Eleições 2025

BENFIKA

Entra na conversa do Hugo Gil é só dar-lhe importância e palco, coisas que ele não tem.

O palco dele são os atrasados que pensam de igual forma e com esses nada há a fazer se não ignorar

Golo do Jonas

Citação de: Jozzie em 03 de Setembro de 2025, 21:28
Citação de: Golo do Jonas em 03 de Setembro de 2025, 21:06
Citação de: Jozzie em 03 de Setembro de 2025, 20:59
Citação de: Golo do Jonas em 03 de Setembro de 2025, 20:39
Citação de: marco510 em 03 de Setembro de 2025, 20:33Uma desilusão o JDM, sobre os debates fala, sobre o voto electrónico tem que esperar por dia 9, o Noronha que leve com as labaredas.
Tacticismos e cobardia.

Para mim passa a haver apenas um candidato nestas eleições, o João Noronha Lopes.
Como já disse aqui, ninguém está errado. Após a reunião na próxima terça-feira já haverão mais respostas e assim a candidatura poderá dar uma opinião mais completa.

Ambos os candidatos estiveram bem, o JNL decidiu "atacar" a direção pelo regulamento eleitoral, e o JDM motivar para uma solução para uma das questões do regulamento eleitoral. Ambos estiveram bem na minha opinião.
Boa passagem de pano no JDM. Eles a tentar galgar terreno para roubar mais umas eleições e vamos esperar pela reunião para esclarecer o assunto, tá bem abelha.
Eu não estou a criticar ninguém, mas então também o que fez o JNL para evitar então este possível roubo?
O que pode ser feito é na reunião, não é com comunicados agora. E volto a dizer, tanto o JNL como o JDM estiveram bem.
Está a fazer barulho porque nestas questões precisas sempre do apoio popular para levar a tua avante. Os estatutos só mudaram porque o servir o Benfica, com muito esforço, tornou esse tópico num assunto mainstream na esfera Benfiquista. Se estivéssemos com reuniões logo vias se o Rui Costa tinha metido a revisão estatutária nas promessas de campanha...
Esta gente só lá vai com apertos.
Eu concordo com tudo isso, mas nesta questão o apoio popular nunca estará do nosso lado. A desinformação que existe leva a muitos sócios (até nas casas em Portugal Continental) acharem que não vão puder votar. E eu falo disso com experiência própria. A reunião, neste caso, vai ser muito importante.

Pedro Nunes 28

Citação de: O Património em 03 de Setembro de 2025, 21:22
Citação de: Pedro Nunes 28 em 03 de Setembro de 2025, 20:23Quero ver a quantos debates vão Rui Costa e Vieira....eu aposto no grande ZERO

O encosta não consegue falar a não ser que tenha o Nuno Costa a enfiar-lhe a língua no ouvido.

O orelhas, lol...Bom, conseguias um debate mais produtivo e rico de conteúdo com um qualquer bêbado do tasco.
Ainda me lembro do espectáculo deprimente do Vieira na comissão parlamentar...

apmo

Citação de: Kyoto em 03 de Setembro de 2025, 19:32
Citação de: _1962_ em 03 de Setembro de 2025, 19:30
Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 17:02Tudo contra o voto electrónico... Mas então como vota a malta que está no estrangeiro (como eu)?

Como é que votaste nas outras eleições, 2020 e 2021? Tiveste de te dirigir a algum lugar e votar?

É uma pergunta sincera, gostava de saber como era exatamente o método que estava em vigor nas eleições de 2020 e 2021 para os votantes no estrangeiro.
Voto na net atraves do site.

Sim, mas com um código único que recebi umas semanas antes por correio postal.
Mas sinceramente não me recordo se foi no site ou noutra plataforma.

apmo

Citação de: João Norte em 03 de Setembro de 2025, 19:51
Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 17:02Tudo contra o voto electrónico... Mas então como vota a malta que está no estrangeiro (como eu)?
Como votas para as eleições do país?

Honestamente e não me leves a mal, eu se tivesse no estrangeiro e sem possibilidade de vir cá para votar, preferia não votar a pôr em causa umas eleições livres por causa do voto electrónico. E conheço vários sócios que estão fora e têm esta posição.

Correspondência

_1962_

Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 21:38

Como é que votaste nas outras eleições, 2020 e 2021? Tiveste de te dirigir a algum lugar e votar?

