Cosme Damião

Médio, (1900-11-02 - 1947-06-12),
Portugal
Equipa Principal: 9 épocas (1907-1916), 67 jogos (6030 minutos), 9 golos

Títulos: Campeonato de Lisboa (5)
Treinador, (1900-11-02 - 1947-06-12),
Portugal
Equipa Principal: 18 épocas (1908-1926), 174 jogos (109 vitórias, 27 empates, 38 derrotas)

Títulos: Campeonato de Lisboa (8), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (2)

RedVC

Ao que julgo saber existe uma incorrecção no texto do jornal A Bola, escrito pelo Sr. António Simões.

"Ao chegar a 1895, Cosme e Rosa tinham já seis filhos, todos de enfiada..."

Podemos ser mais rigorosos em dois pontos:

1) Os pais de Cosme casaram em 1881 mas só se detecta o primeiro filho em 1884 (Rosa). Não é impossível ter nascido algum filho entre 1881 e 1884 mas pelo menos não aconteceu no Lumiar. Rosa (1884) era a mais velha, Cosme foi o 2º (1885). Depois há intervalos de 2 e 3 anos entre os filhos. Foram 4 meninas e dois meninos.

2) em 1895 eram 5 filhos e não 6. Uma das meninas morreu com 1 ano de idade.

Uma outra nota. É possível que as primeiras camisolas do nosso Clube tenham sido efectivamente compradas na alfaiataria Nunes (ao que sei uma casa comercial de Belém) mas as primeiras de que há factura são as 12 compradas em 18 de Fevereiro de 1905 na Casa do Povo de Alcântara.

RedVC

Não ter este tópico fixo é incompreensível para mim. Há estrelas, imortais, inesquecíveis, saudades. E depois há Cosme Damião. Pai do Benfiquismo. Referência máxima do Amor ao Clube, da verticalidade, do desportivismo da nobreza de carácter.

Inspiração suprema.

Parabéns a Cosme Damião no dia em que completaria 132 anos de idade.

diob121

Também sou da mesma opinião. Não entendo porque não é um tópico fixo.

Parabéns ao maior dos maiores. Obrigado, Cosme.

IloveSLB2014

Hoje o Sport Lisboa e Benfica faz 114 anos... Este senhor foi o responsável por este clube existir...
Do fundo do meu coração, obrigado Sr Cosme Damião por ter criado este maravilhoso clube... Ser Benfiquista enche-me de orgulho e a paixão da minha vida foi criada por si...

Nós todos (Benfiquistas) só podemos ter 1 palavra para si para lhe agradecer aquilo que fez a 28 de fevereiro de 1904

OBRIGADO, OBRIGADO,OBRIGADO :bow2: :slb2:

O SR BENFICA :clap1:

Andris

Mikaeil

MadMax 1904

Obrigado Cosme Damião!!

Parabéns Sport Lisboa e Benfica :bandeira1: :tocha:

Holmesreis

O teu sonho não esmorecerá...

Rumo ao Penta!

WHERO

O meu dia está a ser uma merda mas à tarde vou ter um doente chamado Cosme Damião.  :tocha: :tocha: :tocha: :bandeira2: :bandeira2: :bandeira2:

Holmesreis

RedVC

Lumiar, 2 de novembro de 1885  - Sintra, 12 de junho de 1947

Cumprem-se hoje 71 anos da morte de um dos 24 fundadores do nosso querido Clube e (sem dúvida) o Pai do Benfiquismo.

Cosme Damião, filho de Cosme Damião, neto de Cosme Damião. Simples, vencedor, inteligente, desportista, cavalheiro, amigo do seu amigo, leal, justo, exigente, Campeão, Benfiquista!

A sua memória mantém-se viva, o seu Ideal vive e viverá. Acima de tudo Viva, Viva sempre a sua mais querida obra: o Sport Lisboa e Benfica.

Obrigado e descansa em Paz.

Liveforever

Desculpe pelo que fizeram ao seu sonho...

Hoje e Sempre, Sport Lisboa e Benfica!

Vulcan

Só reparei agora que o pai do Benfica não tem o tópico fixo.
Mudar isso sff

pcssousa

A título de curiosidade, Basílica de S. Cosme Damião em Roma:

BenficaCAMPEAO

Citação de: pcssousa em 27 de Julho de 2018, 11:08
A título de curiosidade, Basílica de S. Cosme Damião em Roma:

Já aqui estive e julgo ter um foto parecida.
Folgo em ler-te!
  :drunk: