As Finanças do Benfica

MALU15

Citação de: mecre90 em 03 de Junho de 2016, 18:53
Citação de: klik em 03 de Junho de 2016, 18:11
Geração Benfica:

Basicamente os Resultados Operacionais, desde que o Benfica esteja na Champions relativamente bem ( Até aos 8s).... cobrem a diferença dos resultados Financeiros( custos financeiros). Se os resultados operacionais subirem agora com os novos contratos... ainda mais.

Porque o resto , Diferença de Mais valias e Amortização de passes ( compra de jogadores)... depende da politica de compras e vendas. Podemos tentar ter menos em ambas as parcelas ou mais em ambas as parcelas!! Mas partindo do principio que poderíamos tentar ter sempre resultados próximos do 0... Investir valor semelhante ao que vais fazendo de mais valias..., os nossos -9 negativos estão aqui basicamente, pelo facto de termos gasto mais em jogadores do que vendido.

O Clube ficaria apenas dependente da champions... e não das vendas, para ficar sustentável na situação que está!! Não verias grande diminuição de passivos, nem aumentos.
Tenho muito pouco conhecimentos d finanças. Alguém me consegue explicar o q são os interesses sem controlo do porto?
Geração Benfica:

Basicamente os Resultados Operacionais, desde que o Benfica esteja na Champions relativamente bem ( Até aos 8s).... cobrem a diferença dos resultados Financeiros( custos financeiros). Se os resultados operacionais subirem agora com os novos contratos... ainda mais.

Porque o resto , Diferença de Mais valias e Amortização de passes ( compra de jogadores)... depende da politica de compras e vendas. Podemos tentar ter menos em ambas as parcelas ou mais em ambas as parcelas!! Mas partindo do principio que poderíamos tentar ter sempre resultados próximos do 0... Investir valor semelhante ao que vais fazendo de mais valias..., os nossos -9 negativos estão aqui basicamente, pelo facto de termos gasto mais em jogadores do que vendido.

O Clube ficaria apenas dependente da champions... e não das vendas, para ficar sustentável na situação que está!! Não verias grande diminuição de passivos, nem aumentos.
Tenho muito pouco conhecimentos d finanças. Alguém me consegue explicar o q são os interesses sem controlo do porto? Obrigado

São os também chamados interesses minoritários, ou seja a parte dos capitais próprios que não pertence à PSAD, (59.420me) por força da incorporação da EuroAntas no perímetro de consolidação, mas cujo capital social não é detido pela FC Porto – Futebol, SAD em 53%, a exclusão dos interesses minoritários leva a que o capital próprio atribuído aos accionistas da Empresa-Mãe seja substancialmente inferior (13.383m€).
Esta situação  alterara-se-à  logo que a totalidade da EuroaAntas seja integrada na PSAD.

Convém ter presente que embora a EuroAntas seja participada da PSAD em apenas 47%, para efeitos de consolidação, os activos e passivos da EuroAntas estão integrados a 100% (método integral) na PSAD em virtude da PSAD dominar a gestão da EuroAntas.

mecre90

Citação de: MALU15 em 04 de Junho de 2016, 01:27
Geração Benfica:

Tenho muito pouco conhecimentos d finanças. Alguém me consegue explicar o q são os interesses sem controlo do porto?
Geração Benfica:

Tenho muito pouco conhecimentos d finanças. Alguém me consegue explicar o q são os interesses sem controlo do porto? Obrigado

São os também chamados interesses minoritários, ou seja a parte dos capitais próprios que não pertence à PSAD, (59.420me) por força da incorporação da EuroAntas no perímetro de consolidação, mas cujo capital social não é detido pela FC Porto – Futebol, SAD em 53%, a exclusão dos interesses minoritários leva a que o capital próprio atribuído aos accionistas da Empresa-Mãe seja substancialmente inferior (13.383m€).
Esta situação  alterara-se-à  logo que a totalidade da EuroaAntas seja integrada na PSAD.

Convém ter presente que embora a EuroAntas seja participada da PSAD em apenas 47%, para efeitos de consolidação, os activos e passivos da EuroAntas estão integrados a 100% (método integral) na PSAD em virtude da PSAD dominar a gestão da EuroAntas.