É uma pergunta sincera, gostava de saber como era exatamente o método que estava em vigor nas eleições de 2020 e 2021 para os votantes no estrangeiro.

Logo à partida três problemas:

- Podias perfeitamente ser identificado, porque o teu código unico estava associado ao teu número de sócio/morada, logo nada te assegurava que o teu voto seria secreto. 

- Nada te assegura que o teu voto corresponde ao voto que realmente entrou depois para as contas finais. Podes perfeitamente ter votado A e depois entrou no sistema como um voto em B.

- É impossível fazer qualquer tipo de recontagem para confirmar seja o que for. O que a máquina disser é lei.

apmo

Citação de: Capitao Moura em 03 de Setembro de 2025, 20:00

Como votas em todas as outras eleições do país?

Pelo tinder?

Menos companheiro, muito menos.
Em todas as outras de cariz político voto por correspondência, mas nestas não há essa opção.
Nas últimas do SLB, votei electronicamente.
O que fiz aí em cima foi uma pergunta legítima.

apmo

Citação de: _1962_ em 03 de Setembro de 2025, 21:46

- Podias perfeitamente ser identificado, porque o teu código unico estava associado ao teu número de sócio/morada, logo nada te assegurava que o teu voto seria secreto. 

- Nada te assegura que o teu voto corresponde ao voto que realmente entrou depois para as contas finais. Podes perfeitamente ter votado A e depois entrou no sistema como um voto em B.

- É impossível fazer qualquer tipo de recontagem para confirmar seja o que for. O que a máquina disser é lei.

Concordo com os pontos 2 e 3.
Relativamente ao primeiro, apesar de estar totalmente de acordo, deixa-me dizer-te que os emigrantes quando votam para as legislativas são obrigados a juntar uma cópia do Cartão de Cidadão ao boletim de voto.
Por isso lá se vai a confidencialidade...

João Norte

Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 21:45
Citação de: João Norte em 03 de Setembro de 2025, 19:51
Como votas para as eleições do país?

Honestamente e não me leves a mal, eu se tivesse no estrangeiro e sem possibilidade de vir cá para votar, preferia não votar a pôr em causa umas eleições livres por causa do voto electrónico. E conheço vários sócios que estão fora e têm esta posição.

Correspondência
Ora aí está.

Era aí que esta MAG deveria estar a trabalhar. Há várias soluções possíveis, nenhuma ideal, mas todas melhores que o voto electrónico e mais do que isso, que podem estar dentro da lei dos estatutos.

Elvis the Pelvis

Citação de: johnnybgood em 03 de Setembro de 2025, 21:32https://www.linkedin.com/posts/jo%C3%A3o-gabriel-893500274_transpar%C3%AAncia-estatutos-e-democracia-tenho-activity-7369074058048552960-wgVw?utm_source=social_share_send&utm_medium=android_app&rcm=ACoAACTYHC0BvxR-tAWMRJWcuwlHaemFynPHgAk&utm_campaign=copy_link

Mr.burns seu palhaço do caralho, em 2010 quando houve novos estatutos feitos por 100 sócios nem uma palavra

Toda a gente gostava desse animal, mas foi mais um que mamou no Benfica enquanto lá esteve.

Como disseram e bem, em 2010 votaram à volta de 100 pessoas a alteração de estatutos, nessa altura nem um pio. Agora votaram 8 mil, ai ui.

Este celeuma todo relativamente ao voto electrónico é, ou melhor, deveria ser uma não questão. Não é fiável, ponto. Poderia ser, mas não é com os vigaristas que temos à frente do clube há mais de 20 anos. Além disso, o voto físico serve perfeitamente. Novamente, é uma não questão.

Só pegam nisto porque é a única maneira de aldrabar as eleições, a única maneira de se manterem no poder e dessa forma, impedirem de acontecer aquilo de que mais receio têm, uma auditoria forense aos últimos 20 anos.

A maioria dos sócios que votaram a alteração de estatutos, fizeram-no de forma esmagadora contra o voto electrónico. Respeitar a vontade da maioria é um pilar da Democracia.

Gravesinho

Citação de: Lebohang Mokoena em 03 de Setembro de 2025, 21:26
Citação de: Savicevic em 03 de Setembro de 2025, 21:08
Citação de: JMFCardoso em 03 de Setembro de 2025, 21:05Está montado o golpe.

