e 1M€ em passivos.

Se no inicio 100% do fundo valia 40M€ e no final ficou avaliado por 34M€ (28,9M€/85%)... como é que o fundo daria lucro? :rir:

Contas de matemática da secundária :)

tecoteco

Citação de: golfdreamer em 09 de Janeiro de 2015, 16:34
Citação de: tecoteco em 09 de Janeiro de 2015, 15:59
Citação de: golfdreamer em 09 de Janeiro de 2015, 15:36
Citação de: tecoteco em 09 de Janeiro de 2015, 15:26
Citação de: Flirt4ever em 09 de Janeiro de 2015, 15:07
Citação de: tecoteco em 09 de Janeiro de 2015, 15:03
Citação de: Flirt4ever em 09 de Janeiro de 2015, 14:56
Citação de: REGULAMENTO DE GESTÃO -  BENFICA STARS FUND – FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO FECHADO
Artigo 16.º
(Política de Rendimentos)

1. O Fundo capitalizará a totalidade dos rendimentos obtidos e, nesse sentido, assume a natureza de Fundo de capitalização pelo que os rendimentos do Fundo não serão distribuídos.

2. Todavia, mediante proposta da Entidade Gestora, a Assembleia de Participantes do Fundo poderá deliberar a distribuição parcial ou total de rendimentos.

Agradeço mais essa informação preciosa que só vem confirmar o que vinha a escrever :)
NUNCA foi deliberada a distribuição de rendimentos do Benfica Stars Fund em Assembleia de Participantes.

Como tal o Benfica ficou com 100% de todas as operações, tenham dado lucro ou prejuízo.

Na altura li por aqui muitas criticas à compra dos 85% do Benfica Stars Fund, mas agora começam a perceber a natureza da operação, e que afinal até foi um bom "negócio" :)
A Assembleia de Participantes, não é "privada" ?

Os R&C do fundo são públicos!

Caso tivesse existido distribuição de lucros no Benfica Stars Fund isso tinha de constar dos R&C do Benfica Stars Fund.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/app/rc.cfm?num_fun=%24%23%24W%5D%230%20%20%0A
Efectivamente não aparece lá nada mas, eu pelo menos, não encontrei nenhum relatório à data do fecho do fundo, tens?
Está me a parecer que quando se fechou o fundo é que se distribuiu os lucros.
Independetemente disso, a ser verdade o que diz, no relatório do 1o trimestre do Benfica deveria ter uma entrada avultada de dinheiro do BSF. Alguém confirma isto?
Não creio que as coisas sejam assim tão cor de rosas tecoteco, os investidores estavam no fundo para ganhar dinheiro,  não por caridade.

Os investidores pagaram 34M€ por 85% no inicio (40M€*85%).
No final receberam 28,9M€ pelos mesmos 85%, por parte do Benfica.
Isso é um facto. Foi comunicado à CMVM. (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR52059.pdf)

No inicio o fundo valia 40M€.
No final, em termos contabilísticos o fundo valia 26,7M€ (por causa de amortizações de passes). O Benfica comprou os 85% do fundo por 28,9M€... avaliando o fundo por 34,1M€. (28,9M€/0,85=34,1M€)

Os investidores pagaram no inicio os 34M€ por 85%, e no final receberam 28,9M€ por 85%.

citações que comprovam o que escrevo:
"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD procedeu à aquisição de 85% das Unidades de Participação (UP's) do referido Fundo, passando a deter a totalidade das UP's do mesmo, tendo para o efeito realizado um investimento global de 28.911.320 euros;"

"De acordo com a informação disponibilizada no site da CMVM, à data de 31 de Julho de 2014, o valor líquido global do Fundo ascende a 26.783.737 euros, o qual inclui diversos ativos e passivos, cujo montante líquido equivale a 21.704.300 euros, e ainda a carteira de jogadores valorizada em 5.079.437 euros"

Ok aceitando isto como verdade, onde foram parar os 17M de "Saldos Bancários" que existia no BSF? É que pelo que vejo no 1º relatório do trimestre da SAD, lá não entraram.

nem tinham de entrar LOL.

contabilidade.

