As Finanças do Benfica

pjmorce

Citação de: CitriC em 03 de Dezembro de 2015, 13:05
Citação de: Matraquilho em 03 de Dezembro de 2015, 12:55
Eu gostaria que os €400M fossem utilizados unicamente para limpar o nosso passivo, enquanto que mantínhamos a aposta na formação com contratações cirúrgicas de peso (chega de camiões de jogadores todos os anos). O clube consegue ser sustentável mesmo sem as receitas de televisão, se utilizar com bom senso o dinheiro do patrocínio principal, o naming do estádio, as receitas que possamos angariar com o acesso à Liga dos Campeões e uma eventual transferência de jogadores.

Isso é estúpido.

Dinheiro capta mais dinheiro. Não podes usar tudo para abater o passivo. Tens que usar parte para realizares investimentos que daqui a 5 ou 10 anos te possam render mais dinheiro seja em activos atingíveis ou não.

Tem tudo que ser feito muito bem pensado e planeado de uma forma equilibrada

Então temos muitos exemplos internos a não seguir. Por exemplo, não contratar jogadores problemáticos, não comprar paletes de jogadores duvidosos, comprar apenas para lugares onde realmente faça falta, etc.

mecre90

Não parece ser de todo um mau negócio, embora deva ser esclarecido em absoluto por quanto foram vendidos os direitos dos jogos da liga, e quanto foi pela transmissão da BTV.

Para mim, as duas maiores ameaças são:
1º - ser a sporttv a transmitir os jogos, passando a controlar horários prejudicando as receitas de bilheteira e os benfiquistas em geral, e manipulando imagens e comentários de forma a prejudicar o clube, como sempre fez.
2º - o valor a pagar ser gradual, implica que inicialmente o valor será inferior à média de 40 M e só daqui a 5 anos o Benfica passaria a receber acima desse valor. Se entretanto os direitos forem centralizados (possívelmente em 2018, que é quando acabam a maioria ou todos os contratos dos restantes clubes), o resultado é que vamos andar 3 épocas a receber abaixo desses 40M, e nem sabemos o quanto abaixo isso será...

Posto isto, espero que a Benfica SAD tenha precavido estes cenários a nível contratual, senão, aquilo que hoje parece um grande negócio, pode-se revelar dentro de 3 anos um erro crasso. Temos ainda de nos interrogar de onde a NOS conseguiu desenterrar estes milhões todos? E o porquê de este negócio aparentemente ter sido em estilo "relampago"?

ricmarkes

Citação de: Maldini em 03 de Dezembro de 2015, 14:01

Vamos esperar que a afirmação de LFV: "Este é o ano que irá garantir o futuro do Benfica por muitos anos (ou algo parecido) ..." seja mesmo desta vez uma realidade e que a dita sustentabilidade esteja de facto uma realidade.

O que o LFV diz ou deixa de dizer significa zero. Ele hoje diz uma coisa e amanhã o contrário.

O importante é garantir que este nogócio defende os interesses do Benfica e que o dinheiro encaixado sirva para, na sua maior parte, abater o gigantesco passivo.

Enquanto os encargos financeiros não descerem de forma significativa, o Benfica terá muitas dificuldades em ser competitivo, ainda mais quando as escolhas sobre jogadores a contratar estão cada vez menos certeiras (ou isso, ou defendem interesses alheios ao Benfica).

Flirt4ever

Citação de: peter_slb em 03 de Dezembro de 2015, 13:38
Ontem já elogiei aqui o contrato se for 40 milhões independentemente do custo da Benfica TV, mas hoje tenho de vir fazer de "advogado do diabo" porque qualquer coisa boa parece logo algo assombroso, que resolve todos os problemas e parece que a discussão agora é entre utilizar este valor para pagar dívida ou reforçar o investimento mas sem sabermos pormenores do contrato este valor pode ser só um pequeno aumento face às receitas que temos com a Benfica TV (no ano passado tivémos quase 35 milhões de receitas de direitos televisivos) se formos obrigados a manter a mesma estrutura de custos da Benfica TV e, no máximo, pode representar um valor que no ano passado não chegava sequer para equilibrar as contas da SAD antes das transacções de jogadores, por isso, por muito bom que seja o contrato, este contrato por si só não resolverá nada, o Benfica continuará a ser obrigado a ter uma gestão diferente (mais moderada) da que teve nos últimos anos, para ser sustentável.
Os "custos" da Benfica TV eram à volta de 15 Milhões por época?

