SuperLiga Europeia

MoreThanRed

Citação de: VitorPaneira7 em 04 de Março de 2017, 19:38
Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 19:26
Citação de: miniMilk em 04 de Março de 2017, 19:20
Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 19:10
Citação de: miniMilk em 04 de Março de 2017, 19:00
A identidade perdeu se logo com Bosman. Tanto é que o Benfica acabou de ganhar a um alemão com 25% de posse de bola. Impensável antes de bosman.
Estamos na época dos sheiks e chineses. Do City, Chelsea e PSG como gigantes europeus (lol). É lidar para não chorar

Há uma diferença. A Lei Bosman foi, apenas e só, a transposição para o futebol de um enquadramento legal vigente na Europa. Era ilógico (e provavelmente impossível) que o futebol se mantivesse à margem das leis comunitárias de livre circulação de pessoas.

A Superliga é uma criação das mentes brilhantes que mandam no próprio futebol, não há nada que os obrigue a fazê-lo.

É a diferença entre levar um tiro de raspão no braço ou disparar na própria cara porque se está a espreitar para dentro do cano da arma.
os resultados práticos poderão no entanto, ser parecidos. Com ou sem enquadramento legal.
Não acho que bosman tenha sido um tiro de raspão. Foi mesmo o amputar de um braço

Eu acho que, comparativamente ao potencial destrutivo deste projeto, foi um tiro de raspão.

É ver a euroliga

é só para equipas da Lituânia (Zalgiris), Espanha (Baskonia, Barcelona , Real ), Grécia (Olympiakos e Panathinaikos), Turquia (Fenerbahce e Efes Pilsen), Itália (Milano), Israel (Maccabi Telaviv) e Rússia (CSAK). AS equipas que tem lugar fixo.

Apurou se uma da Sérvia, o EStrela Vemerlha e uma da Alemanha, Bamberg.

9 nações, claro que o resultado é o reforço das principais ligas e o enfranquecimento das ligas menores. Acham que 9 nações representam o basquetebol europeu. Nem uma francesa tem este ano na Euroliga.

Há 20 anos o Benfica disputava esta competição, quando era a Taça dos Campeões europeus.

Isto beneficia os grandes que competem entre si, mas funciona como eucalipto para os pequenos.

Ao menos nas champions league todos tem hípoteses nem que seja por pré eliminatórias. Este ano na fase de grupos ao menos estiveram representantes da Suiça, Bulgária, Inglaterra, França, Alemanha, Escócia, Portugal, Turquia, Ucrânia, Itália, Rússia, Holanda, Polónia, Dinamarca, Bélgica e Croácia. 16 países.

A euroliga começou com a mesma premissa, superliga europeia ao estilo NBA, é ver quem domina e que representação faz da europa do basquetebol nos dias de hoje.

Ao menos a FIBA está a tentar ter competições onde estejam representadas todas as nações da Europa.

Só à terceira leitura é que entendi o que estavas a querer dizer. Trocaste-me todo com essa passagem para o basquetebol.  :D

miniMilk

Citação de: VitorPaneira7 em 04 de Março de 2017, 19:25
A identidade perdeu se logo com Bosman. Tanto é que o Benfica acabou de ganhar a um alemão com 25% de posse de bola. Impensável antes de bosman.
Estamos na época dos sheiks e chineses. Do City, Chelsea e PSG como gigantes europeus (lol). É lidar para não chorar

Há uma diferença. A Lei Bosman foi, apenas e só, a transposição para o futebol de um enquadramento legal vigente na Europa. Era ilógico (e provavelmente impossível) que o futebol se mantivesse à margem das leis comunitárias de livre circulação de pessoas.

A Superliga é uma criação das mentes brilhantes que mandam no próprio futebol, não há nada que os obrigue a fazê-lo.

É a diferença entre levar um tiro de raspão no braço ou disparar na própria cara porque se está a espreitar para dentro do cano da arma.

Bem verdade , apesar das consequências negativas da lei Bosman. são leis comunitárias e o futebol dentro da UE não podia ficar de parte.

Contudo significou mão livre para os clubes ricos investirem em planteis sem limitações de estrangeiros, numa maior proliferação de agentes e de jogadores mais gananciosos no salário. é normal que com isto os clubes mais pobres não conseguissem acompanhar.