O que entra é o valor pelo qual compramos o "mealheiro" e quanto ele valia contabilisticamente.
Não temos de contabilizar as operações individuais do "mealheiro".

No inicio o "mealheiro" valia 40M€.
Em termos contabilístico no final valia 26,7M€ (devido a custos com amortizações de passes, etc).
Avaliamos o "mealheiro" por 34M€, e como só precisamos de comprar 85% pagamos 28,9M€.

Pagamos acima do valor contabilístico (Balanço) ... e pagamos abaixo do valor que os investidores pagaram. Os investidores entraram com €€€€ e receberam menos €€€€ após 5 anos.

Flirt4ever

Citação de: tecoteco em 09 de Janeiro de 2015, 15:34
Citação de: Flirt4ever em 09 de Janeiro de 2015, 15:29
DUVIDA:

Tomemos o exemplo do Rodrigo:

Rodrigo.............................Valência....................22,80 Milhões € + 3,60 Milhões € (26,40 Milhões €)

Em teoria, e perante o referido acima da não distribuição dos lucros por parte do BSF, o correto era considerar que recebemos 30 Milhões pelo Rodrigo e ainda 3,60 Milhões € por parte do BSF ?

Ou também nunca recebemos esses 3,60 Milhões, em Agosto de 2013?

recebemos 30M€!
Porque as mais-valias retornaram ao Benfica ;)
Mas então, se recebemos 30 Mihões em 2014 e ainda recebemos os 3,6 Milhões do BSF em Agosto de 2013... isso quer dizer que recebemos no total 33.6 Milhões pelo Rodrigo ???  :confused:

golfdreamer

Tecoteco as tuas contas para mim fazem zero sentido.
Então ajuda-me lá a encontrar onde estão esses valores do BSF representados na Benfica SAD.
É que eu não encontro em lado nenhum....

Para mim não faz nenhum sentido os 85% aceitarem essas transacções mirabolantes só para beneficio do Benfica. Como não faz sentido elas não estarem representadas nas contas da SAD.

ruibenfica80

Citação de: tecoteco em 09 de Janeiro de 2015, 16:25
Citação de: ruibenfica80 em 09 de Janeiro de 2015, 16:20
Citação de: golfdreamer em 09 de Janeiro de 2015, 15:02
Citação de: tecoteco em 09 de Janeiro de 2015, 14:44
Citação de: MALU15 em 09 de Janeiro de 2015, 14:42
Tecoteco,

Desculpa lá, não me compete opinar sobre a veracidade do que afirmas. Se achas que a tua argumentação não é suficiente para ajudar à compreensão das matérias em discussão neste forum e que têm alguma complexidade técnica, tens de ser tu a resolver esse conflito usando as "armas" que consideres mais adequadas.

não são precisas "armas". Apenas utilizar a "verdade" ;)

Colocaste uma "verdade" para além das "verdades" que já tinha escrito.

Já deixei ai o link da cmvm para os relatórios e contas do Benfica Stars Fund:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/app/rc.cfm?num_fun=%24%23%24W%5D%230%20%20%0A

Quem quiser que analise ;)
Tecoteco,
A ver se percebi bem, tu estas a afirmar que dos cerca de 30M que o fundo recebeu da vendas de Coentrao javi rodrigo etc. Esse dinheiro nao foi distribuído pelos investidores mas fico no fundo? E que aquando da dissolução do fundo por 29M o Benfica adquiriu não só as % de passes de jogadores como as mais valias que o fundo tinha gerado? Ou seja os investidores tiveram o seu dinheiro empatados 5 anos e ainda tiveram prejuizo?
Mas isso cabe na cabeça de alguém?

