Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 53 anos,
Portugal

Benfiquista de Baguim

Citação de: J_PN em 11 de Novembro de 2025, 16:40
Citação de: Benfiquista de Baguim em 11 de Novembro de 2025, 16:25
Citação de: GoloDeLetra em 10 de Novembro de 2025, 20:44Nao é possivel arranjar assinaturas para convocar uma AG de destituiçao? lembro-me dos lagartos fazerem isto...

Quem elegeu o costa também o tirará de lá, resta saber em que estado estará o Benfica nesse dia. A minha previsão será a de um clube em que a única salvação será a venda da SAD na sua totalidade e mesmo assim poderá ser tarde de mais.

O Rui Costa só sai de lá pelo próprio pé ou após os 12 anos de limitação de mandatos.

Talvez, mas a situação financeira do Benfica é má, se não for à liga dos campeões nos próximos anos, ficará catastrófica e ninguém no clube tem capacidade para evitar um terramoto desse tipo.

Purple Rain

Citação de: J_PN em 11 de Novembro de 2025, 16:40
Citação de: Benfiquista de Baguim em 11 de Novembro de 2025, 16:25
Citação de: GoloDeLetra em 10 de Novembro de 2025, 20:44Nao é possivel arranjar assinaturas para convocar uma AG de destituiçao? lembro-me dos lagartos fazerem isto...

Quem elegeu o costa também o tirará de lá, resta saber em que estado estará o Benfica nesse dia. A minha previsão será a de um clube em que a única salvação será a venda da SAD na sua totalidade e mesmo assim poderá ser tarde de mais.

O Rui Costa só sai de lá pelo próprio pé ou após os 12 anos de limitação de mandatos.

Pode sempre sair quando falir o clube como alguém fez na Fiorentina.

Purple Rain

Citação de: Benfiquista de Baguim em 11 de Novembro de 2025, 15:25
Citação de: AndreGon em 11 de Novembro de 2025, 10:20Gostava de ser bruxo para saber já como vai ser este novo mandato.

Aliás deixo já a minha previsão: 0 campeonatos, com sorte 1.

Infelizmente será pior que os anteriores, porto e sporting estão mais forte e nós mais fracos e com menos dinheiro.

Vai ser doloroso.

Só se for para os mais de 58 000 analfabetos.
Ou nem isso, que esses preferiram assassinar o clube do que comer "amburgas".

TFFS

Passámos de "depois apareçam no Marquês" para "títulos? Não importam"

Obrigado Gandarruie

johnnybgood

Citação de: LuisPortugal em 11 de Novembro de 2025, 13:47Onde andas hamburgas? O Presidente eleito precisa de ajuda!

são palhaços como esse que há uns dias atrás andam com conversas de paz, união e o caralho a 7, que se fodam todos.

butch vig

Citação de: Vitor Baptista em 11 de Novembro de 2025, 10:14

Nuno Costa sempre presente!

"Vc não me chama de mentiroso" isto dito por um gajo, que no último debate, apresenta um papel em que diz que o passivo é de 241 milhões e o passivo realmente é de 475.

Afinal quem é o novo Vale e Azevedo?

Sr. Coluna

Citação de: Mattamouros em 11 de Novembro de 2025, 01:15Escrevo aqui, porque o tópico das eleições irá eventualmente sair dali de cima e perder-se para páginas longínquas lá para o fundo do fórum, ao passo que este infelizmente aqui continuará (no mínimo.. já lá vou) 4 anos.

Findo este período eleitoral preciso de deixar o meu desabafo, e nada melhor do que este antro de malucos e doentes como eu para o fazer.

Foi um murro no estomago do caralho.

Para quem já anda há mais duma década nisto, estava mesmo convencido que tinha chegado a altura. Tinha chegado o momento. Era finalmente agora que recuperávamos o clube.

E se depois de Vieira ter sido preso, pensei que os sócios iam abrir os olhos e correr com esta gentalha dali, percebi também que Francisco Benitez, a quem já tive a oportunidade de agradecer pessoalmente toda a luta que fez na questão da revisão estatutária e por se ter 'dado à morte' para que Rui não fosse sozinho numa coroação, a aura e o elan do 'menino da lágrima' eram ainda demasiado fortes para que se pudesse mandar abaixo. Por mais confusão que me fizesse, e faz, escolherem o delfim do vieirismo em vez de um 'chimpanzé' qualquer, as pessoas votam a favor de um candidato, não votam contra outro. Eu votei e votarei SEMPRE chimpanzé contra o vieirismo, mas eu sou uma minoria que pensa assim.

Estava convencidíssimo que João&João, os 2 juntos, iam ter no mínimo 50,01%. E sabendo que a transferência de votos nunca é linear, seria algo que daria sempre esperança para uma segunda volta.
Quando os resultados de dia 25 saem, e os 2 juntos não chegam à % do Rui, fica claro quais são as intenções e desejos dos sócios.