O Ajax de VAn Gaal campeão em 95 e finalista em 96 desapareceu de um momento para o outro os irmãos de Boer, Van der Sar, DAvids, Seedorf, Kluivert, Litmanen e Finidi saíram e o futebol holandês a nível de clubes nunca mais foi uma ameaça.

Benfica de hoje podia ter em mãos uma geração com Cancelo, Semedo, Bernardo Silva, André Gomes, Renato Sanches e muitos outros a aparecer.
Mesmo o Sporting nem sequer tirou proveito da geração que apareceu entre 2001-2005 com Ronaldo, Quaresma, Hugo Viana, Nani, Moutinho, Veloso.

Hoje os ingleses estão a pagar por não possuírem uma selecçao a sério devido a muitos estrangeiros na premier league e eles próprios não evoluírem na formação. Vi uma selecção com Campbell, Addams, Pearce, Shearer, Ince, Gascoigne, e os ingleses tiveram em fins de 80 e príncipios de 90 vários jogadores pela Europa fora que resultaram numa selecção muito boa sobre a direcção de Robson depois Venables (que curiosamente treinaram ambos o Barcelona).

Foi mesmo o amputar de um braço, um braço que tinha nas suas mãos a grandeza europeia de Ajax, Estrela Vermelha, Benfica, Anderlecht, Steaua, Dinamo Kiev, IFK gotemburgo e mesmo das manhosas equipas checas como o Sparta de Praga.
eu não percebo nada de Basket, mas não se continua a disputar a liga nacional como se de uma prova importantíssima se tratasse?

Acho que no caso da superliga de futebol, tal seria impossível.. Ou então o Benfica/Bayern/etc teriam que ter 2 planteis.

Maka

Se os clubes grandes quisessem uma distribuição mais equitativa das receitas, fá-lo-iam já na Champions. Cagavam no market pool e distribuíam tudo igual. Não o fazem, logo quem acredita que o farão nesta superliga é de facto muito crente.

Notguilty

Citação de: Francescoli em 04 de Março de 2017, 17:26
Por mim iamos jogar a Superliga Europeia e aproveitavamos a possivel subida da equipa B para jogarmos com o Benfica B na Liga Portuguesa.

Sa foda o Tugão!
isso é que era! mesmo sabendo que as equipas B não podem subir, no caso de acontecer o Benfica participar nessa suposta Liga Europeia o Tugão ia precisar de um Benfica B na primeira senão era a javardice total.

MoreThanRed

Citação de: miniMilk em 04 de Março de 2017, 20:00
Citação de: VitorPaneira7 em 04 de Março de 2017, 19:25

Bem verdade , apesar das consequências negativas da lei Bosman. são leis comunitárias e o futebol dentro da UE não podia ficar de parte.

Contudo significou mão livre para os clubes ricos investirem em planteis sem limitações de estrangeiros, numa maior proliferação de agentes e de jogadores mais gananciosos no salário. é normal que com isto os clubes mais pobres não conseguissem acompanhar.

O Ajax de VAn Gaal campeão em 95 e finalista em 96 desapareceu de um momento para o outro os irmãos de Boer, Van der Sar, DAvids, Seedorf, Kluivert, Litmanen e Finidi saíram e o futebol holandês a nível de clubes nunca mais foi uma ameaça.

Benfica de hoje podia ter em mãos uma geração com Cancelo, Semedo, Bernardo Silva, André Gomes, Renato Sanches e muitos outros a aparecer.
Mesmo o Sporting nem sequer tirou proveito da geração que apareceu entre 2001-2005 com Ronaldo, Quaresma, Hugo Viana, Nani, Moutinho, Veloso.

Hoje os ingleses estão a pagar por não possuírem uma selecçao a sério devido a muitos estrangeiros na premier league e eles próprios não evoluírem na formação. Vi uma selecção com Campbell, Addams, Pearce, Shearer, Ince, Gascoigne, e os ingleses tiveram em fins de 80 e príncipios de 90 vários jogadores pela Europa fora que resultaram numa selecção muito boa sobre a direcção de Robson depois Venables (que curiosamente treinaram ambos o Barcelona).

Foi mesmo o amputar de um braço, um braço que tinha nas suas mãos a grandeza europeia de Ajax, Estrela Vermelha, Benfica, Anderlecht, Steaua, Dinamo Kiev, IFK gotemburgo e mesmo das manhosas equipas checas como o Sparta de Praga.
eu não percebo nada de Basket, mas não se continua a disputar a liga nacional como se de uma prova importantíssima se tratasse?