Não vão deixar aprovar os estatutos e vão tentar forçar esta pouca vergonha.

Os estatutos estão aprovados. Isso não está sequer em questão. Voto eletrónico nas eleições não vai acontecer. Ponto assente.

E se acontecer as eleições são inválidas

Devo estar burro, mas então pelo que percebi a lógica da batata destes tipos é organizar eleições sem as convocar? Como é que se faz isso?

Se não se convocarem eleições ficam os antigos estatutos em vigor, logo o voto electrónico é o método principal?

Parece uma justificação que nem o chatGPT se lembraria de alucinar.

_1962_

Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 21:51
Citação de: _1962_ em 03 de Setembro de 2025, 21:46

Concordo com os pontos 2 e 3.
Relativamente ao primeiro, apesar de estar totalmente de acordo, deixa-me dizer-te que os emigrantes quando votam para as legislativas são obrigados a juntar uma cópia do Cartão de Cidadão ao boletim de voto.
Por isso lá se vai a confidencialidade...

Por isso que a ideia de estudar e identificar onde existem a maior concentração de sócios do Benfica por esse mundo fora e colocar nesses pontos mesas de votos é a melhor alternativa.

É perfeito? Não, mas é muito mais transparente e é muito mais difícil de manipular. Pontos absolutamente fundamentais numa eleição.

É preferível 50 mil sócios votarem de forma absolutamente transparente, do que 75 mil votarem de uma forma obscura e que sempre deixará dúvidas no ar.

João Norte

Citação de: Gravesinho em 03 de Setembro de 2025, 21:59

Os estatutos estão aprovados. Isso não está sequer em questão. Voto eletrónico nas eleições não vai acontecer. Ponto assente.

Devo estar burro, mas então pelo que percebi a lógica da batata destes tipos é organizar eleições sem as convocar? Como é que se faz isso?

Se não se convocarem eleições ficam os antigos estatutos em vigor, logo o voto electrónico é o método principal?

Não é por aí. Eles sabem que isto é um atropelo claro. E que deviam era estar a trabalhar em soluções para garantir opções de voto (por correspondência no contexto possível ou mesas de voto fora de Portugal continental). Mas enquanto não convocam o tempo vai passando, vão continuando a exumar o cadáver do voto electrónico e depois "mete-se o natal" e já não vai dar tempo de trabalhar em alternativas sérias e os maus da fita são quem não compactuou com este atropelo.

Nunca assumam ingenuidade ou acaso com estes srs.

Gravesinho

Citação de: João Norte em 03 de Setembro de 2025, 22:04
Citação de: Gravesinho em 03 de Setembro de 2025, 21:59

Não é por aí. Eles sabem que isto é um atropelo claro. E que deviam era estar a trabalhar em soluções para garantir opções de voto (por correspondência no contexto possível ou mesas de voto fora de Portugal continental). Mas enquanto não convocam o tempo vai passando, vão continuando a exumar o cadáver do voto electrónico e depois "mete-se o natal" e já não vai dar tempo de trabalhar em alternativas sérias e os maus da fita são quem não compactuou com este atropelo.

Nunca assumam ingenuidade ou acaso com estes srs.

Mas qual é a intenção mesmo? Se for para denegrir o Noronha, não me parece que tenha efeito. Quem ia votar nele já tem boa noção das alterações dos estatutos e concorda que o voto electrónico não proporciona confiança absoluta.

Diablo

Citação de: Golo do Jonas em 03 de Setembro de 2025, 20:11
Citação de: samarras em 03 de Setembro de 2025, 20:09
Citação de: Golo do Jonas em 03 de Setembro de 2025, 20:05Bem tanto o JDM como o JNL decidem falar praticamente no mesmo minuto 🤣
Um com bem mais conteúdo que outro.

O foco da candidatura do JDM é debates/oratória.
O JDM diz que irá falar após a reunião de todas as candidaturas na próxima terça-feira, onde certamente já terão novos dados e poderão dar uma opinião mais completa.

Cada um opta pelo que acha melhor, nenhum está errado.

O JDM que se deixe de m€rd@s e ajude o JNL. Se também quer a mudança, que seja muito mais incisivo no que diz e não permitir que o JNL seja visto como um foco de instabilidade. A verdadeira oposição, se o é, não deve ter medo de o demonstrar.