Decifrando imagens do passado

RedVC

Citação de: Çula em 18 de Dezembro de 2021, 09:09
Estas montagens são tuas, Red?

Sim, Çula. Com o material que está disponível.

Alexandre1976

Jorge de Brito. Todos os adjectivos ou elogios são poucos para descrever o que esse Mito deu ao nosso clube. Estaremos eternamente gratos a quem deu tanto,mas tanto ao Sport Lisboa e Benfica.

MaFd_R@_SLB

Qual o melhor Presidente da história?

Alexandre1976

Não consigo escolher.Mas 3 são indiscutivelmente fortes candidatos.
Mauricio Vieira de Brito
Joaquim Ferreira Bogalho
Duarte Borges Coutinho

IPASLB

Diz-se que pinto da costa aprendeu tudo com Fernando Martins, ou alguns dizem isso para insinuar coisas menos transparentes a Fernando Martins.

joaoaria

Citação de: Alexandre1976 em 18 de Dezembro de 2021, 13:10
Jorge de Brito. Todos os adjectivos ou elogios são poucos para descrever o que esse Mito deu ao nosso clube. Estaremos eternamente gratos a quem deu tanto,mas tanto ao Sport Lisboa e Benfica.
Sim deu muito aí Benfica, mas também ficou provado no seu mandato que o mecenato nos clubes de futebol só os regredia porque travava um desenvolvimento que não se realizava porque havia alguém a pôr dinheiro.
É de louvar o seu amor pelo Benfica, mas isso não trouxe vantagens nem a ele nem ao Benfica

IPASLB

Tive a sorte (melhor só se o SLB tivesse conseguido ser campeão europeu nas finais perdidas) de assistir ao vivo jogos nacionais e internacionais no estádio da Luz com o terceiro anel fechado e nas épocas em que o SLB foi ás últimas finais da principal competição europeia, João Santos era o presidente e fez sonhar muitos Benfiquistas, o SLB conseguiu ir a duas finais da principal competição internacional entre clubes, saudades desses tempos.

joaoaria

Citação de: IPASLB em 18 de Dezembro de 2021, 15:11
Diz-se que pinto da costa aprendeu tudo com Fernando Martins, ou alguns dizem isso para insinuar coisas menos transparentes a Fernando Martins.

LOL, Fernando Martins é o início dos comidos de cebolada pelos andrades.  :crazy2:

IPASLB

Se hoje em dia o SLB está na história como um dos clubes europeus com mais finais na principal competição internacional entre clubes, também se deve a João Santos.

IPASLB

Citação de: joaoaria em 18 de Dezembro de 2021, 15:18
Citação de: IPASLB em 18 de Dezembro de 2021, 15:11
Diz-se que pinto da costa aprendeu tudo com Fernando Martins, ou alguns dizem isso para insinuar coisas menos transparentes a Fernando Martins.

LOL, Fernando Martins é o início dos comidos de cebolada pelos andrades.  :crazy2:
Não sou eu que o digo, basta copiares e colares no navegador o que eu disse antes...

RedVC

#1195
Escolher entre 34 presidentes dá para escolher de forma diversa. Todos temos os nossos favoritos. É claro que os presidentes mais vencedores ou aqueles que edificaram mais infraestruturas, serão os mais lembrados, seja para o bem seja para o mal.

As vitórias europeias conferiram uma notoriedade maior ao Clube e aos presidentes da altura, mas é interessante que Ferreira Bogalho, passados quase 5 décadas da sua morte e quase 7 décadas do seu último mandato, é o mais lembrado. E de forma positiva. Ferreira Bogalho deixou uma obra notável mas não era uma pessoa consensual no seu tempo. Era duro e tinha um feitio complicado, o que para uns era adequado à função e para outros nem tanto. Ferreira Bogalho fez obra no Clube ao longo de umas 4 décadas, ocupando os cargos mais diversos, tendo se calhar a sua mais notável contribuição sido o saneamento financeiro do Clube, quando estava asfixiado pelas dívidas da construção do Campo das Amoreiras... Foi por isso que recebeu a Águia de Ouro muito antes de estar por trás da construção do Estádio da Luz...

E sabem que a primeira localização para o parque de jogos era nuns terrenos onde é hoje o LNEC? Numa das zonas da Avenida do Brasil a caminho do aeroporto... Essa escolha, que foi definida no mandato de Félix Bermudes, foi alvo de ENORME contestação, tendo sido inviabilizado o projeto. Logo Félix Bermudes, que foi e é uma das figuras máximas da História do Clube... Chegou a pensar sair do Clube! Felizmente não o deixaram sair até ele ter bom senso.

