Gianluca Prestianni

Avançado, 20 anos,
Argentina
Equipa Principal: 3 épocas (2024-), 47 jogos (2096 minutos), 3 golos
Em 2025/2026: 32 jogos (1592 minutos), 2 golos

Equipa B: 2 épocas, 11 jogos, 2 golos

Títulos: Supertaça (1)

JotaL

Citação de: axiomas em 21 de Fevereiro de 2026, 10:52
Citação de: JotaL em 21 de Fevereiro de 2026, 02:23
Citação de: axiomas em 19 de Fevereiro de 2026, 15:49
Citação de: JotaL em 18 de Fevereiro de 2026, 23:36Tudo isto é muito giro, mas ainda ontem o presidente o Sporting diz que o comportamento do Porto
"Nem em África" é isto ninguém fala. Isto não foi alegadamente dito, não foi tapado por camisolas... está escarrapachado nos jornais, e ninguém fala.
- Associar África (um continente com 54 países extremamente diferentes entre si) a algo negativo.
- Usar "África" como sinónimo de atraso, desorganização ou inferioridade.
- Generalizar milhões de pessoas com base num estereótipo.

Na boa!
O que importa é falar no herói do Vini
Mentira. Disse "Só em África" referindo-se à CAN disputada em Marrocos onde as toalhas foram roubadas e as bolas desapareceram. Há que ser pragmático e dizer as coisas como elas são.
Sim, muito importante... alias, obrigado por apontares a minha mentira 🙏 porque ao apontares a minha mentira só me dás mais razão ao que eu digo. "Só em África" consegue ainda dar mais ênfase à carga racista da frase... assim fica ele conota que um acto reprovável daqueles só acontece em Africa, eu ainda dizia que nem em África aconteceria.  PS: Parabéns por te focares no meu exagero à crítica ao Porto, exatamente o cerne da questão aqui
A questão é que o contexto da frase completa estava relacionado com o porco da Foz ser conselheiro da UEFA e o Varandas o estar a desafiar de ele na próxima reunião da UEFA propor isso, ou seja, que a ganhar por uma bola a zero se escondessem bolas e se roubassem toalhas. Para propor isso no conselho (para a melhoria do futebol ou lá o crl que aquilo é) da UEFA. Tendo terminado que isso só em África, aludindo ao que se passou na CAN. No final ainda sublinhou que cá isso acontecia porque tinha o CD na mão e brincava com o mesmo, mas que na quinta feira para a liga Europa fizesse o mesmo.

Em resumo o que o Varandas fez foi uma alusão clara a uma situação que aconteceu na CAN, que de facto mostra que aquilo está numa terceira ou quarta divisão mundial, na maior competição por equipas dos países africanos a equipa da casa roubar toalhas e bolas ao adversário. O que é surreal.
Ora, se isso tivesse acontecido na CONEMBOL ou noutra confederação ele podia ter dito isso só na América do Sul ou isso só na Ásia. Não foi. Foi em África e portanto referiu África.

Querer colocar a conotação racial a isso é um exercício patético e que demonstra uma de duas coisas. Ou má intenção. Ou falta de capacidade de análise.

Mantendo o debate no plano das ideias: uma coisa é criticar um episódio numa competição, outra é usar um continente como referência depreciativa.
Mesmo sem intenção, isso acaba por funcionar como desvalorização coletiva, porque associa "África" a algo que não é suposto acontecer num contexto civilizado — e isso enquadra-se no conceito de discurso com teor racista.
Podes contextualizar como quiseres, mas a formulação foi "só em África" (confirmado por ti). Isso é uma generalização depreciativa aplicada a um continente inteiro.
Não estou a discutir intenções. Estou a discutir o significado objetivo da expressão.

PS: Basta recordar o caso de Stefano Eranio, que foi afastado após generalizações depreciativas sobre jogadores africanos.

EuVi

Ainda nada? Está difícil o parto..

LuigiSLB83

cernache1

Citação de: pedrompcosta em 21 de Fevereiro de 2026, 15:51
Citação de: odistraido em 21 de Fevereiro de 2026, 15:02
Citação de: pedrompcosta em 21 de Fevereiro de 2026, 14:50isto vai acabar muito mal pq ninguem sabe o que fazer...

está aqui uma bomba atomica

Vai acabar mal pq deixaram o wokismo se infiltrar no futebol tb.
Permitiram comportamentos abusivos sistemáticos do jogador sem punirem adequadamente.