Obrigado pelo esclarecimento. A PSAD tem nenhuma obrigatoriedade de integrar a Euroantas, ou isto é uma situação para se arrastar ad eternum?

MALU15

Citação de: CitriC em 03 de Junho de 2016, 17:39
Citação de: MALU15 em 03 de Junho de 2016, 16:28
Citação de: JFCR em 03 de Junho de 2016, 16:03
Queria agradecer ao Citric e ao Malu15 a paciência de nos explicar como andam as contas e as suas análises.
Temos muitos comentários a dizer bem ou mal, mas sem grande substância.
Eu, que não sou propriamente expert, mas não sou também leigo, retive o seguinte:
O nosso Glorioso tem dois itens muito negativos:
1)   Amortizações de jogadores, no valor de 40 a 42 M € / ano, fruto dos investimentos que fizemos no passado (e continuamos a fazer) para dar qualidade à equipa.
2)   Custos financeiros da dívida entre 18 a 20 M € /ano.
Isto junto são 58 a 62 M € / ano.
Para compensar isso temos os resultados operacionais, que este ano devem ser muito positivos, à volta de 12 a 15 M €, e as mais-valias de vendas dos jogadores. Portanto, mesmo num ano muito bom como este ainda sobram cerca de 45 M € para fazer em mais-valias de jogadores. Portanto temos de continuar a vender jogadores porque precisamos das mais-valias. Só depois disto e com tudo o que vier a mais deverá ser para abater o passivo e reduzir os custos financeiros.

Compreendo o risco desta gestão que muitos falam e vejo que possa ser mitigada da maneira que alguns aconselham:

1)   Reduzir o investimento anual em jogadores, com o risco de reduzir a possibilidade de mais-valias no futuro. Também percebo aqui as críticas a algumas contratações falhadas e à quantidade exagerada.

2)   Aumentar a receita operacional, com a televisão, patrocínios e naming. Isto é o ideal.

3)   Reduzir os custos operacionais, que eu não concordo, pois perderíamos qualidade na equipa. Também posso concordar que se pode reduzir, sem grande perda de qualidade, caso sejamos melhor no ponto 1.

Eu vou dar a minha contribuição para melhorar um pouco a tua excelente síntese:
. O valor anual de amortização de passes é da ordem dos 32M no máximo e não dos 40 a 42, como efectivamente o Citric chegou a mencionar por aqui.

Peço desculpa pela falta de precisão.

O Valor anual de amortização de passes é efectivamente na ordem dos 30 a 32M, mas depois há os gastos com transações de direitos de atletas que temos que ter em conta e que são à volta dos 13 a 14M.

Portanto no final chegamos ao número de 43/44M relacionado com investimento em atletas. Da próxima vez terei mais cuidado.

Por acaso tenho é uma dúvida e pode ser que me consigas esclarecer.

Porque é que o Benfica decidiu contabilizar já no relatório os prémios aos nossos atletas devido à sua boa performance ? A passagem aos quartos de final diz respeito ao 4 trimestre, a Taça da Liga também, assim como o Campeonato nacional...

Os proveitos relacionados com essas conquistas terão efeito apenas no 4 Trimestre, mas os custos relacionados com essas conquistas têm efeito no 3 Trimestre ??? É estranho na minha opinião.
A meu ver a cota (sim cota e não bota) não bate com a perdigota.
A contabilização dos prémios está correcta, por força da aplicação do princípio da especialização dos exercícios, em fazer coincidir no mesmo período os proveitos (prémios UEFA) e os correspondentes custos (prémios dos atletas como custos), pois se não fosse feito as contas ficariam desvirtuadas.

