Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

zefo

Se não fosse a Anabela teria ainda mais reconhecimento

Woodwaid

Está na capa.do.France Football uma referência a ele

zerocool

Citação de: Cardia em 11 de Agosto de 2022, 01:11
Bem, e tenho de referir também o Carlos Manuel, amigo muito próximo de Chalana, muito emocionado nos estudios da BTV.
Há muito que perdoei ao Carlos a traição que cometeu ao jogar no Sporting e principalmente por ter dito então que era sportinguista desde.qie nasceu. Depois de marcar uma era no Benfica, isto não se faz. Para o miúdo que eu era na altura, foi uma profunda tristeza.
Mas o Carlos é boa gente e a relação, a amizade e a dedicação que teve sempre com o "Chalas" são bem prova disso.
Um abraço para ele.
https://youtu.be/ejwER78pfw4
Sportinguista em pequeno, não desde pequeno😉....
Também me lembro desse momento, mas o Carlos Manuel esclarece a situação....

iKE16

Cardia

Citação de: zerocool em 11 de Agosto de 2022, 07:48
Bem, e tenho de referir também o Carlos Manuel, amigo muito próximo de Chalana, muito emocionado nos estudios da BTV.
Há muito que perdoei ao Carlos a traição que cometeu ao jogar no Sporting e principalmente por ter dito então que era sportinguista desde.qie nasceu. Depois de marcar uma era no Benfica, isto não se faz. Para o miúdo que eu era na altura, foi uma profunda tristeza.
Mas o Carlos é boa gente e a relação, a amizade e a dedicação que teve sempre com o "Chalas" são bem prova disso.
Um abraço para ele.
https://youtu.be/ejwER78pfw4
Sportinguista em pequeno, não desde pequeno😉....
Também me lembro desse momento, mas o Carlos Manuel esclarece a situação....

Curiosamente vi esta noite na BTV já depois deste post, o Carlos a esclarecer essa situação, eu contudo tenho a ideia de que não foi bem assim.
Mas isso não é importante, gosto mesmo muito do Carlos.
Aliás se puderem puxem a BTV para trás na box e vejam na noite passada, por volta da 1 da manhã uma entrevista deliciosa e recente do Helder Conduto ao Chalana (claramente já debilitado), Carlos Manuel e Diamantino. Que maravilha!

RedVC

Um abraço para ele.

Carlos Manuel disse que era sportinguista em pequenino e não desde pequenino.
Segundo ele foi uma subtileza do jornalista que mudou o sentido.

De qualquer forma quem acompanhou o trajeto de Carlos Manuel no Benfica sabe que ele só pode ser Benfiquista.

Carlos Manuel jogou no SCP? Sim, mas numa altura em que andava aos caídos no declinar da sua carreira. Já não havia condições técnicas, físicas e principalmente "políticas" para ele continuar. Era o desgaste dos anos. Saiu para o Sion e isso foi bom para ele e para o Benfica.

Carlos Manuel foi durante os seus anos do Benfica um excelente atleta e completamente comprometido com o Benfica. Não tinha a personalidade humilde e doce de Chalana, e, ao invés era temperamental e agressivo no campo mas isso mesmo é que se pretendia. Fez parte de uma geração extraordinária de futebolistas que constituíam um onze como nunca vi e como - acredito -  nunca mais verei no Benfica.

Quem não viveu os anos 60 mas viu os anos 80 só pode ter essas equipas como bitola do Benfiquismo em campo, ou seja do talento, competitividade, respeito pelo adversário, classe, ambição e devoção ao Clube.

Bento, Pietra, Veloso, Bastos Lopes, Frederico, Humberto, Álvaro, Carlos Manuel, Alves, Stromberg, Sheu, Diamantino, José Luís, Nené, Filipovic, etc.

E acima de todos, todos e mais todos, esteve Fernando Albino de Sousa CHALANA.

Suprema manifestação do Benfiquismo.

Chalana está à mesa de Eusébio, Coluna, Águas e Cosme Damião.

Os restantes estão cá em baixo a admirar e a celebrar o Benfiquismo na sua suprema manifestação.

RedVC

Citação de: Andris em 11 de Agosto de 2022, 03:02

Extraordinária fotografia. Capa de antologia.

É assim que me lembrarei de Chalana.  :bow2:

Ru10

É consensual que é o segundo melhor jogador da história do clube?

overmarte

Só o nome, Chalana, é um dos mais míticos e poderosos não só para quem teve a sorte de o ver jogar mas também para quem cresceu nos anos 90 e construiu o seu imaginário com base na arte perdida da história oral e nos relatos da geração anterior sobre as figuras sobre-humanas que pisavam o relvado.

Uma figura mítica da nossa história e um talento cintilante.
É dos poucos que ganhou o direito a que nós adeptos tivéssemos uma música para ele.

Bonitas homenagens dos mais diversos quadrantes, que o Chalana certamente merece.

Descanse em paz.

EusebioRei

Um génio enorme, obrigado pelo jogador pela pessoa que foste sempre no nosso coração grande Chalana!

RedVC

Citação de: Ru10 em 11 de Agosto de 2022, 08:31
É consensual que é o segundo melhor jogador da história do clube?

Consensual é que Eusébio foi o melhor.

Quem poderá colocar Coluna em terceiro lugar?

Chalana está na mesa de Eusébio, Coluna e Águas.

Eusébio acima de todos mas depois, para mim, não há segundos.