Acho que no caso da superliga de futebol, tal seria impossível.. Ou então o Benfica/Bayern/etc teriam que ter 2 planteis.

Também me parece. Mas isso não beliscaria em nada os nobres objetivos de tornar a competição mais equilibrada entre clubes ricos e pobres, pois não?  ::) :smokin:

Se bem que eu desconfio que essa treta seja só para mandar areia para os olhos dos ingénuos - ou muito me engano, ou o objetivo (a médio-longo prazo, whatever) é mesmo acabar com as competições nacionais ou torná-las muito menos importantes.

Mas os crentes dirão já que isso seria ótimo, tenho a certeza.

Powerpoint

Citação de: Ziv13 em 04 de Março de 2017, 17:37
Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 17:01
Citação de: Ziv13 em 04 de Março de 2017, 16:52
Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 16:09
Citação de: Ziv13 em 04 de Março de 2017, 05:38
Os clubes não vão deixar de jogar as ligas domesticas de cada país, isso não vai acontecer porque seria o fim de muitas ligas europeias sem os seus principais clubes. A Superliga vai existir em simultâneo e vai ter que haver um sistema de subidas e descidas, de outra forma não vejo que seja possível. Quanto á competitividade, pior do que está actualmente não acredito que fique, se neste momento temos meia dúzia de equipas com possibilidade de ganhar a Champions, com a Superliga acredito que mais terão hipóteses. Ao participar nesta Liga a internacionalização das marcas será mais facilitada para clubes como o Benfica pois terão mais visibilidade a nível mundial. Os rendimentos que o Benfica obterá em cascata são imensos. Ao nível da rivalidade, novas irão surgir naturalmente, além das existentes a nível nacional.

Vão surgir rivalidades semelhantes às que compõem a base do futebol europeu, entre clubes de países diferentes, cujos adeptos nem falam a mesma língua e nem nunca chegam a conviver entre si. Claaaaro que sim. As rivalidades nascem por geração espontânea, nem é preciso haver um contexto cultural partilhado ou algo que vá alimentando essa rivalidade no dia-a-dia, nem nada...

Mas o que me diverte nestes defensores da plastificação final do futebol europeu é mesmo essa crença de que os tubarões se juntaram com esta ideia porque querem que haja maior equilíbrio na distribuição de receitas para os restantes clubes e que esses clubes "outsiders" tenham maiores probabilidades de ganhar provas continentais. São eles e o Gandhi, lá no topo da pirâmide da bondade humana. Depois o pessoal admira-se que Trumps ou BdC's sejam eleitos...  :whistle2: :estrelas:
Para haver rivalidade é preciso falar a mesma língua materna? Hoje em dia quem não fala inglês é analfabeto. E é preciso conviver na mesma cidade ou país? Vivemos numa mundo onde as distâncias são cada vez mais curtas.

Entendo que seja anti globalização, mas não há como trava-la, nem com Trumps ou BdC,s.

Anti-globalizacao? Não, só não sou anjinho.

Quanto à questão das rivalidades, esse argumento só revela como tens pouco conhecimento do que são dinâmicas culturais, de como se constroem identidades, sentimentos de pertença. Eu sei que o pessoal hoje em dia tem a mania que ciências sociais e compreensão de como funciona a cultura não interessa para nada, porque "não são áreas que produzam algo de palpável". Mas a culpa não é minha da ignorância alheia.
Não sou expert em sociologia, falo pela minha experiência de vida, de alguém que vê futebol desde 1985, do tempo em que era a taça dos campeões europeus. Sempre pensei nesta possibilidade de se criar uma Superliga Europeia, que mais dia menos dia será  uma realidade, não falta muito. Quanto á questão das rivalidades e das dinamicas culturais, nada que o tempo não resolva.
Rapaz, deixa as ideologias doentes em casa. Esta superliga é uma aberração para quem gosta de futebol. Ponto. Mas infelizmente irá mesmo acontecer.