MALU15

Citação de: mecre90 em 04 de Junho de 2016, 01:32
Citação de: MALU15 em 04 de Junho de 2016, 01:27
Geração Benfica:

Geração Benfica:

Obrigado pelo esclarecimento. A PSAD tem nenhuma obrigatoriedade de integrar a Euroantas, ou isto é uma situação para se arrastar ad eternum?
Não tem nenhuma obrigatoriedade de o fazer. Certamente que o irá fazer quanto os capitais próprios estiverem outra vez fortemente negativos, tal como o fez o ano passado. Não esquecer que os 53% da EuroAntas pertencem ao Clube.

af10

Citação de: MALU15 em 03 de Junho de 2016, 15:18
Citação de: Maldini em 03 de Junho de 2016, 15:11
Citação de: CitriC em 03 de Junho de 2016, 15:10

Citação de: MALU15 em 01 de Junho de 2016, 22:42
Citação de: CitriC em 01 de Junho de 2016, 21:12

Citação de: MALU15 em 01 de Junho de 2016, 15:51
Citação de: GengisKhan em 01 de Junho de 2016, 15:32
Citação de: MALU15 em 01 de Junho de 2016, 15:02
Citação de: redeagle7 em 01 de Junho de 2016, 14:51
Citação de: ineedmarshmallows em 01 de Junho de 2016, 14:48
Citação de: Pedro Nunes 28 em 01 de Junho de 2016, 14:47
Citação de: ineedmarshmallows em 01 de Junho de 2016, 14:41
http://www.maisfutebol.iol.pt/contas/liga/sad-do-benfica-em-falencia-tecnica-pela-primeira-vez-desde-2014

:huh:
Titulo sensasionalista para a lagartada ! Nada a que esse grupo de CS não nos tenha habituado !
Os lagartos já apresentaram as suas contas?

Ouvi dizer que aquilo está tão mau que até deve custar publicar...mas tem que ser publicado.
Não sei, não pesco nada disto hehehe.

Se calhar estão à espera de uma contratação daquelas que mete a malta com o pito aos saltos para apresentarem as contas no mesmo dia e a coisa passar assim de fininho lol.
Eles já publicaram pela calada da noite, e por isso é que elas não vêm reportadas na imprensa.
Deram prejuízo de 17M, com os custos com pessoal a duplicarem e com aumento dos empréstimos bancários, mesmo sem terem pago  à Doyen.

Nem provisionaram esse valor?

Mas a decisão foi antes de 31Mar2016, como não fazem isto?

Eu defendia que sempre deveriam ter feito com o caso ainda em tribunal, visto que o valor estava em disputa.

Será uma tentativa de mascarar o FP financeiro?
Não. Eles fizeram a provisão dos 14,? M. Mas uma coisa é provisionarem (mesmo sem juros) outra coisa bem diferente são os efeitos no balanço quando tiverem de pagar. Nessa altura ou o têm disponível ou o pedem emprestado.

O Sporting não pode contrair novos empréstimos, devido ao acordo assinado entre eles e o BCP e NB, aquando da reestruturação financeira.

A meu ver poderão utilizar factoring com a venda de um jogador de modo a receberem logo o dinheiro de uma venda.
mas olha que eu acho que isso não é assim tão taxativo, e basta veres o resumo da Dem de fluxos de caixa (Pag. 17) destas contas que o défice do período foi financiado por empréstimos bancários:

. Saldo fluxo actividades Operacionais                -17,5M
. Saldo fluxo actividades Investimento                  5,1M
. Saldo fluxo actividades Financiamento              10,2M  (via empr.       
     obtidos)
. Saldo variação de caixa e seus equivalentes        2,2M

10,2M = -17,5+5,1+2,2
-

Tentei informar-me e pelo que percebi, o Sporting com o acordo assinado pode financiar-se, mas somente no BCP e NB. Não pode financiar-se noutra instituição financeira

Faz sentido ... sendo futuros (ou mesmo atuais) donos do clube ...!!!!
E além disso podia gerar conflitos com outros credores em termos de prioridade de créditos, pondo mesmo em causa o cumprimento do acordo.