Agora se condenam o Prestianni sem provas, outros vão usar a mesma estratégia.
Basta acusar até se tornar insuportável tanta queixa.

Faz lembrar o que aconteceu no Reino Unido. Um wokista lembrou-se de combater "discurso de ódio" e abriu plataforma para denuncias. A polícia recebeu tantas reclamações que disse ser impossível atender a todas. As coisas mais patéticas eram relatadas como discussão entre 2 pessoas em que alguem tinha sido ofendido.

Met Police says it will no longer investigate non-crime hate incidents
https://www.bbc.com/news/articles/cwyp1gk0n23o

LEL

já disse isso para trás... se o prestianni é castigado sem qq prova factual qq negro vai castgar quem quiser... basta dizer que foi insultado mesmo sem ter sido! é absurdo!

Minority report.

Rørikus

Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Fevereiro de 2026, 16:15Vão maze beber umas.

É impressionante como alguns users pensam que outros têm medo de levar ban ou amarelo. É só denunciar. É engraçado que para aquele caro user é pior chamar de atrasado a alguém do que indiretamente nazi.

@ajnogueira se te sentiste ofendido por chamar atrasado ao teu amigo cosmo é só denunciar. Mas não te esqueças de denunciar o teu amigo também por me chamar indiretamente nazi.

The Horror

Citação de: MafU em 21 de Fevereiro de 2026, 14:36
Citação de: Guilherme20 em 21 de Fevereiro de 2026, 14:10
Citação de: MafU em 21 de Fevereiro de 2026, 13:57
Citação de: Guilherme20 em 21 de Fevereiro de 2026, 13:52
Citação de: komytis em 21 de Fevereiro de 2026, 13:32
Citação de: JeSuisÉder em 21 de Fevereiro de 2026, 13:24
Citação de: arfm14 em 21 de Fevereiro de 2026, 13:19
Citação de: Yuri_SLB em 21 de Fevereiro de 2026, 12:38
Citação de: keivy em 20 de Fevereiro de 2026, 18:30
Citação de: Yuri_SLB em 20 de Fevereiro de 2026, 17:08
Citação de: keivy em 20 de Fevereiro de 2026, 09:33
Citação de: Yuri_SLB em 19 de Fevereiro de 2026, 14:06
Citação de: lucasslb1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 12:54https://x.com/i/status/2024424356604965106

O Mbappe enganou se, e não me admirava que o Vinícius também tivesse percebido mal ou mesmo feito de propósito.

O karma não vai falhar...
O Mbappe n se enganou, o Mbappe mentiu, são coisas diferentes...
Como base em que dizes isso, já agora??
É so veres o videos que andam a circular...
Os vídeos são do minuto 58. É quando o jogo vai recomeçar....... Não têm nada que ver com o que se passou antes.
O video mostra o exato momento em que o Prestianni supostamente ofendeu o chorão.É só ver onde estava o Mbappé e a postura dele, quando supostamente ouvi o insulto 5 vezes

E é só ver que a reação do Prestianni é a algo que o Vinicius lhe disse.

Tem que se perceber também o que o Vinicius lhe disse.

Isto não vale só para um lado.

Se o Prestianni for eventualmente castigado, o Benfica tem que fazer pressão para se saber o que disse Vinicius ao jogador do Benfica. E se for o caso, castigar também o brasileiro.

Existe já videos onde se vê o Vinicius chamar ao Prestianni cagão de merda várias vezes.
e então?

É este tipo de merdas. Macaco é um escândalo mundial, dizer que o Prestianni tem a piça no cu ou chamá-lo de cagão de merda é normal. É esta a sociedade em que vivemos, é pena não te conhecer pessoalmente para te poder tratar por cagão de merda mas se não há problema, a partir de agora, quando te citar, passas a ser o cagão de merda aqui.
Numa estás claramente a ser racista na outra apenas mal educado...

Numa a conotação é racista, dizer "la tienes adentro" tem conotação homofóbica. Em que ficamos?
Na realidade nenhum dos insultos deveria ser levado à letra, por inúmeras razões, mas por mim podes continuar com o teu papel hipócrita, principalmente se fores como o outro que não se importa de ser o cagão de merda.
Por mim que sou homem branco hétero a viver na zona privilegiada do globo, podes chamar o que bem te apetecer porque pertenço à classe dos privilegiados, mas existe uma coisa que se chama empatia que me faz compreender o sofrimento e dor do outro...

