113.º Aniversário do Sport Lisboa e Benfica

Corcunda

Por ocasião do 113º aniversário, um bocadinho de história a sério.

Leitura obrigatória:

http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2017/02/encher-boca-com-cosme-damiao.html

CitaçãoÉ que parece que quanto mais se fala dele menos sabem quem realmente foi e que importância teve. Talvez porque as gerações mais velhas – que iam para o Estádio com horas de antecedência para reservar lugar e entre outros assuntos, os mais velhos falavam do passado aos mais novos - vão ficando "fora de combate". Agora é mais as gerações que falam de «courates e bifanas» e cervejolas. Cosme Damião é apenas um nome que fica bem pronunciar no Benfica. Tal como José Alvalade no Sporting CP. Aposto que 99 por cento dos que se dizem Benfiquistas (e se dizem é porque são) nunca leu nada acerca de Cosme Damião. Dizem o básico. Foi fundador! Mas isso também outros 23 foram. E Cosme Damião de início nem sequer teve actividade de destaque enquanto dirigente ou futebolista até 1908. Alguns - até dirigentes - dizem que foi presidente, algo que nunca foi! Faz-me lembrar uma história que penso que já contei neste blogue.

Uma vez num desses jogos de uma final do Benfica, talvez em Aveiro, um Benfiquista veio ter comigo e disse-me que conhecia bem a História do Benfica! Disse-lhe que isso era bom perguntando-lhe o que mais o fascinava. Respondeu: Ainda não li! Não percebi e retorqui: Não leu o quê? Respondeu: Tenho a História do Clube editada nos 50 anos mas ainda não a comecei a ler! São mil e tal páginas! Respondi: Então o caro Benfiquista não conhece a História do Clube. Conhece o livro onde está escrita a História dos primeiros 50 anos do Clube! Diz ele: Pois é...por agora. Mas um dia destes posso começar a ler porque a tenho! Acabei: Ora sempre é um felizardo. Eu conheço quem a queira ler e não a tenha! E lá seguimos os dois o caminho...rumo ao estádio onde jogava o Benfica!

O Benfica não teve UM fundador. Teve vários.

É fruto de uma vontade colectiva. Saibamos honrar a nossa própria história.

daniel.gomes

Não te digo Parabéns, digo Obrigado por existires.

miniMilk

E há 113 anos foi criado o Maior do Mundo  :smitten: :smitten: :smitten:

foda-se

até arrepia

Elvis the Pelvis

https://www.youtube.com/watch?v=phcVJxgfDQ4

Parabéns ao maior clube do Mundo!

Que o futuro seja ainda mais vitorioso que o passado, mais repleto de alegrias mas sempre com a mesma postura no desporto.

francisco

Citação"Tu e eu em cada golo"

"Não acredito na vida depois da morte. Mas, de cada vez que as bancadas da Luz se agitam e gritam golo, gosto de pensar que, algures, o meu pai continua a levantar os braços, a sorrir e a abraçar quem ao lado dele estiver a assistir ao jogo. Quantas e quantas vezes não nos vimos nos braços um do outro, empurrados pela cabeça do Rui Águas, pelo instinto do Magnusson, pela genialidade do João Vieira Pinto, pela magia do Rui Costa, pela subtileza do Nuno Gomes e por tantos predicados de tantos e tantos outros. E, também, quantas e quantas vezes não voltámos para casa cabisbaixos, muitas vezes em silêncio, numa cumplicidade encarnada, depois de um ou outro deslize.

O meu pai morreu a 2 de Outubro de 2004. Chorei. Muito. Nessa manhã. Ao longo do dia. No velório. À noite na cama. Em muitos dos dias que se seguiram. Mas – esta é a mais pura das verdades – houve um momento em que as lágrimas correram mais densas do que nunca. Mais carregadas de saudade. Aconteceu quando o carro funerário, que transportava o corpo em direcção ao Cemitério dos Olivais, passou em frente à nossa Luz. Pode parecer incompreensível e irracional, mas a noção de que não mais voltaria àquele estádio com o meu pai e a consciência de que nunca mais poderia festejar com ele uma vitória apertou-me demasiado o coração. Foi nesse instante que verdadeiramente se abateu sobre mim a noção de perda.

Meses depois, no final dessa época, seríamos campeões. Estava no estádio quando o Luisão empurrou a bola para o fundo da baliza do Sporting e nos colocou muito perto do título. Sentada ao meu lado estava a minha mãe e, atrás de mim, um amigo que me abraçou e me disse em êxtase: «Este é para o teu pai! Este é para o teu pai!». Senti nos lábios o toque de uma lágrima. Tinha um travo a alegria e a saudade ao mesmo tempo. Imaginei o abraço do meu pai. Vi o seu sorriso. Senti a sua felicidade.

Quando por fim festejámos o título, na última jornada, estava no Funchal. Fui ver o jogo sozinho a um bar na marginal. Ao soar do último apito as ruas encheram-se de uma euforia vermelha. Por impulso pedi duas cervejas e dirigi-me para a praia. Brindei em pensamento com ele. Voltei a abraçá-lo e festejámos juntos. Ainda tenho uma pequena pedra vermelha que descobri na areia e que trouxe como recordação dessa noite. Mais uma vez senti nos lábios um misto de alegria e de saudade.

