As Finanças do Benfica

peter_slb

Citação de: jmovalente em 10 de Setembro de 2015, 11:27
Citação de: peter_slb em 10 de Setembro de 2015, 11:00
Citação de: jmovalente em 10 de Setembro de 2015, 10:45
Citação de: peter_slb em 10 de Setembro de 2015, 10:32
Citação de: jmovalente em 10 de Setembro de 2015, 10:11
Toda a gente fala no record absoluto com a venda de jogadores (80M), e sendo assim, como é que o possível ter tão pouco lucro?

Mas não nos podemos esquecer que também gastamos muito dinheiro a comprar jogadores. No mesmo período, entre compra de jogadores e o que pagamos ao Benfica Stars Fund, para recuperar % de passes de atletas, gastamos mais de 50M.

Se a esta diferença tirarmos os cerca de 20M de juros do peso da dívida, temos os tais cerca de 7M de lucro, para um resultado operacional (sem transação de atletas), equilibrado, que é o que temos tido nos últimos anos.

Ou seja, o nosso grande problema é o peso da dívida, porque a gestão tem sido muito equilibrada e nos últimos dois anos até temos reduzido a dívida.

Claro, que podíamos não ter esta dívida, mas para quem não se lembra, o Benfica teve de ser refundado (esta é a verdade) e isto implicava investir e agora todos temos que ajudar para nos equilibrarmos.

Sinceramente, custa ver sempre tanta crítica Á gestão atual, que desculpem que vos diga, só a posso entender por vir de pessoas jovens, que não se lembram onde estava o Benfica Á 20 anos atrás.

estás a confundir novamente as coisas. Os valores gastos nas compras de jogadores são distribuidos ao longo dos anos de contrato, por isso não podes fazer 80-50. O Benfica em termos de amortizações (valor decorrente das compras de jogadores) terá tido uns 30 milhões e o Benfica Stars Fund originou um custo adicional de 6 milhões. O Benfica terá tido um resultado operacional (sem vendas de jogadores) perto dos 10 milhões negativos e obviamente que os gastos financeiros são o maior problema, mas é um problema gerado pelo modelo aplicado a partir de 2008 por esta direcção, até aí sim a direcção chefiada pelo Vieira recuperou o clube e fez investimentos sustentados que estavam a levar o clube de volta ao topo (por isso votei neles em 2006 e 2009 sendo que em 2009 já foi um voto de confiança do qual me arrependo), a partir de 2008 foi só despesismo e uma procura de ganhar títulos através do dinheiro e não duma gestão competente, procura essa que agora nos está/vai custar um desinvestimento brutal obrigatório para reequilibrar o clube.

O Vieira recolocou o Benfica numa situação em que precisa de ser recuperado e obrigou-se a ele mesmo a fazer o que já tinha sido obrigado a fazer quando entrou no clube há mais de 10 anos atrás. Se ele saísse agora, quem viesse tinha tanta legitimidade para falar no seu legado como ele teve para falar no legado do vale e azevedo.

Quando sair o relatório detalhado compara o que lá está com o que disseste aqui:
Custos na transação de atletas - cerca de 36M€ (30+6);
Resultado operacional (sem transação de atletas) - cerca de 10M€ negativos.

irá ser mais ou menos isso, mas na parte dos custos de transacção de atletas não foi isso que eu disse, porque os 6 milhões de que falei estão nos gastos financeiros e nos custos de transacção de atletas aparecerá um valor provavelmente superior a 6 milhões (além dos cerca de 30 de amortizações) que se devem às comissões pagas nas vendas de jogadores, se por exemplo, a comissão do Cancelo for tão grande como a do Bernardo esse valor será próximo dos 9 milhões, não será só 6, este valor não tem é a ver com compras de jogadores.

Eu penso que será assim:
Custos na aquisição de atletas (incluindo a aquisição do Benfica Stars Fund), a rondar os 50M€;
Resultado operacional (sem transações de atletas), 2/3 milhões negativos ou até mais equilibrado.
Mas enfim, logo se vê.

isso é impossível, as amortizações são quase fixas e ficarão na ordem dos 30 milhões e o custo do Stars Fund já foi todo reconhecido e foi ligeiramente inferior a 6 milhões. O que estás a falar é em termos de balanço, não é em termos de resultados. O que podia chegar aos 50 milhões e assim justificar um resultado equilibrado no resultado operacional seriam os custos com transacções de atletas (não, aquisições) mas isso implicava que tivéssemos pago comissões, só nas vendas, superiores a 15 milhões, o que não pode ter acontecido. Os resultados operacionais serem bastante mais negativos que no ano passado (no ano passado foram 4 milhões negativos) é normal, atendendo a que tivémos uma prestação europeia muito pior.

Miklosf0rev3r

Citação de: jorgesse em 10 de Setembro de 2015, 11:23
o R&C do Benfica Clube está desde esta manhã disponível no site do clube.
lendo assim por alto e relativamente à BTV nao fiquei esclarecido.
Benfica TV encerrou o exercício com um volume de negócios de aproximadamente 11,9 milhões de euros, registando um aumento de 6% comparativament com o periodo anterior.