Não temos acesso aos contratos mas a outra opção é haver solidariedade e aí esses dois bancos em vez de dividirem os valores das vendas de jogadores entre os dois ainda teriam ainda de dividir com mais um. É normal que tenham estipulado que não possam haver mais instituições metidas ao barulho

bellamy

O gajo da tri perguntou se a publicidades estática e das camisolas do Benfica andava por volta dos 15/20 milhões por ano e o DSO disse que andaria por esses valores...Considerando 15 milhões/ano aos 400 milhões da NOS dá 550 milhões de euros a 10 anos.Mesmo assim acho que a diferença para os outros grandes deveria ser maior.

klik

Citação de: bellamy em 04 de Junho de 2016, 02:25
O gajo da tri perguntou se a publicidades estática e das camisolas do Benfica andava por volta dos 15/20 milhões por ano e o DSO disse que andaria por esses valores...Considerando 15 milhões/ano aos 400 milhões da NOS dá 550 milhões de euros a 10 anos.Mesmo assim acho que a diferença para os outros grandes deveria ser maior.

O Benfica não tem contratos dessa duração a tendencia é sempre para ir subindo..

10Baggio

lonstrup

Citação de: JFCR em 03 de Junho de 2016, 19:14
Citação de: Profeta em 03 de Junho de 2016, 18:17
Queria agradecer ao Citric e ao Malu15 a paciência de nos explicar como andam as contas e as suas análises.
Eu, que não sou propriamente expert, mas não sou também leigo, retive o seguinte:
1)   Amortizações de jogadores, no valor de 40 a 42 M € / ano, fruto dos investimentos que fizemos no passado (e continuamos a fazer) para dar qualidade à equipa.
Para compensar isso temos os resultados operacionais, que este ano devem ser muito positivos, à volta de 12 a 15 M €, e as mais-valias de vendas dos jogadores. Portanto, mesmo num ano muito bom como este ainda sobram cerca de 45 M € para fazer em mais-valias de jogadores. Portanto temos de continuar a vender jogadores porque precisamos das mais-valias. Só depois disto e com tudo o que vier a mais deverá ser para abater o passivo e reduzir os custos financeiros.

Compreendo o risco desta gestão que muitos falam e vejo que possa ser mitigada da maneira que alguns aconselham:

1)   Reduzir o investimento anual em jogadores, com o risco de reduzir a possibilidade de mais-valias no futuro. Também percebo aqui as críticas a algumas contratações falhadas e à quantidade exagerada.

2)   Aumentar a receita operacional, com a televisão, patrocínios e naming. Isto é o ideal.

3)   Reduzir os custos operacionais, que eu não concordo, pois perderíamos qualidade na equipa. Também posso concordar que se pode reduzir, sem grande perda de qualidade, caso sejamos melhor no ponto 1.

Apesar de comentar pouco também quero agradecer o trabalho que o Citric e o Malu15 têm feito por aqui a ajudar totós nestes assuntos, como eu, a tentar perceber o que se passa com as finanças do clube. E já agora congratular a riqueza desta síntese. Obrigado

Sim, e já fizeram a correção sobre as amortizações anuais, que são 32M.
Portanto, logo à partida, em cada ano temos 32 M (amortizações) + 18 M (juros da dívida) = 50M, para compensar com os resultados operacionais e mais-valias. 
Não é fácil amortizar a dívida.

Está aqui a factura do período Jorge Jesus, em que ele revolucionou o nosso futebol. Depois de ver estes números, percebe-se melhor as condições que JJ teve.

Temos de parar esta sangria. Felizmente, com este treinador, já temos alguém com capacidade para aproveitar os jogadores da nossa formação e prospecção, e ao mesmo tempo passarmos a fase de grupos da liga dos campeões.

Com JJ tínhamos de fazer um esforço financeiro extraordinário para sermos competitivos, com Rui Vitória, para além de sermos mais competitivos, ainda conseguimos reduzir o esforço financeiro e rentabilizar os nossos meios melhor.

E ainda o Ricardo Araujo Pereira não queria mudar....

george 20

Se conseguissemos usar o valor que vai acima entre o contrato com a Nos e o que recebiamos anteriormente para abater passivo, e ao mesmo tempo ir mantendo contas equilibradas, sem lucro nem prejuiso, era mt bom, em 10 anos reduziamos o passivo para um valor sustentavel e os encargos com os juros baixariam imenso

Gandaia

Citação de: cepp em 04 de Junho de 2016, 08:41
http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/bruno-de-carvalho-benfica-vai-meter-a-cmvm-em-tribunal.html

Isto é verdade ou é mais uma propaganda norte coreana do kim carvalho?