Powerpoint

Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 18:04
Citação de: Ziv13 em 04 de Março de 2017, 17:53
Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 17:43
Os clubes não vão deixar de jogar as ligas domesticas de cada país, isso não vai acontecer porque seria o fim de muitas ligas europeias sem os seus principais clubes. A Superliga vai existir em simultâneo e vai ter que haver um sistema de subidas e descidas, de outra forma não vejo que seja possível. Quanto á competitividade, pior do que está actualmente não acredito que fique, se neste momento temos meia dúzia de equipas com possibilidade de ganhar a Champions, com a Superliga acredito que mais terão hipóteses. Ao participar nesta Liga a internacionalização das marcas será mais facilitada para clubes como o Benfica pois terão mais visibilidade a nível mundial. Os rendimentos que o Benfica obterá em cascata são imensos. Ao nível da rivalidade, novas irão surgir naturalmente, além das existentes a nível nacional.

Vão surgir rivalidades semelhantes às que compõem a base do futebol europeu, entre clubes de países diferentes, cujos adeptos nem falam a mesma língua e nem nunca chegam a conviver entre si. Claaaaro que sim. As rivalidades nascem por geração espontânea, nem é preciso haver um contexto cultural partilhado ou algo que vá alimentando essa rivalidade no dia-a-dia, nem nada...

Mas o que me diverte nestes defensores da plastificação final do futebol europeu é mesmo essa crença de que os tubarões se juntaram com esta ideia porque querem que haja maior equilíbrio na distribuição de receitas para os restantes clubes e que esses clubes "outsiders" tenham maiores probabilidades de ganhar provas continentais. São eles e o Gandhi, lá no topo da pirâmide da bondade humana. Depois o pessoal admira-se que Trumps ou BdC's sejam eleitos...  :whistle2: :estrelas:
Para haver rivalidade é preciso falar a mesma língua materna? Hoje em dia quem não fala inglês é analfabeto. E é preciso conviver na mesma cidade ou país? Vivemos numa mundo onde as distâncias são cada vez mais curtas.

Entendo que seja anti globalização, mas não há como trava-la, nem com Trumps ou BdC,s.

Quanto à questão das rivalidades, esse argumento só revela como tens pouco conhecimento do que são dinâmicas culturais, de como se constroem identidades, sentimentos de pertença. Eu sei que o pessoal hoje em dia tem a mania que ciências sociais e compreensão de como funciona a cultura não interessa para nada, porque "não são áreas que produzam algo de palpável". Mas a culpa não é minha da ignorância alheia.
Não sou expert em sociologia, falo pela minha experiência de vida, de alguém que vê futebol desde 1985, do tempo em que era a taça dos campeões europeus. Sempre pensei nesta possibilidade de se criar uma Superliga Europeia, que mais dia menos dia será  uma realidade, não falta muito. Quanto á questão das rivalidades e das dinamicas culturais, nada que o tempo não resolva.

"Nada que o tempo não resolva." Quantas foram mesmo as grandes rivalidades internacionais que 60 anos de TCCE/LC criaram?
É preciso haver a Superliga Europeia, não é com um historial de pouco mais de uma dezena de jogos entre os clubes, que surgem as rivalidades.

Argumento "pescadinha-de-rabo-na-boca". Tá bem, então.

Pá, não precisam esforçar-se para me convencerem. Se os tubarões decidiram, vai mesmo ser feito, provavelmente e não há nada que nós, reles plebeus, possamos fazer. Ou acompanhamos ou ficamos para trás. Vocês ficarão todos contentes, os tubarões também, os chineses e gringos que vão passar a acompanhar a European Plastic Superleague também. Porreiro, haja alegria, que é do que o mundo precisa.

Mas muita gente vai ter uma surpresa quando descobrir (que informação dramática!) que afinal os tubarões não tiveram esta ideia para distribuir o dinheiro de forma mais justa com os outros clubes, nem para aumentar as probabilidades desses outros clubes ganharem a competição.

Óbvio..

A UE também foi vendida como uma coisa fabulosa, no entanto..

A zona euro também, no entanto..

A globalização também era fantástica, no entanto..

O mesmo se vai passar com isto. Tal como as de cima, vai ser extraordinário para 5-10, o resto..

MoreThanRed

Citação de: Powerpoint em 04 de Março de 2017, 20:52
Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 18:04
Citação de: Ziv13 em 04 de Março de 2017, 17:53
Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 17:43

"Nada que o tempo não resolva." Quantas foram mesmo as grandes rivalidades internacionais que 60 anos de TCCE/LC criaram?
É preciso haver a Superliga Europeia, não é com um historial de pouco mais de uma dezena de jogos entre os clubes, que surgem as rivalidades.

Argumento "pescadinha-de-rabo-na-boca". Tá bem, então.