O Passivo do clube baixou 7,2 milhões.
As quotizações aumentaram, apesar da crise. Recebemos 14 milhoes em quotizações, incluindo os kits.

Os 11.9 devem corresponder aos 60% que o clube tem da SAD, ou estou enganado?

peter_slb

Citação de: trainmaniac em 10 de Setembro de 2015, 11:28
Citação de: jorgesse em 10 de Setembro de 2015, 11:23
o R&C do Benfica Clube está desde esta manhã disponível no site do clube.
lendo assim por alto e relativamente à BTV nao fiquei esclarecido.
Benfica TV encerrou o exercício com um volume de negócios de aproximadamente 11,9 milhões de euros, registando um aumento de 6% comparativament com o periodo anterior.

Volume de negócios muito baixo para as expectativas.

o relatório provavelmente está formalmente bem feito mas devia dizer mais qualquer coisa, fui ver o do ano passado e também diz que o volume de negócios foi de 11,2 milhões mas depois refere que os rendimentos totais com os direitos televisivos foram de 28,1 milhões, a única explicação é que parte significativa da receita nem passa pela Benfica TV, é imediatamente alocada à SAD.

Quanto às quotizações, uma subida do valor é bom, mas é preciso perceber se ocorreu devido à regularização de quotas atrasadas por causa da renumeração, é que no orçamento para 14/15 o Benfica previa uma queda das quotizações de 800 mil euros (assumindo que não tinham orçamentado os 5 euros por cartão de sócio).

33 others like this

Possivelmente ja aqui postaram, mas alguém me pode enviar o Link com o RC?

Miklosf0rev3r

Citação de: 33 others like this em 10 de Setembro de 2015, 11:53

É um documento que está disponível apenas aos sócios, para ser discutido na próxima assembleia geral.
Quem não é socio, tem de esperar até que este seja divulgado ao publico em geral.

fabioLupi

Não acredito nada nesse volume de negócios da BTV. Não tem lógica nenhuma. Ainda se me falassem em resultados.

33 others like this

Citação de: Miklosf0rev3r em 10 de Setembro de 2015, 11:55
Citação de: 33 others like this em 10 de Setembro de 2015, 11:53

É um documento que está disponível apenas aos sócios, para ser discutido na próxima assembleia geral.
Quem não é socio, tem de esperar até que este seja divulgado ao publico em geral.
Mas eu sou sócio :) Lá me vão dar trabalho de ter de ir ao site.
Obrigado na mesma

33 others like this

Obrigado também a ti Flirt4ever mas eu queria mesmo era o completo.

Carrega Benfica!!

J.P.

Finanças não é o meu forte, confesso.

Ainda assim será normal que com tanta venda de jogador, patrocínios, quotas e bilhetes, receitas da champions, BTV...

Apenas haja um resultado líquido de 7,1 milhões de euros???

Milagre financeiro. Pois.

Endividados até ao tutano é o que é.

Miklosf0rev3r

Citação de: J.P. em 10 de Setembro de 2015, 12:12

Ainda assim será normal que com tanta venda de jogador, patrocínios, quotas e bilhetes, receitas da champions, BTV...

Tens razão as finanças não são o teu forte. Misturas tudo.
As contas são as do Clube e não da SAD.
Espera até que os experts venham comentar.

Pedro Nunes 28

Citação de: Bola7 em 10 de Setembro de 2015, 10:10
Citação de: Pedro Nunes 28 em 10 de Setembro de 2015, 09:29
Citação de: peter_slb em 10 de Setembro de 2015, 09:18
Citação de: Despertar em 10 de Setembro de 2015, 08:17
o passivo nem é o pior, não é isso que me chateia. O que me chateia é:

desiquilibrio estrutural BRUTAL das contas entre receitas normais e custos normais, como já ai disseram é preciso vender 200M em 2 anos pra dar lucros pateticos

completa falta de um rumo ou plano estrategico para abater o passivo, e nao acredito minimamente no novo paradigma. Duvido sequer que o novo paradigma passe desta epoca desportiva. Senao formos campeoes, la se vao as receitas mas os custos continuaram estupidamente altos, ou baixamos de novo os custos e depois baixam de novo as receitas (os lags ja andaram nisto) ou investimos de novo

nao se pode pagar 20M/ano de juros (com juros e spreads baixissimos no mercado, se por acaso sobem ai é que vai ser lindo), isto ainda é a maior vergonha de todas, nunca deviamos ter chegado aqui, nao quero saber se ainda tinhamos o estadio antigo ou nao. Isto é como eu andar de cayenne, simplesmente nao o posso fazer e eu sei disso.

O Estádio não têm nada a ver com o Passivo do Benfica, o Passivo provocado por esse investimento não é um problema e podemos facilmente ver isso comparando as contas com as contas passadas da SAD, já que o Benfica continua a apresentar as contas da SAD individualmente e só depois consolida com a empresa onde foi feito esse investimento.