:rir: A QUESTÃO É QUE FOI MESMO ISSO QUE ACONTECEU!!! :rir: :)

Diz lá que não foi de génio?!?!? ;)

Se eu fosse o teu patrão e me viesses com essa conversa, levavas logo um chuto!
Então tu pegas em 34 milhões de euros, no fim ficas só com 29 milhões de euros....e ainda achas que foi de génio???

Só se a tua genialidade for um truque de magia de fazer desaparecer dinheiro....tipo Luis de Matos.

Já agora, experimenta ir às mesmas pessoas pedir mais emprestado e diz-lhes lá que é um negócio genial.

eu defendo o Benfica... não defendo os investidores ;)

como tal da parte do Benfica só podem considerar essa estratégia de "génio".

Tivemos 40M€, durante 5 anos, para investir em jogadores, e no final apenas tivemos de pagar 6M€+28,9M€(34,9M€) para ficar com os 40M€ (que representam os passes dos jogadores que sobraram e lucros e prejuízos das operações).

Facto:
. O Benfica também era um dos investidores no Fundo.
. O Benfica também perdeu dinheiro.
. Não te queria nem para gerir uma mercearia

tecoteco

Citação de: golfdreamer em 09 de Janeiro de 2015, 17:19
Então ajuda-me lá a encontrar onde estão esses valores do BSF representados na Benfica SAD.

Para mim não faz nenhum sentido os 85% aceitarem essas transacções mirabolantes só para beneficio do Benfica. Como não faz sentido elas não estarem representadas nas contas da SAD.

não faz sentido para ti porque tens de aprender mais sobre contabilidade ;)

parte das operações têm impacto na Demonstração de Resultados.
outra parte tem impacto no Balanço.

tecoteco

Citação de: ruibenfica80 em 09 de Janeiro de 2015, 17:51
Citação de: tecoteco em 09 de Janeiro de 2015, 16:25
Citação de: ruibenfica80 em 09 de Janeiro de 2015, 16:20
Citação de: golfdreamer em 09 de Janeiro de 2015, 15:02
Citação de: tecoteco em 09 de Janeiro de 2015, 14:44
Citação de: MALU15 em 09 de Janeiro de 2015, 14:42
Tecoteco,

Desculpa lá, não me compete opinar sobre a veracidade do que afirmas. Se achas que a tua argumentação não é suficiente para ajudar à compreensão das matérias em discussão neste forum e que têm alguma complexidade técnica, tens de ser tu a resolver esse conflito usando as "armas" que consideres mais adequadas.

não são precisas "armas". Apenas utilizar a "verdade" ;)

Colocaste uma "verdade" para além das "verdades" que já tinha escrito.

Já deixei ai o link da cmvm para os relatórios e contas do Benfica Stars Fund:

Quem quiser que analise ;)
Tecoteco,
A ver se percebi bem, tu estas a afirmar que dos cerca de 30M que o fundo recebeu da vendas de Coentrao javi rodrigo etc. Esse dinheiro nao foi distribuído pelos investidores mas fico no fundo? E que aquando da dissolução do fundo por 29M o Benfica adquiriu não só as % de passes de jogadores como as mais valias que o fundo tinha gerado? Ou seja os investidores tiveram o seu dinheiro empatados 5 anos e ainda tiveram prejuizo?
Mas isso cabe na cabeça de alguém?

:rir: A QUESTÃO É QUE FOI MESMO ISSO QUE ACONTECEU!!! :rir: :)

Diz lá que não foi de génio?!?!? ;)

Se eu fosse o teu patrão e me viesses com essa conversa, levavas logo um chuto!
Então tu pegas em 34 milhões de euros, no fim ficas só com 29 milhões de euros....e ainda achas que foi de génio???

Só se a tua genialidade for um truque de magia de fazer desaparecer dinheiro....tipo Luis de Matos.

Já agora, experimenta ir às mesmas pessoas pedir mais emprestado e diz-lhes lá que é um negócio genial.

eu defendo o Benfica... não defendo os investidores ;)

como tal da parte do Benfica só podem considerar essa estratégia de "génio".

