João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

Innuendo

Citação de: aquaris em 10 de Outubro de 2025, 02:04
Citação de: sinbad em 09 de Outubro de 2025, 22:59Literacia Financeira para totós:

De nada!
Bom trabalho

posso concluir que a jornalista mostrou ser uma pessoa de má fé?
A TVI mostra ligar nada ao rigor jornalístico?
Quem tenta usar para dizer que Noronha é mau gestor mostra Ou a sua falta de conhecimento, ou que gosta de aldrabar.

Mesmo assim espero queixas crime contra a jornalista!

Bom gestor é um preguiçoso com o oitavo ano que soube dar uns pontapés na bola.

Isso é que é!

CPA

O único aspecto positivo desta encomenda na TVI/CNN é os chalupas e bots terem saído todos da toca.

Quando se deixa falar um idiota é sempre mais fácil identificar "olha, está ali um idiota!"

Não se perde tudo.

Red_Wings

Citação de: RGouveia.SLB em 10 de Outubro de 2025, 01:04Puxei há bocado atrás na box para ver a entrevista. Felizmente respondeu à altura, tudo explicadinho e sem rodeios.
Não cedeu à jornaleira.

E isto não surpreende em nada. Quanto maior é a ameaça ao vieirismo, mais são as jogadas sujas.

Fiz o mesmo.

Só não gostei foi do silêncio final quando ela disse "só não ficámos a saber em quais empresas internacionais é que trabalhou..." e ele em vez de matar o assunto, calou-se e deixou a dúvida no ar, o que não é nada confortável para quem ficou desconfiado.

Fiquei preocupado com as consequências disto. Muito...

Napster

Mattamouros

Citação de: SpaceCadet em 09 de Outubro de 2025, 22:33Poupo-vos trabalho, é só copiar o texto em baixo e colar neste formulario para fazer uma queixa à ERC sobre a encomenda de hoje https://www.erc.pt/pt/portal-das-participacoes/

Assunto: Notícia lesiva da imparcialidade e do dever de veracidade jornalística — TVI/CNN Portugal / IOL

Identificação do queixoso
Nome: [Nome completo]
Morada: [Endereço completo]
Contacto: [Telefone / E-mail]

Identificação da notícia
Órgão de comunicação: TVI/CNN Portugal
Título: "Empresas de Noronha Lopes acumulam prejuízos de quase três milhões"
Data de publicação: 9 de outubro de 2025
Link: https://cnnportugal.iol.pt/benfica/eleicoes-benfica/empresas-de-noronha-lopes-acumulam-prejuizos-de-quase-tres-milhoes/20251009/68e7e857d34ee0c2fed11498

Exposição dos factos

Apresento queixa formal relativamente à notícia acima identificada, publicada pela CNN Portugal e replicada no portal IOL, por entender que o seu conteúdo viola princípios essenciais do jornalismo, nomeadamente veracidade, imparcialidade, rigor informativo e respeito pelo contraditório, conforme previstos na legislação aplicável e no Código Deontológico dos Jornalistas.

A notícia em causa dá a entender que as empresas associadas ao candidato Noronha Lopes estão em situação financeira precária e que este é um mau gestor, com base em "prejuízos acumulados de quase três milhões de euros".
Contudo, não é fornecido qualquer enquadramento económico que permita ao leitor compreender que estas empresas têm perfil de startup, financiadas com capital de risco, e que é normal apresentar resultados negativos nos primeiros anos de operação enquanto se investe em crescimento.
Essa omissão de contexto induz o público em erro e cria uma perceção distorcida e injusta sobre a competência e a credibilidade do candidato.

Mais grave ainda, após a publicação da notícia, o próprio Noronha Lopes foi questionado em direto na TVI sobre o seu percurso profissional, apesar de o seu currículo ser público e facilmente consultável.
Essa repetição do tema, já devidamente esclarecido, reforça a impressão de perseguição mediática e tentativa de desgaste pessoal, com o claro objetivo de condicionar a opinião pública num momento sensível: a campanha eleitoral para a presidência do Sport Lisboa e Benfica.