A SAD do Benfica a 30 de Junho de 2008, tinha um passivo remunerado de 51 milhões de euros (já com o CFC construído), enquanto que a 30 de Junho de 2014 o passivo remunerado da SAD individualmente era de 255 milhões de euros, são 5 vezes mais. Foi isto, não o Estádio, que fez disparar os gastos de financiamento do Benfica.

Já agora, só para quem não acreditar que aqueles 200 milhões de diferença não se devem à reestruturação feita em Dezembro de 2009 (e ao Estádio), a 30 de Junho de 2009, o passivo remunerado do Benfica já tinha mais do que duplicado para os 105 milhões, só no ano do Quique, ou seja, no primeiro ano do novo modelo de gestão, o Benfica teve de ir buscar 55 milhões aos bancos para financiar a sua atividade, a SAD precisou de mais financiamento nesse ano do que nos anos todos anteriores juntos. No final do exercício após a reestruturação este valor subiu para os 137 milhões, os restantes 118 foram daí para cá.
Com recordes de receitas com vendas de jogadores e correntes do exercicio é vergonhosa esta pseudogestão ! É continuar a dar crédito ao Luis....aliás como já disse basta analisar algumas das suas empresas para perceber o quanto ele percebe de gestão....quero acreditar que não faz isto por mal, mas apenas por incompetência !
e é rico?
Será ?

J.P.

Citação de: Miklosf0rev3r em 10 de Setembro de 2015, 12:15
Citação de: J.P. em 10 de Setembro de 2015, 12:12

Tens razão as finanças não são o teu forte. Misturas tudo.
As contas são as do Clube e não da SAD.
Espera até que os experts venham comentar.

Até posso misturar, mas acho que ninguém pode ficar satisfeito ao olhar para os números apresentados.

Despertar

Citação de: peter_slb em 10 de Setembro de 2015, 09:18
Citação de: Despertar em 10 de Setembro de 2015, 08:17
o passivo nem é o pior, não é isso que me chateia. O que me chateia é:

desiquilibrio estrutural BRUTAL das contas entre receitas normais e custos normais, como já ai disseram é preciso vender 200M em 2 anos pra dar lucros pateticos

completa falta de um rumo ou plano estrategico para abater o passivo, e nao acredito minimamente no novo paradigma. Duvido sequer que o novo paradigma passe desta epoca desportiva. Senao formos campeoes, la se vao as receitas mas os custos continuaram estupidamente altos, ou baixamos de novo os custos e depois baixam de novo as receitas (os lags ja andaram nisto) ou investimos de novo

nao se pode pagar 20M/ano de juros (com juros e spreads baixissimos no mercado, se por acaso sobem ai é que vai ser lindo), isto ainda é a maior vergonha de todas, nunca deviamos ter chegado aqui, nao quero saber se ainda tinhamos o estadio antigo ou nao. Isto é como eu andar de cayenne, simplesmente nao o posso fazer e eu sei disso.

O Estádio não têm nada a ver com o Passivo do Benfica, o Passivo provocado por esse investimento não é um problema e podemos facilmente ver isso comparando as contas com as contas passadas da SAD, já que o Benfica continua a apresentar as contas da SAD individualmente e só depois consolida com a empresa onde foi feito esse investimento.

A SAD do Benfica a 30 de Junho de 2008, tinha um passivo remunerado de 51 milhões de euros (já com o CFC construído), enquanto que a 30 de Junho de 2014 o passivo remunerado da SAD individualmente era de 255 milhões de euros, são 5 vezes mais. Foi isto, não o Estádio, que fez disparar os gastos de financiamento do Benfica.

Já agora, só para quem não acreditar que aqueles 200 milhões de diferença não se devem à reestruturação feita em Dezembro de 2009 (e ao Estádio), a 30 de Junho de 2009, o passivo remunerado do Benfica já tinha mais do que duplicado para os 105 milhões, só no ano do Quique, ou seja, no primeiro ano do novo modelo de gestão, o Benfica teve de ir buscar 55 milhões aos bancos para financiar a sua atividade, a SAD precisou de mais financiamento nesse ano do que nos anos todos anteriores juntos. No final do exercício após a reestruturação este valor subiu para os 137 milhões, os restantes 118 foram daí para cá.

nao percebi honestamente a dissertação sobre o estádio como resposta ao meu post. Só pus ai isso porque alguem nos comparava com o Barça e porque tinham um estadio velho. Ilusionistas de argumentação.

Quanto ao que respondeste o que me dizes pode dizer tudo e pode nao dizer nada. Sei lá se nao passaram o passivo responsavel pela construccao do estadio de umas empresas para outras atraves de habilidades financeiras. Basta dar jeito em termos de melhores taxas de juro. Desculpa que te diga mas estás a ser anjinho. Por isso é que se consolida, é exactamente por isso