Tivemos 40M€, durante 5 anos, para investir em jogadores, e no final apenas tivemos de pagar 6M€+28,9M€(34,9M€) para ficar com os 40M€ (que representam os passes dos jogadores que sobraram e lucros e prejuízos das operações).

Facto:
. O Benfica também era um dos investidores no Fundo.
. O Benfica também perdeu dinheiro.
. Não te queria nem para gerir uma mercearia

O Benfica perdeu em 15% e ganhou em 85% :)

Escusas de me convidar para gerir a tua "mercearia" ;)
No mínimo só trabalho em mini-mercados :rir:

MALU15

Ainda sobre o BSF:

Como não tive oportunidade de acompanhar esta discussão até ao fim, e depois de ter revisto muito em geral as intervenções, vejo que há por aqui algumas questões que carecem de alguma clarificação para que possam ser entendidas:

1. A BSAD a 31.07.2014 passou a deter 100% do BSF e  nessa data registou um valor (26,8M) de aquisição adicional do valor do Fundo em empresas participadas o qual foi adicionado ao anteriormente contabilizado (6M iniciais, mais os lucros e menos os prejuízos registados nos 5 anos). Conforme R&C da BSAD a 30.06.14 os capitais próprios do BSF eram de 26,903M, valendo nessa data os 15% da BSAD o valor de 4,035M, o que por si só reflecte uma perda de cerca 1,965M. O valor da participação não foi afectado (por dedução) por quaisquer rendimentos distribuídos, que nunca ocorreu.

2. O BSF era gerido pela ESAF, e como sociedade gestora debitava todos os meses o BSF pelas respectivas despesas de gestão conforme previsto no contrato, e estas despesas (incluindo as dos avaliadores do Fundo) entraram nos resultados do BSF, afectando os mesmos para alem das mais e menos valias registadas nas operações, daí as contas de alguns users não baterem certo.

3. O processo de liquidação do BSF reportado a 30.09.14 foi efectuado pela ESAF e não pela BSAD daí não se terem reflectido nas suas contas os activos e os passivos do BSF mas apenas o resultado apurado na liquidação, o qual foi suportado pela BSAD na qualidade de detentor único dos 100% e tendo como contrapartida a detenção dos passes detidos pelo Fundo.O valor suportado poderá vir a ser revertido quando da venda desses passes, se ela vier a ocorrer e em função dos valores de realização das vendas.

4. Ao que foi dito em 1, temos que acrescentar que a BSAD no período dos 5 anos foi registando nas suas contas as mais valias geradas com as vendas ao fundo, sendo esses proveitos diferidos e apenas reconhecidos ao mesmo ritmo das amortizações dos passes, ou na sua totalidade em caso de venda ou abate do activo, pelo que a perda referida de 1,965 em termos globais no final dos 5 anos se traduzirá num ganho significativo.

5. Conclusão: . Ganhou com o Fundo a ESAF (e avaliadores) pelas despesas de gestão   
                      debitadas ao Fundo.
                    . Ganhou com o Fundo a BSAD pelas mais valias obtidas nas vendas ao           
                      Fundo e perdeu com a sua quota parte dos 15% e poderá vir a ganhar ou a   
                      perder (pouco provável em termos globais) pelos passes recebidos quando
                      da liquidação em função das vendas.
                     . Perderam os investidores do Fundo na mesma proporção dos 15% da
                       BSAD.

golfdreamer

Citação de: tecoteco em 09 de Janeiro de 2015, 17:56

Percebi que o meu comentário não fazia sentido;)

tecoteco

Citação de: MALU15 em 10 de Janeiro de 2015, 00:32
Ainda sobre o BSF:

Como não tive oportunidade de acompanhar esta discussão até ao fim, e depois de ter revisto muito em geral as intervenções, vejo que há por aqui algumas questões que carecem de alguma clarificação para que possam ser entendidas:

1. A BSAD a 31.07.2014 passou a deter 100% do BSF e  nessa data registou um valor (26,8M) de aquisição adicional do valor do Fundo em empresas participadas o qual foi adicionado ao anteriormente contabilizado (6M iniciais, mais os lucros e menos os prejuízos registados nos 5 anos). Conforme R&C da BSAD a 30.06.14 os capitais próprios do BSF eram de 26,903M, valendo nessa data os 15% da BSAD o valor de 4,035M, o que por si só reflecte uma perda de cerca 1,965M. O valor da participação não foi afectado (por dedução) por quaisquer rendimentos distribuídos, que nunca ocorreu.