Não se trata aqui de mera falta de rigor, mas de um tratamento editorial tendencioso, desproporcional e reiterado, que sugere a intenção de fragilizar a imagem pública de um candidato através de insinuações infundadas e da omissão de informação relevante.

Fundamentação legal

A presente queixa baseia-se nos seguintes princípios e disposições:

Artigo 14.º da Lei n.º 27/2007 (Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido) - obrigação de assegurar objetividade, rigor e pluralismo da informação.

Artigo 9.º do Estatuto do Jornalista (Lei n.º 1/99) - dever de ouvir as partes com interesse atendível e de garantir o contraditório.

Artigos 3.º e 6.º do Código Deontológico dos Jornalistas - proibição de omitir informações relevantes que possam distorcer a verdade e obrigação de separar factos de opiniões.

Pedidos à ERC

Que a ERC analise a conduta editorial da TVI/CNN Portugal relativamente à notícia referida e avalie se houve violação dos princípios de veracidade, imparcialidade e contraditório.

Que, caso se verifiquem essas violações, determine a publicação de uma correção ou direito de resposta com o mesmo destaque dado à notícia original.

Que a ERC avalie se a repetição do tema em outros espaços mediáticos (como a TVI) configura assédio informativo ou violação do dever de neutralidade jornalística durante um processo eleitoral interno.

Que o queixoso seja notificado por escrito da decisão final e das medidas adotadas.

[Local], [Data]

Assinatura:

Quero em primeiro lugar agradecer por esta tua partilha. Serviço público do melhor já feito aqui. Poupaste trabalho a muita gente. Parabéns.

Toda a gente sabe o meu posicionamento aqui no fórum, não escondo que apoio João Diogo Manteigas. Mas isso não me impede de ter olhos na cara e de ver a filha da putice que foi feita hoje em prime time.
Num dia em que o governo apresenta o orçamento de estado, a notícia de abertura do telejornal da noite.. foi esta.
Uma encomenda autêntica. Revelador do estado dos nossos órgãos de comunicação social.

Que façam uma reportagem igual a investigar os rendimentos do sujeito que faliu um restaurante no Saldanha, ou do outro que faliu um Banco. Era o fazias. Então não? :rir: 
O primeiro até se engasga em AG quando tem de dizer aos sócios quem financia a sua campanha.. imaginem ser confrontando com uma coisa destas.

Estamos oficialmente em guerra civil. E agora se me permitem:
Ainda bem ! Finalmente caralho ! Este momento vem com 5 anos de atraso. Estou à espera disto desde que vi as urnas serem levadas à minha frente nos porta bagagens.

É altura de cerrar fileiras. Que as entourages e respectivos apoiantes percebam de vez (os candidatos pelos vistos já o perceberam, basta olhar para os comunicados relativos às ag's) que nada ganhamos a andar a trocar bitaites entre nós.
Podemos gostar mais de um do que outro, rever mais num do que outro, ir votar num em detrimento do outro.
É legitimo, e o Benfica é isto mesmo, pluralidade, visões diferentes. Temos 2 excelentes candidatos e estamos aqui à chapada.. Mau era em 2016 quando o orelhas concorreu sozinho e eu nem me dignei a ir votar, não é agora.

Mas no fundo, e sei que é cliché dizê-lo, mas é mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa.
É o salvar o Benfica como o conhecemos que está em causa. Ou recuperamos o Benfica de 1904, ou estamos oficialmente transformados no slv2003. Os sócios são soberanos, e o Benfica será sempre aquilo que estes quiserem.

Mas muitos vão enterrar o machado se o resultado não for favorável à mudança. Há quem leve mais de uma década disto, a fazer de tudo o que é possível, a lutar com todos os meios à sua disposição.
Não mata mais mói..

É guerra, e eu estou prontinho e desertinho por esta, por ir para a fila da frente, por lutar pelo Benfica que acredito e idealizo, por defender os valores e os ideais que me foram transmitidos pelo meu falecido avô.