Pá, não precisam esforçar-se para me convencerem. Se os tubarões decidiram, vai mesmo ser feito, provavelmente e não há nada que nós, reles plebeus, possamos fazer. Ou acompanhamos ou ficamos para trás. Vocês ficarão todos contentes, os tubarões também, os chineses e gringos que vão passar a acompanhar a European Plastic Superleague também. Porreiro, haja alegria, que é do que o mundo precisa.

Mas muita gente vai ter uma surpresa quando descobrir (que informação dramática!) que afinal os tubarões não tiveram esta ideia para distribuir o dinheiro de forma mais justa com os outros clubes, nem para aumentar as probabilidades desses outros clubes ganharem a competição.

Óbvio..

A UE também foi vendida como uma coisa fabulosa, no entanto..

A zona euro também, no entanto..

A globalização também era fantástica, no entanto..

O mesmo se vai passar com isto. Tal como as de cima, vai ser extraordinário para 5-10, o resto..

A UE era uma excelente ideia e necessária, para tentar evitar novos conflitos no seio da Europa. Foi deturpada e neste momento está em implosão.

Powerpoint

Citação de: Gottschalk em 04 de Março de 2017, 18:28
Mesmo algo a contra-gosto, aceitaria com mais naturalidade o Benfica e os clubes portugueses jogarem numa hipotética liga ibérica ou hispânica do que numa SL Europeia.

Mas isso seria sempre fruto de outras contingências históricas e políticas. Talvez após o colapso da EU e da criação de blocos políticos regionais. O futebol iria atrás.

Se isso acontecer, acho que voltaremos aos belos tempos da Taça dos Clubes Campeões Europeus, Taça Latina, Taça Mitropa, etc.

Powerpoint

Citação de: Gottschalk em 04 de Março de 2017, 18:22
Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 18:20
Citação de: Gottschalk em 04 de Março de 2017, 18:09
Citação de: slbenfica_croft em 04 de Março de 2017, 18:08
Citação de: Gottschalk em 04 de Março de 2017, 18:06
A Superliga Europeia é um desastre anunciado.

É matar ainda mais um bocadinho o futebol.
não é um bocadinho, é um BOCADÃO.

Mas é uma questão de tempo. Ninguém se iluda.

O mundo dá mais voltas do que se pensa.

E os cemitérios estão cheios de inevitabilidades históricas.

As pessoas deixaram de acreditar em grandes revoluções na história mundial. É normal, estamos mal habituados. Vivemos 70 anos de paz na Europa, ou pelo menos na maior parte dela. É de tal forma, que as pessoas passaram a achar que isso é o normal, quando na realidade esse período representa o período mais anormal da história, precisamente por ser um tempo tão prolongado de paz.

Por isso tanta gente anda convencida que não haverá uma 3a guerra mundial, que é impossível voltar atrás no processo de integração europeia, etc e tal. Acreditam que vivemos num mundo em que, uma vez posto em marcha um processo, ele não retrocederá.

Muita gente terá grandes surpresas nos próximos 10-20 anos, creio...

É o mito ideológico do Progresso.

Com P maiúsculo. Também se manifesta nos delírios da UEFA e dos grandes clubes europeus.

Mas, lá está, o a vida é uma caixinha de chocolates. Isto dá muitas voltas.

A UE nos próximos 10-20 anos vai ter imensos desafio:

- dívida dos países;
- refugiados;
- tensões entre EUA vs Rússia e estarmos aqui no meio;

Felizmente que Portugal está aqui no seu canto, semi-esquecido, e lá vai escapando.

Mas os europeus vão querer proteger-se.

Se em época de crescimento toda a gente é amiga, em época de crise é salve-se quem puder. Não me admirava nada se a UE desse uns passos atrás.

E se isso acontecer, o futebol vai pelo mesmo caminho. Pode ser que os americanos decidam brincar a estas superligas com o chinão e nos deixem.

MoreThanRed

Citação de: Powerpoint em 04 de Março de 2017, 21:02

As pessoas deixaram de acreditar em grandes revoluções na história mundial. É normal, estamos mal habituados. Vivemos 70 anos de paz na Europa, ou pelo menos na maior parte dela. É de tal forma, que as pessoas passaram a achar que isso é o normal, quando na realidade esse período representa o período mais anormal da história, precisamente por ser um tempo tão prolongado de paz.