Fundos: "Quando dizia que os fundos não eram o remédio, os pseudo-especialistas diziam que os fundos eram fundamentais. Vejo, sim, clubes a ter sanções gravíssimas porque continuam a usar fundos. E cuidado que para alguns clubes portugueses é melhor abrirem os olhos, porque nós e a FIFA estamos atentos. Tenham atenção se aquilo que fazem é permitido ou não." - Há uns basou a candidatura num fundo russo, agora os fundos são o diabo. A parte a bold nem consigo comentar..

Finanças: "Há uma SAD em falência técnica, a do Benfica. E agora? Vão meter a CMVM em tribunal? O Sporting respira saúde financeira e desportiva, não está a vender jogadores. Temos o menor passivo quando há três anos tínhamos o maior. Somos exemplos de gestão na UEFA." - Vamos ver no Relatório anual quem é que estáem falência técnica. São exemplo de gestão mas têm o Financial Fair Play à perna...

Final do andebol: "Todos verificamos a vergonha que se passa no campeonato de andebol. Não é possível continuarmos impávidos e serenos perante um clube que negou bilhetes ao Sporting mas com o qual ninguém teve problemas e de repente acontece com o Benfica e já é um problema nacional, já vai tudo preso." - Resumindo se o benfica vencer vai fazer barulho, se o Benfica perder nunca mais toca no assunto.

Pereira Cristóvão e Vouchers: "PPC é um assunto, vouchers é outro. Um tem a ver com atentado à honra e agora é problema entre a justiça e PPC; o outro tem a ver com regulamento. não são inocentes estas duas tomadas de decisão antes das eleições e isso está errado" - Nota-se claramente que está todo borrado com o casso PPC e eventual descida do Sporting, razão pela qual vai recorrer do caso dos vouchers..

Golos do Benfica festejados por adeptos do Sp. Braga: "Fiquei estarrecido como é que comemoraram os golos do rival do Sporting. Não é assim que serão grandes. Tenho respeito por todos mas acima de tudo pelo clube que amo e aquilo que esperava na altura era que o presidente do Sp. Braga dissesse que não se revia na atitude, mas afinal não são do Sp. Braga e sim de outro clube." - Lembrei-me que há uns anos adeptos de um certo clube comemoraram em pleno estádio o golo do Kelvin...

cepp

Citação de: Gandaia em 04 de Junho de 2016, 09:01
http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/bruno-de-carvalho-benfica-vai-meter-a-cmvm-em-tribunal.html

Fundos: "Quando dizia que os fundos não eram o remédio, os pseudo-especialistas diziam que os fundos eram fundamentais. Vejo, sim, clubes a ter sanções gravíssimas porque continuam a usar fundos. E cuidado que para alguns clubes portugueses é melhor abrirem os olhos, porque nós e a FIFA estamos atentos. Tenham atenção se aquilo que fazem é permitido ou não." - Há uns basou a candidatura num fundo russo, agora os fundos são o diabo. A parte a bold nem consigo comentar..

Finanças: "Há uma SAD em falência técnica, a do Benfica. E agora? Vão meter a CMVM em tribunal? O Sporting respira saúde financeira e desportiva, não está a vender jogadores. Temos o menor passivo quando há três anos tínhamos o maior. Somos exemplos de gestão na UEFA." - Vamos ver no Relatório anual quem é que estáem falência técnica. São exemplo de gestão mas têm o Financial Fair Play à perna...

Final do andebol: "Todos verificamos a vergonha que se passa no campeonato de andebol. Não é possível continuarmos impávidos e serenos perante um clube que negou bilhetes ao Sporting mas com o qual ninguém teve problemas e de repente acontece com o Benfica e já é um problema nacional, já vai tudo preso." - Resumindo se o benfica vencer vai fazer barulho, se o Benfica perder nunca mais toca no assunto.

