As Finanças do Benfica

MALU15

Citação de: Ramiro Lopes em 06 de Abril de 2018, 11:56
Citação de: MALU15 em 06 de Abril de 2018, 11:51
Citação de: golfdreamer em 06 de Abril de 2018, 11:43
Citação de: MALU15 em 06 de Abril de 2018, 11:10
Citação de: junkyarddog em 06 de Abril de 2018, 10:45
Li a noticia e como leigo na materia fiquei satisfeito.

Chego aqui e leio uma serie de termos tecnicos que nao entendo.

Alguem me sabe dizer pelo menos se 'e boa medida ? Se n 'e pq ?
É claro que é uma boa medida. Recorrendo a uma cedência de créditos futuros, a nossa dívida bancária actual passou a um valor da ordem dos 175ME, decomposto por (EO`s 155Me; Emp. banc. 20Me). No valor dos 20Me dos emp. bancários  estão os cerca de 4,8Me da CGD e cerca de  15,2Me de outros emp e operações (leasings, ...).

Os custos anuais com juros desta dívida andarão na ordem dos 7,7Me, no qual a maior componente (6,7Me) diz respeito ao custo da dívida dos EO`s, vencendo-se um de 45ME em Julho deste ano. Falta saber quais são os custos financeiros desta operação de cedência de créditos futuros, mas devem ser muito baixos pois é uma operação de baixo risco, e o mercado de derivados está cioso na tomada de operações deste tipo.

Malu,

Neste tipo de operações , factoring, costuma a contrapartida ser paga em juros (anuais) ou tem um custo fixo definido à partida, por exemplo 5M?

Esta operação de cedência de créditos entrou no mercado, e vai ser certamente  recomprada e revendida n vezes, e à mesma está associado um juro mais ou menos fixo que é conhecido e reportado a uma data de vencimento.
Há estimativa de quando o Benfica pode ter poupado em juros com esta operação?
Só com base numa projecção dos custos financeiros conhecidos a 31DEZ17, que na componente só de juros, representaram cerca de 6,82ME para o semestre, o que representaria se a situação se mantivesse um custo anual de 13,7ME, que comparados com os 7,7ME que estimei, dará uma poupança da ordem dos 6ME.

cmarg1971

contas feitas, quanto é que custou o estádio durante estes 15 anos?
já podemos juntar guito para outro?
serão suficientes 2?
o futuro é um estádio para 6 milhões?

Notguilty

Citação de: cmarg1971 em 06 de Abril de 2018, 14:34
contas feitas, quanto é que custou o estádio durante estes 15 anos?
já podemos juntar guito para outro?
serão suficientes 2?
o futuro é um estádio para 6 milhões?
Ja almoçaste?

miniMilk

Citação de: aquaris em 06 de Abril de 2018, 12:02
Falta demasiada informação! Não sabemos praticamente nada sobre as condições em que recebemos os 100 milhões. Em quantos anos vai ser pago, qual o juro, qual o parceiro...
No que li aqui assume-se que o pagamento será feito nas próximas  3 prestações a receber da NOS, mas nada foi dito em concreto.
Como já foi dito teremos de esperar pelo RC.
é verdade

Mas a operação de antecipar dinheiro que garantidamente vais receber tem riscos baixíssimos para quem empresta o dinheiro. Nada a ver com um empréstimo normal. Logo o custo é muito baixo.
Não gosto nada de antecipação de receitas. Mas desta o Benfica ficou claramente a ganhar

aquaris

Citação de: miniMilk em 06 de Abril de 2018, 15:03
Citação de: aquaris em 06 de Abril de 2018, 12:02
Falta demasiada informação! Não sabemos praticamente nada sobre as condições em que recebemos os 100 milhões. Em quantos anos vai ser pago, qual o juro, qual o parceiro...
No que li aqui assume-se que o pagamento será feito nas próximas  3 prestações a receber da NOS, mas nada foi dito em concreto.
Como já foi dito teremos de esperar pelo RC.
é verdade

Mas a operação de antecipar dinheiro que garantidamente vais receber tem riscos baixíssimos para quem empresta o dinheiro. Nada a ver com um empréstimo normal. Logo o custo é muito baixo.
Não gosto nada de antecipação de receitas. Mas desta o Benfica ficou claramente a ganhar

Concordo contigo, mas depois de LFV ter falado disto, devíamos ter sido informados das condições, pelo menos quanto tempo o contrato da NOS "ficou alocado" ao pagamento dos 100 milhões.

_kossak_

Citação de: Xourco em 06 de Abril de 2018, 10:57
Em termos muito rebuscados , o que aconteceu foi o seguinte :

Tinhamos uma divida de 100 milhoes com juros de 7% (aproximadamente)
Pagamos a divida , mas para isso tivemos que a substituir com outra com juros mais baixos.

a condicao foi que o dinheiro da NOS vai directamente para o outro banco.

Isto permitiu :

1 - reduzir os juros anuais que se pagavam
2 - passar o estadio para SAD (esta pago)
3 - vai reduzir o passivo anualmente

Qual a utilidade de passar o estádio para a SAD? Aumentar activos?

cwally

Foi pura eng. financeira, mas indo de encontro a uma das ideias do Bruno Costa de Carvalho, pelo menos temos garantia que parte do dinheiro da NOS vai para abater em passivo ao longo dos proximos anos.