MALU15

Ontem já elogiei aqui o contrato se for 40 milhões independentemente do custo da Benfica TV, mas hoje tenho de vir fazer de "advogado do diabo" porque qualquer coisa boa parece logo algo assombroso, que resolve todos os problemas e parece que a discussão agora é entre utilizar este valor para pagar dívida ou reforçar o investimento mas sem sabermos pormenores do contrato este valor pode ser só um pequeno aumento face às receitas que temos com a Benfica TV (no ano passado tivémos quase 35 milhões de receitas de direitos televisivos) se formos obrigados a manter a mesma estrutura de custos da Benfica TV e, no máximo, pode representar um valor que no ano passado não chegava sequer para equilibrar as contas da SAD antes das transacções de jogadores, por isso, por muito bom que seja o contrato, este contrato por si só não resolverá nada, o Benfica continuará a ser obrigado a ter uma gestão diferente (mais moderada) da que teve nos últimos anos, para ser sustentável.
Peter,

Para alem dos custos fixos, os principais custos de um canal premium como é a nossa BTV, são fundamentalmente os custos com a aquisição dos conteúdos, ora esses (caso Liga francesa e Italiana passem tambem) o que é lógico é que passem para a NOS. No caso dos nossos jogos em casa, dependerá do que for contratado em relação aos custos de produção. O canal que possa ficar com as outras transmissões (equipa B, formação e modalidades) regressará ao nível de custos fixos que tinha em 2013.

Flirt4ever

Citação de: MALU15 em 03 de Dezembro de 2015, 14:19
Peter,

Para alem dos custos fixos, os principais custos de um canal premium como é a nossa BTV, são fundamentalmente os custos com a aquisição dos conteúdos, ora esses (caso Liga francesa e Italiana passem tambem) o que é lógico é que passem para a NOS. No caso dos nossos jogos em casa, dependerá do que for contratado em relação aos custos de produção. O canal que possa ficar com as outras transmissões (equipa B, formação e modalidades) regressará ao nível de custos fixos que tinha em 2013.

Malu, segundo o Jornal Record, deixamos de transmitir essas ligas:

MALU15

Citação de: Flirt4ever em 03 de Dezembro de 2015, 13:28
Citação de: Starblade em 13 de Junho de 2006, 15:45

AnoActivo SADPassivo SADProveitos OpCustos OpResultados OpResultado LiqCap ProprioCusto c/Pessoal
2009**
2015430,2429,6102,0106,5-4,57,10,659,6

Já vi aqui alguns posts de users a dizer que por eles usava-se todos estes 400 milhões para abater o passivo.

Eu pergunto, mas isso é POSSIVEL ?? Imaginem que a NOS paga amanhã os 400 Milhões ao Benfica, é possível utilizar esse dinheiro e passar-mos de 429,6 Milhões de passivo para "apenas" 29,6 Milhões ?!

Eu tinha ideia que isso não era possível (apenas era possivel com o passivo bancário), mas admito que sou um quase total ignorante nestas coisas de finanças....

Se alguém poder esclarecer-me, agradeço.

Isso é perfeita utopia. Os 429M são meramente um valor técnico (contabilístico), pois há rubricas como diferimentos, impostos diferidos, provisões, adiantamentos , ... que não são directamente exigíveis. O passivo exigível da BSAD é algo inferior a esse valor,  e algum (caso dos fornecedores, project finance do estádio, CGD, ...) está contratualizado com datas de compromisso e associado a patrocínios.

O que está em causa é uma boa parte dos empréstimos bancários (150M do Novo Banco) e 50M do papel comercial. Os dois EO no valor de 90M, mesmo que se quisesse antecipar a sua amortização, não tenho presente se essa opção existe.

lost_paradise

Citação de: MALU15 em 03 de Dezembro de 2015, 14:19
Peter,

Creio que o valor do negócio será bem melhor a médio prazo do que nos primeiros anos. Nos primeiros anos receberemos certamente um valor menor que a média de €40 milhões pelo facto de ser progressivo (€30 M?) e cedemos gratuitamente os direitos que detemos de 2016 até 2018 que são as ligas italianas e francesa.

A partir de 2018 sim, deveremos somente passar a incorporar a estrutura de custos que a BTV tinha até 2013 sem conteúdos extra Benfica e equipa principal, cerca de €5 milhões de euros e a subida do valor de receitas progressivas começará a sentir-se quando comparado com o modelo actual.

Flirt4ever

Citação de: MALU15 em 03 de Dezembro de 2015, 14:36

AnoActivo SADPassivo SADProveitos OpCustos OpResultados OpResultado LiqCap ProprioCusto c/Pessoal
2009**

Já vi aqui alguns posts de users a dizer que por eles usava-se todos estes 400 milhões para abater o passivo.

Eu pergunto, mas isso é POSSIVEL ?? Imaginem que a NOS paga amanhã os 400 Milhões ao Benfica, é possível utilizar esse dinheiro e passar-mos de 429,6 Milhões de passivo para "apenas" 29,6 Milhões ?!

Eu tinha ideia que isso não era possível (apenas era possivel com o passivo bancário), mas admito que sou um quase total ignorante nestas coisas de finanças....