Por isso tanta gente anda convencida que não haverá uma 3a guerra mundial, que é impossível voltar atrás no processo de integração europeia, etc e tal. Acreditam que vivemos num mundo em que, uma vez posto em marcha um processo, ele não retrocederá.

Com P maiúsculo. Também se manifesta nos delírios da UEFA e dos grandes clubes europeus.

- dívida dos países;
- refugiados;

Felizmente que Portugal está aqui no seu canto, semi-esquecido, e lá vai escapando.

Se em época de crescimento toda a gente é amiga, em época de crise é salve-se quem puder. Não me admirava nada se a UE desse uns passos atrás.

E se isso acontecer, o futebol vai pelo mesmo caminho. Pode ser que os americanos decidam brincar a estas superligas com o chinão e nos deixem.

Portugal está aí esquecido, está. Fia-te na virgem e não corras...

Powerpoint

Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 21:34
Citação de: Powerpoint em 04 de Março de 2017, 21:02

- dívida dos países;
- refugiados;

Portugal está aí esquecido, está. Fia-te na virgem e não corras...

como assim?

Ziv13

Ainda ninguém sabe que modelo é que se vai criar. Mas rejeitam á partida qualquer modelo pelos vistos. A Superliga não implica que as ligas nacionais acabem, devem ocorrer em simultâneo, as equipas terão um plantel maior.

20simao1

Mas que subidas e descidas? Que clube é que quereria descer/ sair da superliga europeia?

E no último post falas em ter 2 plantéis... então com subidas e descidas, se "subisses" à superliga por seres campeão nacional com um plantel pequeno, tinhas que contratar outro plantel para na época seguinte competir em duas ligas... só se estás a contar com o $ da superliga europeia, mas mesmo assim não era fácil.
E imagina que no ano a seguir "descias" da superliga. Endividavas-te pa crl (mesmo com o $ da superliga.  Há ordenadões para pagar a mais jogadores), e tinhas que vender tudo a preço de saldo.

Lembra-te do caso Leicester. Que, btw, com os clubes grandes a jogarem na liga nacional, com a 2ª equipa, sucederiam cada vez mais casos desses de campeões surpreendentes.
Mas seriam campeões da treta, por os mais fortes estarem com a 2ª equipa.

ruibenfica80

Um outro problema tem a ver com o raciocinio que o pessoal faz.

O pessoal pensa muito:
Com a nossa situacao atual nos ja conseguimos as vezes chegar aos quartos da champions.
Se tivessemos receitas extra podiamos manter uma equipa para lutar pelo titulo.

Alguns dos erros deste raciocinio sao:
. Os nossos melhores jogadores nao deixariam de querer jogar nos melhores clubes. E esses clubes nao deixariam de pagar melhores ordenados. Pela mesma razao que nenhum gajo fica no Braga a espera do Braga construir equipa para ganhar a liga. Qualquer jogador vai para os 3 grandes, mesmo quando o Braga ate esta mais forte em alguma epoca.
. O termos um aumento de receitas teria por outro lado tambem aumento de custos. Porque nem os suplentes a gente segurava se nao lhes aumentasse logo o ordenado. Perguntem o que acontece aos clubes quando descem da 1a para a 2a liga. Perguntem o que acontece aos ordenados quando sobem. A simples questao de andarem a jogar todos os jogos com equipas melhores....se tem algum jogador minimamente bom, o gajo vai sobressair muito mais depressa para muito mais equipas. E num instante vai de um Tondela para um Braga. Vejam o que acontece a equipas que vem com bons jogadores da 2a liga, chegam ao Natal e perdem os 2 ou 3 melhores para equipas do meio da tabela da 1a liga. As vezes ate para equipas que estao atras deles na tabela.

E isto sao so 2 exemplos.

E muito diferente um gajo andar numa realidade que domina, e de vez em quando la vai mandar uns toques com gajos melhores.
Do que andar constantemente a jogar na piscina dos grandes.

Se o simples facto de estar numa liga mais forte significasse mais chances de ganhar......basta ver a competitividade e os clubes campeoes nas ligas mais ricas.......
Alemanha tem 1 candidato e meio.
Espanha, tirando Barca e Real, o Atletico ganha quando o rei faz anos.
Italia e Inglaterra sao mais competitivos. Mas tambem nao ao ponto de uma equipa sem tradicao se chegar ao topo.....ok.....excluindo fenomeno Leicester que todos sabemos a raridade que foi.