As Finanças do Benfica

AnotherDoom

Citação de: MBACANO em 21 de Novembro de 2019, 10:11
Citação de: Troglodite em 20 de Novembro de 2019, 15:33
So mesmo neste fórum é que recuperar capital da sad é um problema.
O problema não é o recuperar capital da SAD.

O problema é o que é que o Benfica ganha com isso!

E analisando quem ganha com a situação, o Benfica não é de certeza.

Quando há quem diga que foi uma grande manobra porque a SAD valorizou está provada a ignorância.

O Benfica quer comprar uma coisa que vale nem 3€. Faz uma proposta para comprar a 5€. Obviamente que a coisa sofre uma inflação e fica mais valorizada.

Primeiro, quem quer comprar uma coisa normalmente tenta desvaloriza-la para comprar mais barato, e não o contrário.

Segundo, depois do Benfica pagar quase o dobro de o que as acções valiam, e acabada a operação de compra, o mercado vai corrigir e o valor das acções vai voltar a descer, e lá se vai a valorização da SAD.

No fundo vai servir para o Benfica pagar 30M€ por algo que não precisa, e que poderia comprar por menos de 20M€.

Mas tudo normal. Lá se vão mais uma data de milhões e tudo legal. Ah e tal somos auditados... Claro, a gamar assim nem é preciso esconder dinheiro, é tudo às claras

Isto.

Alguém fica a ganhar com este overprice, mas não é o Benfica de certeza.

L1968

Cagamos milhões, mas reforçar a equipa para deixar os porcos a anos luz é que nada.

golfdreamer

Citação de: Luisão_Rei em 21 de Novembro de 2019, 01:50
Eu considero que estando a SAD com grande pujança financeira, faz todo o sentido distribuir dividendos e ceder ao Clube uma percentagem (pequena, porque a maior parte deve ser para investir no futebol) dos lucros. É dinheiro que para a SAD não fazia grande diferença, mas para o Clube seria bastante importante.

No entanto, isso só faz sentido se o Clube tiver a totalidade ou quase a totalidade do capital da SAD. Senão é dinheiro que está a ir para fora do Benfica.
Nesse cenário que tu idealizas quantos anos é que o clube iria demorar para recuperar o investimento feito?

Para mim essa justificação não faz muito sentido. Não é necessário o clube pagar mais de 30M a 3ºs para receber dinheiro da SAD.
Há outras formas de o fazer...

lonstrup

Só hoje me apercebi da promessa de compra das acções de Vieira e restantes dirigentes a 5 euros, quando quiserem sair.

Mas isto faz algum sentido?

golfdreamer

Citação de: lonstrup em 21 de Novembro de 2019, 11:30
Só hoje me apercebi da promessa de compra das acções de Vieira e restantes dirigentes a 5 euros, quando quiserem sair.

Pelo que foi dito aqui creio que é o obrigatoriedade legal, se entendi bem....

superbenficasempre

Citação de: DB4700 em 20 de Novembro de 2019, 19:43
Citação de: DuarteCosta em 20 de Novembro de 2019, 19:41
Citação de: DB4700 em 20 de Novembro de 2019, 19:37
Citação de: DuarteCosta em 20 de Novembro de 2019, 19:31
Podem vir com a história das "Pedras da Calçada" mas especialmente para aqueles que adoram teorias da conspiração convém relembrar que a subscrição de capital da SAD nos seus primórdios ficou muito aquém das expectativas e alguns tiveram que ir colocar o dinheiro que faltava. Agora passados quase 20 anos tudo gostam é de mandar bitaites com a barriguinha cheia, mas na altura estava o estádio com menos de 10mil adeptos em muitos jogos e quase ninguém se atrevia a colocar o pescoço ma guilhotina pelo Benfica.

e isso permite então que ele receba os milhões que vai receber a mais graças à claúsula que no documento da OPA?

nem vou perder tempo a discutir se ele ao longos dos últimos 20 anos tirou ou não proveito da posição onde está.

Receber a mais?

então se homem colocou lá 4 milhões e em 2014 até vendeu 96mil acções entre 2,30 e 3 €, mesmo que venda após sair da presidência as restantes nunca consegue recuperar sequer os 4 milhões e já nem estou a contar com a inflação deste 20 anos, e vens falar de receber a mais?

sim, receber a mais. porque o preço das acções quando ele as vender não vai ser de 5€ por isso, se as quisesse vender teria que vender ao preço do mercado, que andaria entre o 1€ e os 2.5€. logo vai receber a mais. vai receber (5€- o preço de mercado) x #acções a mais.

Já que da fama não se livra, então deixem o homem vender agora , ter os mesmos direitos que qualquer outro
Acionista.
Até parece que este e o único oportunista em Portugal.

E, como não podemos ou não sabemos, o nosso estômago fica roidinho.......

11 meses,já podemos votar num impoluto, que poderá ser

Quem?

lonstrup

Citação de: golfdreamer em 21 de Novembro de 2019, 11:41

eu confesso o meu desconhecimento, mas na verdade não soa bem para o investidor comum.

Estamos a falar de funcionários da sociedade, pagos pela sociedade, a decidir a comprar de acções suas pela mesma sociedade. Juiz em causa própria?

rlaranjeiro

Para eles faz. Todas as decisoes do LFV sao para ganho proprio.

creative

Isto cheira muito a esturro.