Este veio com as buzzwords todas activadas.

Good bot!

van33

Citação de: lucasslb1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 12:54https://x.com/i/status/2024424356604965106

O Mbappe enganou se, e não me admirava que o Vinícius também tivesse percebido mal ou mesmo feito de propósito.

Os vídeos são do minuto 58. É quando o jogo vai recomeçar....... Não têm nada que ver com o que se passou antes.
O video mostra o exato momento em que o Prestianni supostamente ofendeu o chorão.É só ver onde estava o Mbappé e a postura dele, quando supostamente ouvi o insulto 5 vezes

Se o Prestianni for eventualmente castigado, o Benfica tem que fazer pressão para se saber o que disse Vinicius ao jogador do Benfica. E se for o caso, castigar também o brasileiro.

Existe já videos onde se vê o Vinicius chamar ao Prestianni cagão de merda várias vezes.
e então?

É este tipo de merdas. Macaco é um escândalo mundial, dizer que o Prestianni tem a piça no cu ou chamá-lo de cagão de merda é normal. É esta a sociedade em que vivemos, é pena não te conhecer pessoalmente para te poder tratar por cagão de merda mas se não há problema, a partir de agora, quando te citar, passas a ser o cagão de merda aqui.

Numa a conotação é racista, dizer "la tienes adentro" tem conotação homofóbica. Em que ficamos?
Na realidade nenhum dos insultos deveria ser levado à letra, por inúmeras razões, mas por mim podes continuar com o teu papel hipócrita, principalmente se fores como o outro que não se importa de ser o cagão de merda.
Por mim que sou homem branco hétero a viver na zona privilegiada do globo, podes chamar o que bem te apetecer porque pertenço à classe dos privilegiados, mas existe uma coisa que se chama empatia que me faz compreender o sofrimento e dor do outro...
Ainda vais ganhar o prémio Miss Fevereiro 2026

Mariachi

Citação de: pedrompcosta em 21 de Fevereiro de 2026, 15:51
Citação de: odistraido em 21 de Fevereiro de 2026, 15:02
Citação de: pedrompcosta em 21 de Fevereiro de 2026, 14:50isto vai acabar muito mal pq ninguem sabe o que fazer...

está aqui uma bomba atomica

Vai acabar mal pq deixaram o wokismo se infiltrar no futebol tb.
Permitiram comportamentos abusivos sistemáticos do jogador sem punirem adequadamente.

Agora se condenam o Prestianni sem provas, outros vão usar a mesma estratégia.
Basta acusar até se tornar insuportável tanta queixa.

Faz lembrar o que aconteceu no Reino Unido. Um wokista lembrou-se de combater "discurso de ódio" e abriu plataforma para denuncias. A polícia recebeu tantas reclamações que disse ser impossível atender a todas. As coisas mais patéticas eram relatadas como discussão entre 2 pessoas em que alguem tinha sido ofendido.

Met Police says it will no longer investigate non-crime hate incidents
https://www.bbc.com/news/articles/cwyp1gk0n23o

LEL

já disse isso para trás... se o prestianni é castigado sem qq prova factual qq negro vai castgar quem quiser... basta dizer que foi insultado mesmo sem ter sido! é absurdo!

Acusado de que? Só existe a palavra de um contra o outro.

O Camavinga disse que lhe chamou maricon, o Mbappe até contou 5 vezes em que lhe chamou mono. O Vini só contou uma...

Epah...

Se o Otamendi agora vier dizer que o Vini lhe chamou Índio do caralho no momento que este tapou a boca, também seria acusado?

rsd

Citação de: van33 em 21 de Fevereiro de 2026, 16:23

e então?

Ainda vais ganhar o prémio Miss Fevereiro 2026

Ele que adie o comentário 1 semana que ganha o de março que sempre é maior.

Mariachi

Elpatron

ainda ás voltas nesta macacada?

rsd

Vinicius meteu a uefa numa posição complicada.

Se fosse eu a decidir esperava que a pressão fosse suficiente para o Benfica não meter o prestianni, ser eliminado e daqui a uns meses arquivar isto. É a forma menos má de sair da situação.