2. O BSF era gerido pela ESAF, e como sociedade gestora debitava todos os meses o BSF pelas respectivas despesas de gestão conforme previsto no contrato, e estas despesas (incluindo as dos avaliadores do Fundo) entraram nos resultados do BSF, afectando os mesmos para alem das mais e menos valias registadas nas operações, daí as contas de alguns users não baterem certo.

3. O processo de liquidação do BSF reportado a 30.09.14 foi efectuado pela ESAF e não pela BSAD daí não se terem reflectido nas suas contas os activos e os passivos do BSF mas apenas o resultado apurado na liquidação, o qual foi suportado pela BSAD na qualidade de detentor único dos 100% e tendo como contrapartida a detenção dos passes detidos pelo Fundo.O valor suportado poderá vir a ser revertido quando da venda desses passes, se ela vier a ocorrer e em função dos valores de realização das vendas.

4. Ao que foi dito em 1, temos que acrescentar que a BSAD no período dos 5 anos foi registando nas suas contas as mais valias geradas com as vendas ao fundo, sendo esses proveitos diferidos e apenas reconhecidos ao mesmo ritmo das amortizações dos passes, ou na sua totalidade em caso de venda ou abate do activo, pelo que a perda referida de 1,965 em termos globais no final dos 5 anos se traduzirá num ganho significativo.

5. Conclusão: . Ganhou com o Fundo a ESAF (e avaliadores) pelas despesas de gestão   
                      debitadas ao Fundo.
                       BSAD.

99% das pessoas não vai entender nada do que escreveste ;)

Ponto 1) A perda nos 15% foi apenas contabilística ;) Foi apenas um registo meramente contabilístico. Não implicou "Cash" a sair do Benfica.
Ponto 4) As mais-valias ao longo dos 5 anos foram meramente contabilísticas ;) Foi apenas um registo meramente contabilístico. Não implicou "Cash" a entrar ou sair do Benfica.

5 - Conclusões:
Ganhou a ESAF com a gestão do fundo, por via das comissões de gestão. Concordo.
Perderam os investidores: Meteram 34M€ no fundo e só receberam 28,9M€. Concordo.

Quanto ao Benfica, não concordo inteiramente com a tua conclusão. É meramente contabilística. Se formos analisar pela via dos fluxos financeiros: O Benfica pagou 6M€ em cash por 15% do fundo + 28,9M€ em cash por 85% do fundo que no inicio valia 40M€. O Benfica gastou 34,9M€. Não gastou mais nenhum tostão.

O que recebe o Benfica em troca? cerca de 21,7M€ em dinheiro e outros activos e passivos, além de jogadores que apesar de valerem "contabilisticamente" 5,1M€, tinham sido avaliados inicialmente por 13,725M€ na venda ao fundo ... e agora foram avaliados por 12,3M€ na compra ao fundo.

Esta é que é a operação decisiva:
Na venda os passes foram avaliados por 13,725M€ e na compra foram avaliados por 12,3M€.

Além disso esqueceste do "custo" dos juros que o Benfica poupou se tivesse pedido emprestados 34M€ à banca durante 5 anos ;)

Como tal o Benfica ganhou muito com esta operação!

MALU15

Golgdreamer,

Nessa data (9SET14) a BSAD já era a detentora dos 100% e o que se terá verificado pelo que reproduzes (ou desconhecia) foi uma distribuição da liquidez excessiva e não distribuição de resultados, dado que como o Fundo ia entrar em liquidação, tinha valores disponíveis em excesso que seriam aplicados no mercado monetário até à liquidação formal em 30SET14.