Vai ganhar dinheiro o banco que intermediar a opa, depois vai ganhar o banco que emprestar dinheiro para pagar as acções e depois volta a ganhar uma off-shore qualquer por adiantar dinheiro.
Todos estes bancos e off-shores pertencem à sociedade Vieira/Mendes.

No fim, os ovos ficam todos no mesmo cesto. O cesto do NGL.

Quero, posso e mando. Correu mal? Não tenho culpa, os sócios é que decidiram.

Palmeirinha

Ainda não percebi se é válido para quem deixe de ser dirigente durante o período da OPA ou se fica uma garantia ad eternum...

Se o objetivo é reembolsar aqueles que num momento de aperto da subscrição do capital se chegaram à frente com uns milhões, eu entendo a dívida de gratidão, mas a questão é que vai beneficiar muitos outros. Duvido que exista forma legal, sem ser comprar diretamente a essas pessoas no mercado, de efetuar este reembolso de forma diferente.

Benfica já deveria ter vindo a público esclarecer isto, principalmente o DSO que dá tanta entrevista para td e mais alguma coisa...

Maka

Não é, não.

Maka

Citação de: superbenficasempre em 21 de Novembro de 2019, 11:47
Citação de: DB4700 em 20 de Novembro de 2019, 19:43
Citação de: DuarteCosta em 20 de Novembro de 2019, 19:41
Citação de: DB4700 em 20 de Novembro de 2019, 19:37
Citação de: DuarteCosta em 20 de Novembro de 2019, 19:31
Podem vir com a história das "Pedras da Calçada" mas especialmente para aqueles que adoram teorias da conspiração convém relembrar que a subscrição de capital da SAD nos seus primórdios ficou muito aquém das expectativas e alguns tiveram que ir colocar o dinheiro que faltava. Agora passados quase 20 anos tudo gostam é de mandar bitaites com a barriguinha cheia, mas na altura estava o estádio com menos de 10mil adeptos em muitos jogos e quase ninguém se atrevia a colocar o pescoço ma guilhotina pelo Benfica.

e isso permite então que ele receba os milhões que vai receber a mais graças à claúsula que no documento da OPA?

nem vou perder tempo a discutir se ele ao longos dos últimos 20 anos tirou ou não proveito da posição onde está.

Receber a mais?

então se homem colocou lá 4 milhões e em 2014 até vendeu 96mil acções entre 2,30 e 3 €, mesmo que venda após sair da presidência as restantes nunca consegue recuperar sequer os 4 milhões e já nem estou a contar com a inflação deste 20 anos, e vens falar de receber a mais?

sim, receber a mais. porque o preço das acções quando ele as vender não vai ser de 5€ por isso, se as quisesse vender teria que vender ao preço do mercado, que andaria entre o 1€ e os 2.5€. logo vai receber a mais. vai receber (5€- o preço de mercado) x #acções a mais.

Já que da fama não se livra, então deixem o homem vender agora , ter os mesmos direitos que qualquer outro
Acionista.
Até parece que este e o único oportunista em Portugal.

E, como não podemos ou não sabemos, o nosso estômago fica roidinho.......

11 meses,já podemos votar num impoluto, que poderá ser

Quem?

Não somos nós que não deixamos, é a lei.

lonstrup

Citação de: Palmeirinha em 21 de Novembro de 2019, 12:52

Ainda não percebi se é válido para quem deixe de ser dirigente durante o período da OPA ou se fica uma garantia ad eternum...

Se o objetivo é reembolsar aqueles que num momento de aperto da subscrição do capital se chegaram à frente com uns milhões, eu entendo a dívida de gratidão, mas a questão é que vai beneficiar muitos outros. Duvido que exista forma legal, sem ser comprar diretamente a essas pessoas no mercado, de efetuar este reembolso de forma diferente.

Benfica já deveria ter vindo a público esclarecer isto, principalmente o DSO que dá tanta entrevista para td e mais alguma coisa...
eu acho bem que se recompense quem decicidu investir e comprar acções a 5 euros.

Agora a questão de Vieira é direção é outra, é sobre conflito de interesses.

golfdreamer

Citação de: Maka em 21 de Novembro de 2019, 12:53

Não é, não.
O0

Se percebi bem o Malu tinha dito que era, por isso fiquei na dúvida.
Se é efectivamente assim, não se compreende essa "promessa".

MALU15

Penso que está claro para todos (ou pelo menos para a maioria) que o objectivo imediato desta OPA é o Grupo Benfica atingir os 90% de acções da BSAD.

Se é assim, a BSGPS tb  precisa dos 3,28% na posse dos OS e que estão agora bloqueados por imposição legal, para atingir o objectivo dos 90%, e não só dos 28,0671% que são objecto da oferta ( que exclui os 3,28% dos OS).

Convém ter presente que de acordo com a última informação disponível nos 28,0671% estarão as seguintes posições, ou muito próximas:

12,71%  JAS
  3,73 % JC Guilherme
  2,66 % Olivedesportos
  2,0 % Qta Jugais
  6,9671% dispersos por público em geral