Quem o conheceu sabe o tamanho que o coração do meu pai tinha. A ternura dos seus gestos. A bondade dos seus actos. Sofria a bom sofrer com o Benfica, desesperava com as bolas no poste, rejubilava com as vitórias, entristecia com as derrotas, mas sabia sempre reconhecer o mérito dos vencedores. Também no futebol, como em tudo na vida, foi um homem bom e apaixonado. Devo-lhe esta deliciosa doença que é ser benfiquista, mas também lhe devo o desportivismo que julgo ter. E, ao Benfica, devo incontáveis momentos passados entre pai e filho. Obrigado, Benfica. Obrigado, pai. E – julgo que citaste estes versos de Camões no discurso que fizeste na inauguração do novo estádio – "se lá no assento etéreo, onde subiste, memória desta vida se consente", também sei que te recordas de mim em cada golo."
:cry2:

Notguilty

http://www.dailymotion.com/video/x2ndios_o-gigante-benfica-intro_sport

https://www.dailymotion.com/video/x30jxo4_o-gigante-benfica-106-anos-de-paixao_sport

eu não sei bem o que dizer, só sei que o Benfica para além de um ideal  é também um modo de vida.

WRT21

Parabéns Sport Lisboa e Benfica!

Muito obrigado por fazeres parte da minha vida.

francisco

Citação"Notas para o primeiro discurso que farei como presidente do Benfica"

Caros consócios,

Numa manha de 1992, Deus entrou no carro dos meus pais e sentou-se ao meu lado, no banco de trás. Durante o trajecto que fizemos, entre a Estrada de Benfica e o aeroporto, não falei. Os meus pais, que não são crentes, tiveram coragem para conversar com Ele sobre trivialidades.

Eu nunca tinha visto Deus. Ao vivo, quero dizer. Já O tinha visto na televisão, a fazer os milagres. Mas eram imagens a preto e branco, antiquíssimas (o tempo do mito é remoto), e o que Deus fazia era simplesmente impossível, pelo que ninguém podia dizer que estava ali a prova de Sua existência. Acreditar n'Ele continuava a ser uma questão de fé. E era assim que, nunca o tendo visto, eu sabia que o mundo – a que os outros chamam bola de futebol – tinha sido uma invenção d'Ele.

Todos nós, verdadeiros Benfiquistas, temos com o clube uma relação que, em muitos aspectos, é, digamos, doentia. Pela parte que me toca, gostaria de vos dizer que, quando o Benfica perde, eu não sinto que a culpa é minha. Gostaria também de vos dizer que, em Maio de 1990, não fiquei uns dias sem fala, depois de o Benfica ter perdido a final da Taça dos Campeões contra o AC Milan. E gostaria de vos dizer ainda que não chorei convulsivamente no dia da inauguração da "Nova Catedral".

Gostaria de vos dizer que não sofro mais com um jogo-treino entre o Benfica e o Cucujães do que sofreria a ver uma puntativa final do campeonato do Mundo entre Portugal e Espanha. Gostaria de vos dizer, aliás, que não inscrevi a minha filha como sócia do Benfica antes de a ter registado como cidadã portuguesa.

Gostaria de vos dizer que, assim que tive dinheiro para isso, não comprei ao meu pai o carro em que Eusébio da Silva Ferreira esteve sentado durante 20 minutos quando, numa manhã de 1992, lhe demos boleia para o aeroporto. Gostaria sobretudo de vos dizer que esse não é o carro que ainda hoje tenho.

Gostaria, enfim, de vos dizer tudo isto – mas não posso, porque estaria a mentir.

No dia 28 de Fevereiro de 1904, um Homem chamado Cosme Damião fundou, com um grupo de amigos, numa modesta farmácia de Belém, o clube que hoje conhecemos por Sport Lisboa e Benfica. Contava 18 anos, precisamente a idade que eu tinha quando, naquela manhã Deus se sentou ao meu lado. Não creio que Cosme Damião tenha visto Eusébio jogar, ou que tenha sequer sonhado que o Benfica haveria de ser o maior clube português e um dos maiores do Mundo. Cem anos depois, sei que o Benfica vai continuar a ser ainda maior do que os sonhos dos seus adeptos.

Viva o Benfica!
Ricardo Araújo Pereira

DeadPool

.

francisco

Citação"O tema talvez lhe interessa pouco, amigo leitor, e a minha opinião sobre ele ainda menos, mas eu estou convencido de que, dos cinco maiores poetas portugueses de sempre dois ou três são o Fernando Pessoa. Um desses, chamado Álvaro de Campos, escreveu o seguinte: "Quero acabar entre rosas, porque as amei na infância." Eu, na infância, amei papoilas.

Percebi que era uma pessoa doente quando Artur Semedo morreu. Vi as imagens do enterro na televisão, o caixão coberto por uma magnífica bandeira vermelha, com a águia e a roda da bicicleta rigorosamente no centro. Lembro-me de ter pensado: "Quem me dera ser eu dentro daquele caixão." É no momento em que dá por si a invejar um morto que uma pessoa compreende que sofre de uma maleita grave."
Ricardo Araújo Pereira, em «A Chama Imensa»

FaithNoMore

Cosmic

Tenho o maior orgulho em ser Benfiquista. É a minha maior virtude, aquilo que em grande parte me define.

Sempre e para sempre Benfica.

Parabéns!  :slb2:

IloveSLB2014

Obrigado pela tua existência Sport Lisboa... Ser Benfiquista é melhor que pinar qualquer gaja no mundo... Nasci, viverei e morrerei com a chama imensa no sangue e o SL Benfica no coração...Ser do Benfica e ser sócio do Benfica é o melhor casamento que alguma vez poderei ter na minha vida.

AMO-TE TANTO BENFICA...  :slb2: :flagglorioso:

113 ANOS DE Benfica e espero estar cá o máximo de tempo possível a assistir a muitos mais anos de sucesso...

VIVA O BENFICA

ORGULHO SER LAMPIÃO :metal:

ZICKLER