Jan-Niklas Beste

Defesa, 26 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 1 época (2024-2025), 22 jogos (818 minutos), 2 golos

Títulos: Taça da Liga (1)

Ramiro Lopes

Citação de: Kurt Cobain 10 em 11 de Julho de 2024, 19:47
Citação de: Ramiro Lopes em 11 de Julho de 2024, 19:44Não será mesmo contratado para extremo?

Aparentemente não jogou a lateral nos últimos 2 anos.
A nível profissional só fez uns 15 jogos como lateral.

Não faz muito sentido gastar mais 10M€ num extremo quando faltam 2 laterais, mas fará ainda menos sentido contratar para lateral um jogador que nunca jogou nessa posição regularmente a um nível minimamente parecido com o que vai encontrar cá.
O Benfica tem quantos extremos? Não faz sentido, mas neste Benfica já não digo nada.
Saindo Di Maria, fica com Neres, Rollheiser, Schjlderup, Tiago Gouveia e Prestianni. Não me admirava que os 2 últimos saíssem.

Também há Aursnes que pode tirar espaço a um deles na esquerda.

Duarte Cachatra

O próprio Fabrizio, no "here we go" dele disse que ele vinha para lateral

paalexg

Citação de: Barcelense1994 em 11 de Julho de 2024, 12:58

Finalmente, o Benfica a procurar jogadores com cara de terroristas.
Bem vindo, sua besta Beste!
Parece um checheno, daqueles que servem no séquito do Kadyrov.

Ramiro Lopes

Citação de: Londrino-85 em 11 de Julho de 2024, 19:49
Citação de: Ramiro Lopes em 11 de Julho de 2024, 19:48
Citação de: Londrino-85 em 11 de Julho de 2024, 19:46
Citação de: Ramiro Lopes em 11 de Julho de 2024, 19:44Não será mesmo contratado para extremo?

Não faz muito sentido gastar mais 10M€ num extremo quando faltam 2 laterais, mas fará ainda menos sentido contratar para lateral um jogador que nunca jogou nessa posição regularmente a um nível minimamente parecido com o que vai encontrar cá.

Segundo o tm fez mais de 100 jogos a lateral.
Mas são praticamente todos na formação.

Mas é engraçado q o Naggelsmann tb contava c ele pa lateral.
"Contava", mas não contou.

E pelas declarações que vi, contava com ele numa perspectiva de ser versátil e não tanto para ser mesmo lateral.

lucasslb1904

"Acho que o Benfica acertou em cheio no seu lateral esquerdo."- Pedro Bouças.

BERNA_1961

Citação de: Ramiro Lopes em 11 de Julho de 2024, 19:50
Citação de: Kurt Cobain 10 em 11 de Julho de 2024, 19:47

O Benfica tem quantos extremos? Não faz sentido, mas neste Benfica já não digo nada.
Saindo Di Maria, fica com Neres, Rollheiser, Schjlderup, Tiago Gouveia e Prestianni. Não me admirava que os 2 últimos saíssem.

Também há Aursnes que pode tirar espaço a um deles na esquerda.
Este gajo é para jogar no lugar do Rafa...
E acho que vai dar jogador nessa posição.

The Eagle 10

Citação de: tiago1991 em 11 de Julho de 2024, 19:46Aí está o Jurasek de 24 25
Nada a ver.

Contextos diferentes e estilos completamente opostos.

Um veio do slavia da chequia outro veio de uma equipa que surpreendeu na Bundesliga.

Vejo muito mais de grimaldo do que os pés de tijolo do jurasek.

Londrino-85

Citação de: Ramiro Lopes em 11 de Julho de 2024, 19:52

"Contava", mas não contou.

E pelas declarações que vi, contava com ele numa perspectiva de ser versátil e não tanto para ser mesmo lateral.