Nao chega mas é algo na direcção certa.

cwally

Citação de: SusanaAfonso em 06 de Abril de 2018, 12:24
Imaginem então se apenas e só apenas, 15% dos Benfiquistas adultos fossem socios e ajudassem o Benfica...
Baixem as quotas!

MALU15

Citação de: _kossak_ em 06 de Abril de 2018, 15:38
Citação de: Xourco em 06 de Abril de 2018, 10:57
Em termos muito rebuscados , o que aconteceu foi o seguinte :

Tinhamos uma divida de 100 milhoes com juros de 7% (aproximadamente)
Pagamos a divida , mas para isso tivemos que a substituir com outra com juros mais baixos.

a condicao foi que o dinheiro da NOS vai directamente para o outro banco.

Isto permitiu :

1 - reduzir os juros anuais que se pagavam
2 - passar o estadio para SAD (esta pago)
3 - vai reduzir o passivo anualmente

Qual a utilidade de passar o estádio para a SAD? Aumentar activos?
O estádio já era 100% da SAD por força do aumento de capital em espécie realizado conjuntamente com o processo de reestruturação de DEZ2009, em que a Benfica Estádio passou a ser 100% da SAD.

NicoGaitan10

Citação de: Pedro Nunes 28 em 06 de Abril de 2018, 12:05
Citação de: pmpereira11 em 06 de Abril de 2018, 12:03
Citação de: nfgl em 06 de Abril de 2018, 11:16
Citação de: MALU15 em 06 de Abril de 2018, 11:10
Citação de: junkyarddog em 06 de Abril de 2018, 10:45
Li a noticia e como leigo na materia fiquei satisfeito.

Chego aqui e leio uma serie de termos tecnicos que nao entendo.

Alguem me sabe dizer pelo menos se 'e boa medida ? Se n 'e pq ?
É claro que é uma boa medida. Recorrendo a uma cedência de créditos futuros, a nossa dívida bancária actual passou a um valor da ordem dos 175ME, decomposto por (EO`s 155Me; Emp. banc. 20Me). No valor dos 20Me dos emp. bancários  estão os cerca de 4,8Me da CGD e cerca de  15,2Me de outros emp e operações (leasings, ...).

Os custos anuais com juros desta dívida andarão na ordem dos 7,7Me, no qual a maior componente (6,7Me) diz respeito ao custo da dívida dos EO`s, vencendo-se um de 45ME em Julho deste ano. Falta saber quais são os custos financeiros desta operação de cedência de créditos futuros, mas devem ser muito baixos pois é uma operação de baixo risco, e o mercado de derivados está cioso na tomada de operações deste tipo.

Malu, grosso modo consegues antever o impacto da abdicarmos de 40M€ anuais de proveitos operacionais durante 2 ou 3 anos?
Isoladamente a operação apenas afeta Balanço, tens a entrada de cash e o registo da conta a pagar ao Banco (Factor). À medida que a NOS for pagando os direitos de TV vais liquidando a dívida para com o Banco. Terá também impacto em termos de Tesouraria, obviamente, por isso poderá haver sempre a necessidade de receitas extraordinárias não para ter lucro mas sim para fazer face a necessidades de Tesouraria

Na DR, o impacto vai ser os juros que pagas ao Factor por cada tranche. O "ganho" está no diferencial entre o juro que estavas a pagar e o novo juro que vais pagar ao Factor.

Isoladamente é uma operação muito boa, mas para aferir o real impacto há que analisar se a estratégia irá mudar. Iremos deixar de comprar entulho ano sim ano sim? Irá haver um esforço para a diminuição de custos com o Pessoal? Nos próximos anos terás menos uma fonte de Receita, convém perceber que gestão será feita da estrutura de custos do Clube.
Isto é o mais importante !
de nada vale abater divida se depois contrairmos novos empréstimos e não reduzirmos os custos fixos !

Creio que o Vieira disse que íamos alterar a estratégia quando falou nos 10 anos à frente.

AlexVentura

Não tenho, por regra, uso de falar sobre as contas dos rivais, mas alguém pode facultar o tal esquema que comprova, pelo próprio método do Bruno de Carvalho usado anteriormente, que o passivo do Sporting é superior a 500M€?

Sr_Benfiquista_91

Para ver se percebi bem a situação, visto não ser entendido na matéria.

Em vez de "dizermos que no próximo ano é que vamos abater dívida", temos o compromisso, que vamos abater estes 97M em cerca de 2 anos e meio, com alguém que nos emprestou este mesmo valor com juros mais baixos.

BlankFile

Citação de: AlexVentura em 06 de Abril de 2018, 16:32
Não tenho, por regra, uso de falar sobre as contas dos rivais, mas alguém pode facultar o tal esquema que comprova, pelo próprio método do Bruno de Carvalho usado anteriormente, que o passivo do Sporting é superior a 500M€?

http://geracaobenfica.blogspot.com/2018/03/falencia-sporting-com-5376m-de-passivo.html

AlexVentura

Citação de: BlankFile em 06 de Abril de 2018, 16:33

http://geracaobenfica.blogspot.com/2018/03/falencia-sporting-com-5376m-de-passivo.html
Obrigado!

CitriC

Citação de: AlexVentura em 06 de Abril de 2018, 17:00
Citação de: BlankFile em 06 de Abril de 2018, 16:33

Obrigado!

Já podes levar para os programas ;)