Chegados aqui, é preciso parar para pensar. Já nem falo em analisar o que correu bem e mal nas diversas campanhas, isso o 'core' de cada uma terá de sentar à mesa e falar, sem filtros. Mas a verdade é que não se conseguiu penetrar naquele Benfiquistão profundo. Pelo contrário, esse mesmo Benfiquistão apelida hoje uma pessoa com o cv de JNL de 'o novo vale e azevedo'. Podia não ser perfeito, não ser o melhor candidato, não ser o favorito de muita gente (meu não era e nunca o escondi aqui, mas obviamente votei nele na segunda volta) mas era imensamente superior aos actuais, ele e a sua equipa.

Vai ter de se ver muito bem o que falhou, onde, como, se alguém quer ter esperanças daqui a 4 anos.
E, mais ainda, vai ter de estar preparado para ver a sua vida pessoal devassada e levar com as mentiras e os ataques mais reles que possamos imaginar. Tivemos um assassínio de caracter a um candidato a abrir um telejornal dum canal televisivo no dia em que o governo lança o orçamento de estado. É contra isto que estamos a lutar.
Vamos ter de também repensar os nossos modos de actuar. A AG correu-lhes que nem ginjas. O filho da puta do Vieira sabe mais a dormir que nós todos acordados, e conseguiu aquilo que queria na perfeição. Ele sabe perfeitamente o ódio de morte que uma grande falange lhe tem, falange essa em que muitos deles são os que se mobilizam para ir a ag's, e sabia que o ambiente iria estalar.

Parangonas nos telejornais nos dias a seguir? Os radicais talibãs (já fomos abutres, garotões e paraquedistas) das assembleias que tentam tomar o clube de assalto.
E isso ressonou na cabecinha dos chalupas que não foi brinquedo.

Portanto, muita sorte a quem vier no futuro.

Dito isto, é preciso chegar também à conclusão nua e crua (e é esta a razão porque comecei a escrever este texto), e que doi como o caralho escrever estas linhas mas é a mais pura das realidades: O Benfica que idealizamos está morto.

Andamos aqui a lutar, uns há mais outros há menos anos, por um Benfica idílico, a apregoar aos valores e aos ideais e à sua base de fundação. Ao Benfica que os nossos pais e avós nos transmitiram e deixaram. Um Benfica que a maioria de nós aqui nunca viu em vida.
E nem falo na questão do colosso que ganhava constantemente. Eu consigo admitir que se erra, que não jogamos sozinhos, que não se ganha sempre. Não vai acontecer nunca nem com nenhum presidente, não consigo é admitir que se escarre em cima de todos esses valores e diga que não é o mais importante. Qualquer gajo que tenha roubado UM euro ao Benfica é para ser corrido a soco e pontapé e expulso de sócio. Isto para mim é condição sine qua non.

Mas a realidade diz-nos o contrário. E se duvidas havia até esta eleição, para mim ficaram desfeitas com o fecho dessa. Os sócios estão-se a cagar para essas merdas.

Andamos aqui, qual Dom Quixote, a lutar contra moinhos de vento.

É assumir que esses valores estão enterrados, o sócio não quer saber. Por mais que nos custe, a realidade é esta.

Mas há outra realidade que é também tão cruel como esta esta: os sócios já nem querem ganhar. Já se contentam com este benfiquinha.
Se durante muitos anos, muitos dissemos que o sócio se está a cagar para ideias e projectos, pessoas e equipas (já não indo sequer aos valores e ideais..) muitos fomos dizendo que 'o que interessa é saber se a bola entra ou bate na barra, se entrar está tudo bem, se bater está tudo mal, estas eleições provam que já nem isso importa.
Temos 1 campeonato em 4, temos 4 taças em 16, temos 5 treinadores em 4 anos com 2 deles despedidos à 5ª jornada (mais coisa menos coisa), gastamos mais que os rivais em transferências, em FSE's, o carrocel de jogadores continua, não se consegue segurar um gajo que dê 3 toques na bola, o passivo continua a galopar..
Um sporting bicampeão, cuja ultima pessoa viva que assistiu a tal e se lembra está num lar com Alzheimer..
Já nem vou falar no passado do Costa enquanto cão de loiça do Vieira, na auditoria escolhida a dedo a 50 contratos, nos assinei sem ler, e nas outras barbaridades todas.
Pegando só nestes 4 anos, não há nada a que se agarrar. Não há uma razão lógica para votar nele.

Mas os sócios votaram nisto. Expressivamente. Numa votação record no futebol mundial que dá direito a medalha no guinness (alguém me diga qd for a festa para ir ao marquês) os sócios mobilizam para dizerem que gostam disto.

Os sócios gostam deste Benfica.
Revêem-se neste Benfica.
Votam neste Benfica.
Os sócios vão ter o Benfica que merecem.

Analisando friamente, neste momento, isto não é mais o Sport Lisboa e Benfica. A exigência desapareceu.

Isto é uma seita de culto ao lider Rui Costa.