O tempo o dirá. Mas se for um lateral tipo ala, parece ter sido o perfil que o Roger quer, até pq o Gosens tb raramente jogou a defesa esquerdo. O essencial neste perfil é só um: Ausrnes à frente dele!

Kasim

Contava mas não contou. É mais jogador para um 3-4-3, mas através dos bons cruzamentos e boas bolas paradas o importante é estar em campo.

Londrino-85

Citação de: Kasim em 11 de Julho de 2024, 19:57

Contava mas não contou. É mais jogador para um 3-4-3, mas através dos bons cruzamentos e boas bolas paradas o importante é estar em campo.

Não contou pq teve uma lesão.

sbremoved_51160

Pode ser que dê certo (é o que mais desejo). Mas, depois da contratação falhada do Jurásek, ver que se gastam outros 8 a 10 milhões num jogador que não joga habitualmente como lateral esquerdo (defensivo), deixa-me muitas dúvidas. Suponho que vamos continuar com uma linha defensiva de 4 jogadores, por isso não deixa de ser um pouco surpreendente este perfil..
Por um lado, parece ter muita velocidade e intensidade. Mas, por outro lado, não me parece que tenha algumas das características mais importantes do Grimaldo, que eram a facilidade de romper blocos muito fechados (a maioria das equipas portuguesas) e a capacidade de se associar bem com outros jogadores ao primeiro toque. Parece um Jurásek mais evoluído tecnicamente. Esperemos que também com outra mentalidade e espírito competitivo. Para mim, uma surpresa, sem dúvida. Vamos ver... Desejo sempre o melhor para o meu clube. Por isso, repito, só quero é que dê certo! Não se pode falhar sempre...

pedrompcosta

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 11 de Julho de 2024, 12:38Tiro o chapeu ao Benfica aqui...

Este gajo nao foi falado em lado algum..e ja esta em lisboa.

Muito bem

nao é o primeiro que acontece desde que Rui Costa assumiu... tanto em entradas como saidas... yaremchuk, só por acso a CMtv soube, marcos leonardo só se soube pela foto do diretor do santos, este foi hoje apenas,

EagleVision

Citação de: LR em 11 de Julho de 2024, 18:04
Citação de: EagleVision em 11 de Julho de 2024, 17:41
Citação de: LR em 11 de Julho de 2024, 17:35
Citação de: EagleVision em 11 de Julho de 2024, 17:29
Citação de: LR em 11 de Julho de 2024, 17:22
Citação de: EagleVision em 11 de Julho de 2024, 17:17
Citação de: LR em 11 de Julho de 2024, 17:15
Citação de: EagleVision em 11 de Julho de 2024, 17:13
Citação de: LR em 11 de Julho de 2024, 17:05
Citação de: Kurt Cobain 10 em 11 de Julho de 2024, 16:27

Em comparação com o Grimaldo que foi talvez o melhor DE da Europa na última época não está mau. ::)

Cherry picked.

Qual seria a melhor comparação, na tua opinião? Alguém da Liga Portugal, ex-benfiquistas na posição, ou até mesmo o Grimaldo do passado?

Concordo que não faz sentido se comparar prestações entre posições distintas, mas até certo ponto é justa a comparação por jogarem na mesma liga, e os parâmetros em análise são relevantes para a análise.

Na minha opinião só é comparável com quem ocupe as zonas do terreno na época 2023/2024.

E atenção que nem acho disparatada a comparação com Grimaldo, as métricas seleccionadas é que o favorecem de forma quiçá algo enviesada.

Já não apanhaste o meu EDIT. Vou copiar:

"EDIT: Assumiria que um DE teria naturamente mais desarmes que um EE (que joga naturalmente ao ataque), tal como um EE ter mais passes para finalização que um DE. No entanto, a análise mostra o oposto."