Depois nos mandatos de Manuel da Conceição Afonso, Tamagnini Barbosa e Mário Madeira tudo mudou tendo depois sido escolhidos os terrenos em Carnide onde finalmente se edificou a nossa querida Luz. Foi um processo, um caminho longo. Nenhum desses passos foi inútil e muito menos dado por quem queria mal ao Clube.

O meu ponto depois de tudo o que disse é que não devemos pensar só nas vitórias mas pensar que houve mandatos que não tiveram resultados visíveis mas foram fundamentais para que o Benfica fosse hoje o que é. Cosme Damião nunca foi (porque não quis) presidente mas foi o pai do Benfiquismo e o homem mais destacado na edificação da competitividade e organização desportiva do Clube. E é lembrado mais como o fundador do Clube quando foi apenas um dos 24...

Há muitas ideias simplistas e que não sendo erróneas ainda assim são atalhos para o Benfiquismo. Conhecer melhor a História do Clube é um passaporte para amar mais o Sport Lisboa e Benfica. As vitórias, os presidentes vitoriosos são concretizações coletivas e muitas vezes esses nem foram os presidentes mais notáveis ou seja aqueles que definiram mais o futuro do Clube. Se calhar tiveram foi o mérito de saber aproveitar bem um contexto favorável e uma base desportiva e estrutural deixada por outros.

Também a ideia que o mecenato era nocivo para os clubes de futebol me parece que deve ser ponderada. Em determinados contextos talvez. Noutros, não! O nosso Clube não seria nem sequer aproximado do que é se não fosse o mecenato. Os primeiros mecenas foram o Conde do Restelo, Manuel Gourlade e Félix Bermudes, entre outros. Se não tivessem doado dinheiro ao Clube a fundo perdido o Clube teria morrido. Não existiria hoje.

Avançando umas décadas, Ferreira Bogalho deixou a presidência em 1957 não apenas porque estava cansado da monumental obra mas porque percebia que o Benfica tinha chegado a um ponto que para dar o salto competitivo  precisava de um músculo financeiro muito maior. A solução passava por um presidente-mecenas. E os manos Vieira de Brito, com uma fortuna considerável, foram fundamentais. A base estava lá ou seja uma grande equipa de futebol e um Estádio novo e magnífico mas faltava dinheiro para manter e melhorar o que já era notável. E o dinheiro colocado no Clube por Maurício Vieira de Brito foi considerável, algum adiantado outro a fundo perdido. E estavam reunidas as condições para que com competência e sorte o Benfica fosse bicampeão europeu. A vitória de Amesterdão surgiu já com Fezas Vital na presidência, ele que era um antigo vice de Maurício Vieira de Brito, porque este último não podia continuar no cargo.

Ferreira Bogalho, sim! Borges Coutinho, sim! Maurício Vieira de Brito, sim! Manuel da Conceição Afonso, sim! Mas quase todos os outros, também! Todos ele tiveram papel fundamental.

Por último, não se esqueçam nunca de Félix Bermudes. Foi FUNDAMENTAL, foi brilhante, foi absolutamente determinante no nascimento, sobrevivência, nas junções, no desenvolvimento, na grandeza de valores e de concretizações do nosso Clube. Fundamental, e se calhar até foi o mais importante e por mais tempo, dos presidentes da nossa História e por razões muito mais desconhecidas da esmagadora maioria dos atuais Benfiquistas!

Este projeto de resumo gráfico dos presidentes procura dar corpo a esse entendimento mais completo e mais justo do que foram estes homens e do seu papel ao longo da nossa História.

No final, a mais importante conclusão é que mais importante que tudo é que por mais decisiva que tenha sido a sua contribuição individual, nada poderiam ter feito se não fosse a paixão e a obra coletiva de milhões de Benfiquistas. Dos que já morreram e dos que ainda vivem.Todos somos transitórios e enquanto cá estivermos amamos o Benfica, porque só Benfica é eterno.
´

Alexandre1976

Fernando Martins foi o primeiro presidente do Benfica a cair que nem um patinho na estratégia escabrosa que o velho cagão e senil das antas aprendeu com o velhaco do Pedroto.Para os suinos terem poder e sucesso tinham que estar bem com um dos grandes da capital e em guerra com o outro.De 76 a 81 com Ferreira Queimado e João Rocha essa estratégia teve relativo sucesso com os 2 campeonatos roubados ao Benfica em 77-78 e 78-79.Até o velho cagão ir para o poleiro em 82 os porcos estavam condenados a ser a terceira força futebolistica do Pais.Aí o boi azul comeu de cebolada Fernando Martins que varias vezes foi chamado á atenção por João Rocha para as reais intenções do porco de merda.

RedVC

-321-
Presidente Manuel Damásio Soares Garcia










RedVC

-322-
Presidente João António de Araújo da Cunha Vale e Azevedo











RedVC

-323-
Presidente Manuel Lino Rodrigues Vilarinho