Digo mais, ao dia de hoje, Rui tem probabilidades de lá ficar não 4, mas os 12 anos do mandato. É com isto que estamos a lidar. E eu muito sinceramente, não sei como se combate isto.

Mas agora é tempo de 'paz', no sentido de que vai ser preciso fazer uma grande reflexão sobre tudo o que se passou. Foram meses intensos e estamos todos a precisar de descanso. Não censuro quem se vai afastar e desistir desta luta, afinal, não há nada a que um gajo se agarrar, o Benfica de 1904 está morto e não sei se algum dia ressuscitará. Eu próprio jurei a mim mesmo, e já tinha feito as pazes comigo mesmo também, que ía mandar tudo às urtigas.

Ontem dei por mim a ver o jogo no estádio sem emoção nenhuma. Já me tinha acontecido a ver jogos cá fora, mas nunca lá dentro. Sofremos o 2-2 e eu levanto-me e vou-me embora prás rulotes virar cerveja. A única vez que saí mais cedo da luz foi quando o porto lá foi campeão, quando ligam a rega e desligam as luzes já eu ía nos corredores a sair do estádio, aí, não conseguia aguentar a dor de os ver festejar em minha casa, e saí.
Ontem nem quis ficar para os mandar todos para o caralho e assobiar. Foi mesmo um 'caguei, não estou para esta merda' e saí.

Agora é diferente. A dor é outra. E o que me doi, é que já não doi, nadinha, e não é de agora. Mataram completamente a chama que tinha cá dentro. Não há nada em que me reveja. A indiferença é brutal. Perdemos? Que se foda. É só mais um.

Pior, estou num ponto de saturação tal em que já nem consigo ter a lucidez para separar as águas sequer.
Perdemos? Ainda bem. Que se perca tudo nos próximos 4 anos. Fiquem fora da europa, a meio da tabela, que desçam de divisão, o que for, é-me completamente indiferente. Assino de cruz. O que for preciso para correr com eles dali eu assino de cruz. É ir à falência? É um Vietnam 2.0? Venha ele. Assino de cruz. Vendia a alma ao diabo se acreditasse nessas coisas só para os tirar do poder.

Vou ser aquele nojento de merda que, sempre que alguém se queixar dum jogo ou do estado do clube vai dizer: 'votaste em quem? ai foi?! então olha, tens o que mereces'.

Portanto.. preciso de repensar o meu associativismo. Levo anos disto e esta merda tira-me anos de vida, corroi-me por dentro. Por mais que tenha visto este 'movimento' crescer desde as eleições de 2012 para cá é ainda insuficiente para fazer cair o regime e recuperarmos o clube.
Serve-me de consolo saber que estou do lado certo da luta.

A quem já decidiu que cá fica e está já com forças renovadas para a luta do futuro, o meu muito obrigado.

Eu, primeiro, preciso mesmo de fazer o luto.. desligar um bocado disto.. depois logo vejo se abandono mesmo ou regresso às trincheiras.

Desculpem o testamento, mas precisava mesmo de desabafar, de o fazer diante de 'irmãos' que falam a mesma língua do que eu e que me compreendem.

Um grande abraço a todos, e viva o Benfica, aquele de 1904 !
Li tudo. Estamos no mesmo barco 👏👏

Benfanatic

O Benfica deste merdas ainda consegue ser pior que o Benfica do Vieira, ao menos os árbitros ainda tinham algum receio de nos prejudicar.

filc

Citação de: butch vig em 11 de Novembro de 2025, 17:07

"Vc não me chama de mentiroso" isto dito por um gajo que apresenta um papel em que diz que o passivo é de 241 milhões e o passivo realmente é de 475.

Afinal quem é o novo Vale e Azevedo?

O Vale ao lado do Vieira é um menino.. E ao lado deste, um bebé

Cosme2001

Até para a porrada tem que ser o Nuno Costa a entrar em cena lol

Manto Sagrado

Como é possível que a cada dia que passa tenho mais asco a esta gente...como é estranho sentir isso pelo presidente do nosso clube!

Cards

Citação de: Cosme2001 em 11 de Novembro de 2025, 17:25
Citação de: Vitor Baptista em 11 de Novembro de 2025, 10:14L

Até para a porrada tem que ser o Nuno Costa a entrar em cena lol
Se esta história  do confronto for verdade Noronha fez muito bem em nao ir assistir ao lado do ruizinho o jogo contra o Casa Pia como fez muito bem em nao ir à tomada de posse.

O ruizinho tem é de confrontar o Varandas e o Vieira

Vitor Baptista

Citação de: jjlope00 em 11 de Novembro de 2025, 16:46O que é isto? 😂

https://www.instagram.com/reel/DQ7E0C2EgEl/?igsh=Ymw2ZWVoY3R6Mndu

Que clube nos tornamos.

Por momentos, pensei que era o diretor do futebol feminino, aquele que o Noronha disse que ia ser apresentado ontem.