Um DE sim, um Grimaldo do Leverkusen não. That's the thing

Então, mas se não consideras que o Grimaldo do Leverkusen não é um clássico DE pelas posições que ocupou, mais força dás ao não enviesamento da análise. Digo isto mais pelo facto do Beste ter jogado, maioritariamente, como EE nesta última época (a menos que me esteja a escapar algo).

Sim, como disse, o comparativo com Grimaldo não é de todo disparatado. Só considerei as métricas seleccionadas mais favoráveis ao Beste, cherry picked. É uma análise válida, para todos os efeitos.

O meu "problema" com a Goalpoint (e com os meus próprios gráficos) é o perigo de números sem contextualização. Cada um interpreta como quer, e rather often não são correctamente interpretados.

Volto a repetir o que escrevi, com highlight agora...

"Assumiria que um DE teria naturamente mais desarmes que um EE (que joga naturalmente ao ataque), tal como um EE ter mais passes para finalização que um DE. No entanto, a análise mostra o oposto."

Uma análise estatística bem fundamentada (e com testes de significância, se for para levar isto a um patamar que não é para aqui chamado), não entra no campo da subjectividade. Desonestidade seria comparar um DE/EE com um PL ou com um GK... Mas aguardarei pela tua análise mais a fundo  O0

Talvez não me tenha explicado bem.

O comparativo com Grimaldo não é disparatado, como disse. O Grimaldo não actuou como defesa-esquerdo. LWB at best.

Relativamente ao highlight. Assumirias bem, no entanto não é aplicável aos dois jogadores comparados, dado que nenhum foi DE.

Não é de todo de estranhar que os atletas do Heidenheim tenham mais desarmes (em absoluto) do que os do Leverkusen dado que têm mais oportunidades para os fazer. Tal como não é de estranhar que os atletas do Leverkusen tenham (em absoluto) mais oportunidades para conseguir passes para finalização tendo em conta as zonas médias do terreno que ocupam os jogadores de ambas as equipas.

Por isso gosto de associar % de sucesso aos números absolutos, bem como separar performance defensiva em zona de ataque e de defesa.

Sim, faz todo o sentido se fazer a normalização dos valores para cada métrica (não reparei que mostraram absolutos por P90, my bad...).

Ainda assim, por exemplo, no que toca a "conduções progressivas p90" e "dribles eficazes p90", tendo em conta a diferença no poderio ofensivo de ambas as equipas, será expectável que os valores normalizados para o Beste confirmem a superioridade, nesse capítulo, já mostrada em termos absolutos P90.

Já agora, como defines "performance defensiva em zona de ataque e de defesa"?

Relativamente à questão da comparação do posicionamento de campo ( @Android1974 ) para fins comparativos, não tendo acesso aos valores concretos, corri muito rapidamente uma cosine similarity às imagens dos heatmaps:

Beste X Grimaldo

* 0.949 - Beste (Heidenheim 23/24) x Grimaldo (Leverkusen 23/24)

* 0.947 - Beste (Heidenheim 23/24) x Grimaldo (Benfica 22/23)

* 0.960 - Grimaldo (Benfica 22/23) x Grimaldo (Leverkusen 23/24)

Perfis similares de LB/LWB

* 0.940 - Beste (Heidenheim 23/24) x Gosens (Union Berlin 23/24)

* 0.935 - Beste (Heidenheim 23/24) x Guerreiro (Bayern 23/24)

* 0.930 - Beste (Heidenheim 23/24) x Davies (Bayern 23/24)

Outros perfis LW/ST

* 0.924 - Beste (Heidenheim 23/24) x Adli (Leverkusen 23/24)

* 0.906 - Beste (Heidenheim 23/24) x Coman (Bayern 23/24)

* 0.893 - Beste (Heidenheim 23/24) x Kane (Bayern 23/24)

dtfstoko

Citação de: lucasslb1904 em 11 de Julho de 2024, 19:53"Acho que o Benfica acertou em cheio no seu lateral esquerdo."- Pedro Bouças.

Este Pedro Bouças?