Isto tudo para dizer que agarrei, copiei, e enviei a queixa para a ERC. Não fiz mais do que a minha obrigação enquanto sócio activo e participativo na vida do clube.

Estamos no sprint final. E, a julgar pelo que foi visto hoje, ainda muita água vai passar por baixo da ponte nestas duas semanas. Que haja juízo e bom senso de TODOS os intervenientes numa das horas mais decisivas da nossa história.

Cão

Citação de: SunRider em 10 de Outubro de 2025, 00:52Fui ao site do vira frangos https://vfrangos.pt/ e gostei da maneira como o site está fixe, muito simples e intuitivo, e já fiquei com vontade de ir lá comer uns frangos assados, tem bom aspeto. Frango assado é sempre aquela comida que nunca engana, toda a gente gosta, não há que enganar. A ver se vou lá este fim de semana. Obrigado CNN/TVI  O0

O menu molho da casa é muito bom!

Sudakov

Napster

Eu sou um gajo que gosta do peito do frango, raramente como outras partes. Será que vou gostar deste por ser coxas? Já há muito que ando para experimentar e agora fiquei ainda com mais vontade.

Napster

Tendo a concordar com muitas das opiniões já aqui expostas, acho que pode chamuscar um pouco a imagem (mal) mas o resultado prático vai ser residual. Façam o seguinte exercício: quantas pessoas que conhecem e iam votar JNL mudaram o sentido de voto devido a esta reportagem?

Eu respondo: 0

Na minha opinião e, tal como dizia um user aí atrás, nesta altura as espingardas já estão contadas e a possível flutuação de votos nesta altura parece me pouco relevante.

Sudakov

Citação de: Napster em 10 de Outubro de 2025, 05:08Eu sou um gajo que gosta do peito do frango, raramente como outras partes. Será que vou gostar deste por ser coxas? Já há muito que ando para experimentar e agora fiquei ainda com mais vontade.

Gostas de peito mas não das outras partes? Porque razão? O peito é a parte mais seca do frango

Jack Teller

Nenhum dos jornais pegou na reportagem...tal foi a seriedade da mesma.

Napster

Citação de: Sudakov em 10 de Outubro de 2025, 05:38
Citação de: Napster em 10 de Outubro de 2025, 05:08Eu sou um gajo que gosta do peito do frango, raramente como outras partes. Será que vou gostar deste por ser coxas? Já há muito que ando para experimentar e agora fiquei ainda com mais vontade.

Gostas de peito mas não das outras partes? Porque razão? O peito é a parte mais seca do frango

Toda a gente me faz essa pergunta e eu não sei responder  ;D

Sudakov

Citação de: Napster em 10 de Outubro de 2025, 05:43
Citação de: Sudakov em 10 de Outubro de 2025, 05:38

Toda a gente me faz essa pergunta e eu não sei responder  ;D

Eu também não gosto de Coca Cola e toda a gente adora

Alento

Eu não acho que o problema do Noronha esteja neste reportagem.

O problema do Noronha é o seguinte, isto na minha análise como é evidente:

A vantagem que o Noronha tem entre os socios mais miltantes e que mais vezes vão ao estádio não chega para compensar a vantagem gigante que o Rui Costa tem com seu o exército de chalupas espalhados por todo o país.

Eu não conheço ninguém no Alentejo que vá votar Noronha, como também não conheço em Lagos.

Já me peguei nas redes sociais com alguns chalupas conhecidos meus e dois deles já me provocaram depois da reportagem. Um até dizia que estava indeciso mas é mentira. Nunca esteve e foi sempre Rui Costa. Gajo com estudos superiores e tachos políticos durante toda a vida e ainda relativamente jovem.

Eu não consigo pura e simplesmente estar optimista e estou a preparar me mentalmente para me despedir do Benfica de vez.

Capitao Moura

Ninguém vai fazer uma reportagem sobre o restaurante do saldanha do nosso Rói?

Ou não vão falar dos calotes do Luís que todos nos pagámos do nosso bolso?

E que esses faliram mesmo e não eram prejuízos acumulados