Isso é perfeita utopia. Os 429M são meramente um valor técnico (contabilístico), pois há rubricas como diferimentos, impostos diferidos, provisões, adiantamentos , ... que não são directamente exigíveis. O passivo exigível da BSAD é algo inferior a esse valor,  e algum (caso dos fornecedores, project finance do estádio, CGD, ...) está contratualizado com datas de compromisso e associado a patrocínios.

O que está em causa é uma boa parte dos empréstimos bancários (150M do Novo Banco) e 50M do papel comercial. Os dois EO no valor de 90M, mesmo que se quisesse antecipar a sua amortização, não tenho presente se essa opção existe.

Então, podemos, eventualmente no espaço de 5 anos, abater 200 Milhões de Passivo ?

NicoGaitan10

Citação de: golfdreamer em 03 de Dezembro de 2015, 13:32
Citação de: Flirt4ever em 03 de Dezembro de 2015, 13:02
Citação de: iloy em 03 de Dezembro de 2015, 13:01
contratos TV durante 10 anos??? so num clube gérido por incompétentes.
Penso que o contrato é de 3 anos... renovável até um período máximo de 10 :P
Não está nas nossas mãos a não renovação, por isso sim é um "praticamente" um contrato a 10 anos.

Basta uma das partes querer e o contrato fica renovado até 2026 automaticamente.

lost_paradise

2009**

Não faz sentido antecipar o reembolso de EO. Quem investe num cupão a uma taxa fixa teria que ter garantias da rentabilidade do mesmo. Creio que isso não é passível de ser negociado. No fundo seria pagarmos antes a mesma coisa que pagaremos no período maturidade do empréstimo. De qualquer forma os EO são todos a 3 anos pelo que mesmo que possível, não há grande necessidade de antecipar algo que não é a longo prazo.

Precisamos é de maior liquidez para ir substituindo os EO por outros com montantes cada vez menores.

MALU15

Flirt4ever,

Cada jornal diz sua coisa, não há nenhum jornal que conheça os detalhes do negócio.
O próprio jornal Público, cujo accionista, é também um dos principais donos da NOS, diz hoje quais as dúvidas que existem neste negócio.

http://www.publico.pt/desporto/noticia/benfica-vende-direitos-televisivos-por-400-milhoes-de-euros-1716294

CitriC

Se graças a este contrato a curto prazo virmos o passivel exigivel a ser do mesmo montante que a nossa facturação já seria bom para continuar a nossa sustentabilidade a médio longo prazo. (ou seja diminuição do passivo em +/- 100M)

o peter_slb já tinha escreito e bem, o que eu já pensava antes -> 40Milhões não é assim grande diferença para os 35M que recebemos na época passada.

Os custos terão que descer forçosamente para valores de 2012/2013 que estavam na ordem dos 5M de modo a que realmente tenhamos um resultado liquido muito maior!

Acho que esse será o desafio da BTV para 2016/17 e anos posteriores.

Isto não é para dormir à sombra da bananeira é para continuar a trabalhar para termos contas cada vez mais saudáveis.

lost_paradise

Se daqui a 10 tivermos menos €100 milhões de passivo exigível já será fantástico, até porque a tendência das receitas é para continuarem a crescer, tornando o clube mais solvente e capaz de fazer face aos seus compromissos.

Quando se fala dos €400 milhões representarem o valor do passivo e a sua possível extinção é um absurdo. Até parece que vamos receber os €400 milhões a pronto. A comparação só faz sentido como medida de grandeza, para efeitos comparativos e termos maior noção da dimensão do negócio. Nem de perto nem de longe vamos deixar de ter passivo. 

O problema do passivo actual não é só o montante mas o custo do dinheiro. O nosso serviço de dívida custa-nos pelo menos €20 milhões por ano. Há factores externos conjunturais que revelam uma tendência de descida deste valor mas é claramente insuficiente. Temos que deter mais receitas para ganhar margem de manobra para renegociar empréstimos e indo optando pelos mecanismos de financiamento mais convenientes para diminuir taxas de juro e temos que ao mesmo a tempo a médio e longo prazo ir abatendo o montante em dívida mesmo que de forma muito lenta e gradual.

Temos que arranjar um ponto de equilíbrio entre ser mais sustentável financeiramente e competitivo desportivamente.

MALU15

Citação de: lost_paradise em 03 de Dezembro de 2015, 14:41

2009**

Não faz sentido antecipar o reembolso de EO. Quem investe num cupão a uma taxa fixa teria que ter garantias da rentabilidade do mesmo. Creio que isso não é passível de ser negociado. No fundo seria pagarmos antes a mesma coisa que pagaremos no período maturidade do empréstimo. De qualquer forma os EO são todos a 3 anos pelo que mesmo que possível, não há grande necessidade de antecipar algo que não é a longo prazo.

Precisamos é de maior liquidez para ir substituindo os EO por outros com montantes cada vez menores.
Concordo. Eu só falei  nos EO porque na realidade são um passivo exigível a 3 anos. Mas no caso do último EO já confirmei que nem sequer é possível o reembolso antecipado por parte do emitente.