Romário Baldé (Equipa B)

Avançado, 28 anos,
Guiné-Bissau
Equipa B: 2 épocas, 30 jogos, 1 golo

.:VMPT:.

Tecnica não é sinônimo de malabarismo.... É muito mais do que isso....

Nunca se esqueçam.....

DRhed

Citação de: André Sousa em 13 de Junho de 2016, 13:07
Atenção que filosofia não é para quem quer.

Concordo a 100% contigo.

Thorondor

Citação de: Prometheus em 13 de Junho de 2016, 01:14
Os mesmos gajos que dizem que o Romário não tem técnica são os primeiros a exultar da qualidade técnica do Guedes. Depois quem não percebe puto de bola sou eu. Fiquem-se na vossa especialistas de bola.

Não deves estar a faalr de mim porque tb não acho o Guedes grande tecnicista. é aliás por isso que defendo que deve sair da ala e jogar no meio...

ptmam

O pessoal está todo atrofiado com a técnica,recepção,remate...

Eu acho que, o que se está aqui a tratar é de tipos de jogadores: do jogador que de facto joga futebol, e traduz a sua técnica em algo objectivo, e de jogadores como o Romário Baldé, que traduz a sua técnica, principalmente a de drible, em algo que muitas das vezes nada traz de proveitoso para a equipa!

O que o Romário não sabe fazer, embora se possa aprender, é a recepção e o domínio de bola e isso é de facto o ponto fulcral para se ser jogador de futebol. Há quem domine esse aspecto do jogo desde que começa a jogar futebol, há quem aprenda a fazê-lo ao longo da carreira e há quem nunca chegue a dominar esse aspecto! Os que nunca chegam a dominar esse aspecto do jogo, camuflam isso com outros atributos (normalmente físicos)! Normalmente esse jogador que camufla essa deficiência técnica com outros atributos, torna-se num jogador de equipa média/pequena, é o que eu acho do Romário, se ele não subir de nível!

DANI BOY

dá para fazer carreira na 1 liga!

Glorificus

Citação de: André Sousa em 12 de Junho de 2016, 23:31
Citação de: tacuaracardozo em 12 de Junho de 2016, 23:09
Não estamos de acordo, e o 1o toque é talvez o mais importante sim, concordo, mas não é só nisso que eu distingo capacidade técnica ou não.

E o Romário tinha bom toque de bola. Além disso, continuo na minha, quando se exibiu a melhor nível, foi no ultimo ano de Juvenil, onde acompanhava o Guedes(que também não é nenhum prodígio no 1o toque,diga-se, e não deixa de ser bom tecnicamente) como um dos jogadores mais importantes da equipa.

Não tenho, infelizmente, oportunidade nem tempo de acompanhar os escalões de formação como gostaria, mas lembro me de alguns jogos que fui vendo, e ate tenho ideia de o Romário ser capitão nesse 2o ano de Juvenil. Nos jogos que vi dos juniores da youth league, para ser sincero, nem gostei muito, demasiado brinca na areia, pelo que para mim foi ai que começou a sua curva descendente e que deixei de acreditar que fosse dar um grande jogador.

Não estou muito interessado em ter sequer uma discussão sobre as capacidades ou não do Romário, pouco me interessa, mas apesar de não partilhar inteiramente a opinião do user de que se destacava só pela técnica, aho que tem mais razao ele no que disse, do que tu em dizer que ele não percebe um chavo de formação, so por ser essa a opinião, e foi isso que manifestei.

Um jogador com um primeiro toque deficiente não pode nunca, em momento algum, ser um jogador dotado a nível técnico. Lamento. É o mesmo que dizer que o jogador X é bom a finalizar apesar de não rematar muito bem.