Esta operação até é capaz de se encontrar prevista no regulamento do Fundo, e na prática trata-se de uma operação equivalente a reembolso de capital desnecessário, e tendo a BSAD os 100% pode decidir como entender na AGP.

tecoteco

Citação de: golfdreamer em 10 de Janeiro de 2015, 00:45
Citação de: tecoteco em 09 de Janeiro de 2015, 17:56

Percebi que o meu comentário não fazia sentido;)

Lê o meu último comentário que deixei ao MALU e talvez "aprendas" alguma coisa ;)

golfdreamer

Citação de: tecoteco em 10 de Janeiro de 2015, 00:59
Citação de: MALU15 em 10 de Janeiro de 2015, 00:32
Ainda sobre o BSF:

debitadas ao Fundo.
                       BSAD.

99% das pessoas não vai entender nada do que escreveste ;)

Ponto 1) A perda nos 15% foi apenas contabilística ;) Foi apenas um registo meramente contabilístico. Não implicou "Cash" a sair do Benfica.
Ponto 4) As mais-valias ao longo dos 5 anos foram meramente contabilísticas ;) Foi apenas um registo meramente contabilístico. Não implicou "Cash" a entrar ou sair do Benfica.

5 - Conclusões:
Ganhou a ESAF com a gestão do fundo, por via das comissões de gestão. Concordo.
Perderam os investidores: Meteram 34M€ no fundo e só receberam 28,9M€. Concordo.

Quanto ao Benfica, não concordo inteiramente com a tua conclusão. É meramente contabilística. Se formos analisar pela via dos fluxos financeiros: O Benfica pagou 6M€ em cash por 15% do fundo + 28,9M€ em cash por 85% do fundo que no inicio valia 40M€. O Benfica gastou 34,9M€. Não gastou mais nenhum tostão.

O que recebe o Benfica em troca? cerca de 21,7M€ em dinheiro e outros activos e passivos, além de jogadores que apesar de valerem "contabilisticamente" 5,1M€, tinham sido avaliados inicialmente por 13,725M€ na venda ao fundo ... e agora foram avaliados por 12,3M€ na compra ao fundo.

Esta é que é a operação decisiva:
Na venda os passes foram avaliados por 13,725M€ e na compra foram avaliados por 12,3M€.

Além disso esqueceste do "custo" dos juros que o Benfica poupou se tivesse pedido emprestados 34M€ à banca durante 5 anos ;)

Como tal o Benfica ganhou muito com esta operação!

E segundo o último relatório do BSF ganhou isto também...
"Na mesma reunião foi aprovada a distribuição de parte do excesso de liquidez do Fundo, no montante de 15.500.000 Euros."
Hum... Quando a esmola é grande o pobre desconfia...

golfdreamer

Citação de: MALU15 em 10 de Janeiro de 2015, 01:06
Golgdreamer,

Nessa data (9SET14) a BSAD já era a detentora dos 100% e o que se terá verificado pelo que reproduzes (ou desconhecia) foi uma distribuição da liquidez excessiva e não distribuição de resultados, dado que como o Fundo ia entrar em liquidação, tinha valores disponíveis em excesso que seriam aplicados no mercado monetário até à liquidação formal em 30SET14.

Esta operação até é capaz de se encontrar prevista no regulamento do Fundo, e na prática trata-se de uma operação equivalente a reembolso de capital desnecessário, e tendo a BSAD os 100% pode decidir como entender na AGP.

Exacto, já apaguei;) mas então isso significa que o Benfica ficou hiper beneficiado ou não?
Isto para mim não faz muito sentido...
Não deveriam estes 15.5M aparecer no relatório trimestral? É um proveito...

MALU15

Tecoteco,

"99% das pessoas não vão entender nada do que escrevi"

mas vá lá, pelos vistos tu percebeste, já sei,fazes parte do grupo de elite do 1%.

Eu cá faço parte do grupo dos 99%.