Pereira Cristóvão e Vouchers: "PPC é um assunto, vouchers é outro. Um tem a ver com atentado à honra e agora é problema entre a justiça e PPC; o outro tem a ver com regulamento. não são inocentes estas duas tomadas de decisão antes das eleições e isso está errado" - Nota-se claramente que está todo borrado com o casso PPC e eventual descida do Sporting, razão pela qual vai recorrer do caso dos vouchers..

Golos do Benfica festejados por adeptos do Sp. Braga: "Fiquei estarrecido como é que comemoraram os golos do rival do Sporting. Não é assim que serão grandes. Tenho respeito por todos mas acima de tudo pelo clube que amo e aquilo que esperava na altura era que o presidente do Sp. Braga dissesse que não se revia na atitude, mas afinal não são do Sp. Braga e sim de outro clube." - Lembrei-me que há uns anos adeptos de um certo clube comemoraram em pleno estádio o golo do Kelvin...

Obrigado gandaia pela tuas palavras sobre varios assuntos, claro que dentro do topico "finanças2 era da parte financeira que eu tinha as minhas duvidas

Gandaia

Citação de: cepp em 04 de Junho de 2016, 09:04
Citação de: Gandaia em 04 de Junho de 2016, 09:01

Obrigado gandaia pela tuas palavras sobre varios assuntos, claro que dentro do topico "finanças2 era da parte financeira que eu tinha as minhas duvidas

eheh

Em relação às finanças a falència técnica neste caso pouco ou nada me diz a mim. Sendo um valor reduzido "basta" uma transferência para isso ser ultrapassado. Para mais num R&C que contempla apenas os primeiros 9 meses e quando se sabe que falta a transferência do Renato, o prémio da Champions, etc. O importante é o R&C dos 12 meses, até porque é nesse que o Financial Fair Play se baseia.Até porque pelo que sei os R&C do 1º Trimestre e do 3º Trimestre nem têm que ser auditados ao contrários do do 1º Semestre e do anual...

Esta "comunicação" do BC visa apenas distrair. O mês de Junho continua a andar e ele não vende ninguém....

CitriC

Citação de: MALU15 em 04 de Junho de 2016, 01:36
Citação de: CitriC em 03 de Junho de 2016, 17:39
Citação de: MALU15 em 03 de Junho de 2016, 16:28

Eu vou dar a minha contribuição para melhorar um pouco a tua excelente síntese:
. O valor anual de amortização de passes é da ordem dos 32M no máximo e não dos 40 a 42, como efectivamente o Citric chegou a mencionar por aqui.

Peço desculpa pela falta de precisão.

O Valor anual de amortização de passes é efectivamente na ordem dos 30 a 32M, mas depois há os gastos com transações de direitos de atletas que temos que ter em conta e que são à volta dos 13 a 14M.

Portanto no final chegamos ao número de 43/44M relacionado com investimento em atletas. Da próxima vez terei mais cuidado.

Por acaso tenho é uma dúvida e pode ser que me consigas esclarecer.

Porque é que o Benfica decidiu contabilizar já no relatório os prémios aos nossos atletas devido à sua boa performance ? A passagem aos quartos de final diz respeito ao 4 trimestre, a Taça da Liga também, assim como o Campeonato nacional...

Os proveitos relacionados com essas conquistas terão efeito apenas no 4 Trimestre, mas os custos relacionados com essas conquistas têm efeito no 3 Trimestre ??? É estranho na minha opinião.
A meu ver a cota (sim cota e não bota) não bate com a perdigota.
A contabilização dos prémios está correcta, por força da aplicação do princípio da especialização dos exercícios, em fazer coincidir no mesmo período os proveitos (prémios UEFA) e os correspondentes custos (prémios dos atletas como custos), pois se não fosse feito as contas ficariam desvirtuadas.

De acordo com esse princípio apenas se pode contabilizar a passagem aos oitavos de final no 3 Trimestre.

Os quartos e as conquistas da Taça da Liga e Campeonato nacional pertencem ao 4 Trimestre.

Parece-me então exageradíssimo haver prémios na ordem dos 4M por uma passagem aos oitavos...Continuo sem estar convencido.