Bom toque de bola... isso é o quê? É por isso que digo que ele não percebo um chavo de futebol de formação. Também acho o mesmo sobre ti, sinceramente. Se deres uma bola ao Romário e lhe pedires para ele partir no 1x1 e fazer uma virgula sobre o adversário, ele faz. Se lhe pedires para ele ir no 1x1 e fazer duas ou três simulações com bola, ele consegue. Isso é diferente de ser bom a nível técnico. O Romário nunca mostrou grande sensibilidade a nível técnico, o que até seria estranho, tendo em conta a potência física que tinha. O Sancidino, por exemplo, era bem diferente. Claramente não tão forte fisicamente, embora fosse muito rápido, mas com uma capacidade para receber, virar e encarar no 1x1 muito superior ao Romário.

É impossível dissociar a técnica do físico, principalmente ao nível do deslocamento. Neste nível é fácil confundir-se a técnica devido à capacidade física de determinado jogador. Mas eu recordo-me de ter esta discussão com o Red Skin, na altura era o Romário era iniciado, porque ele tinha dito que o Romário era um portento da técnica. Não era. Nunca foi. Simplesmente tinha uma capacidade física que lhe permitia receber de forma meio atabalhoada e manter a bola, indo para cima e usando um gesto técnico meio deficiente e passar pelo adversário por ser mais rápido que ele.

Ser capitão ou não é indiferente. O Romário sempre foi o capitão da sua geração, por isso não percebo qual o relevo para a questão. Ainda para mais a sua geração sempre foi fraquinha, basta relembrar a prestação na fase final de iniciados. Ganharam a de juvenis porque puseram 4 jogadores de uma super geração (97) a jogar com os mais velhos. Dessa equipa, assim de repente, só o Isaac e o Guedes é que pertenciam à geração que tinha estado com o Romário nos iniciados. O Lima veio do Leixões, o Rúben Dias, o Guga, o Yuri e o Renato eram um ano mais novos, e o Gilson e o Diogo David vieram do Belenenses. Por isso, estranho era o Romário não ser o capitão.

Anyway, também não acho o Guedes um jogador muito forte tecnicamente. Tivesse a capacidade técnica do Nuno Santos, por exemplo, e seria claro material para a equipa A, já nos dias de hoje. Assim não.

Sim, ele tem mais razão porque eu disse isto e aquilo, já sei.

O Romario tudo bem mas essa birra com o Gonçalo é que não percebo. Guedes tem qualidade tecnica qb para ser jogador de topo e consegue aliar isso as outras qualidades (remate, velocidade) que lhe dão gabarito para aspirar a ser jogador de elite.

Só não vê quem não quer.

André Sousa

Citação de: Glorificus em 13 de Junho de 2016, 19:00
(...)Guedes tem qualidade tecnica qb

Pelos vistos percebes.

Glorificus

Citação de: André Sousa em 13 de Junho de 2016, 19:03
Citação de: Glorificus em 13 de Junho de 2016, 19:00
(...)Guedes tem qualidade tecnica qb

Pelos vistos percebes.

O Gonçalo tem por exemplo Clutch que é das coisas mais importantes para um jogador de topo.
O golo ao Atletico Madrid e a arrancada que faz no jogo do Bayern só travado em falta provam isso.

Nem tudo se resume a quem tem mais ou menos qualidade técnica e pelos teus comentários às vezes parece que só isso interessa. Só isso. :)


GiiB_10


Slipknot_BMC

Não percebo porque é que lhe renovaram o contrato  enfim

para mim rescindir e manter % do passe

Naidas


nightcrowler

poderia ficar mais um ano em Tondela.

se os beirões quisessem, poderiam escolher ainda entre Lystcov, Dawidowitz, Gilson Costa, Sancidino, entre outros. a questão é mesmo o limite orçamental do clube, que parece-me ser mais baixo que a maioria dos rivais. mas do que eles quiserem, por mim teriam primasia

P311

Há novidades? Já foi colocado ou vai para a B?

ItsY2Inferno

Eu gosto do Baldé,  é mt rapido mas precisa de definir melhor os lances, emprestar na 1°liga.

Batuta Vermelha

E mais um que renovou por causa do medo de ir para os rivais ou barcelona ou Milan ou whatever, na minha opinião não tem ha muito tempo condições para o Benfica.