Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 54 anos,
Portugal

BENFIKA

Citação de: nikas em 15 de Abril de 2026, 13:07

TAZONDE?!?!? Seu monte de esterco!
Fala agora.

Se lhe encomendarem uma noticia sobre o Rui ela também faz.

Vitor Baptista

Citação de: stavares77 em 15 de Abril de 2026, 12:35
Citação de: Vitor Baptista em 15 de Abril de 2026, 11:31
Citação de: joaoreis em 15 de Abril de 2026, 11:18
Citação de: zerocool em 15 de Abril de 2026, 11:05Benfica: um gigante com gestão de clube pequeno

Fernando Mendes
CEO - Globall Football

14 de abril de 2026

O Benfica está a ser gerido como um clube pequeno. E, para muitos observadores, isso já nem sequer é discutível.

O Sport Lisboa e Benfica não está falido. Mas, para além da questão financeira imediata, há um problema mais profundo: o clube está mal pensado. E quando uma instituição com esta dimensão é mal pensada, o impacto sente-se em várias frentes ao mesmo tempo. Perde dinheiro, perde influência e perde relevância. É isso, precisamente, que está a acontecer.

Com milhões de adeptos espalhados por vários continentes, o Benfica continua, segundo esta perspetiva crítica, sem estratégia, sem rumo e sem respeito pelo seu próprio potencial. O clube possui uma das maiores massas adeptas do mundo. A dimensão desse ativo é extraordinária. A questão central é simples: o que está a ser feito com ele? A resposta, para quem olha para a atual condução do clube, é desarmante: nada.

Não existe uma estratégia global séria. Não existe uma plataforma de monetização robusta. Não existe um modelo estruturado de engagement com os adeptos. O que se vê, em vez disso, é improviso, amadorismo e ausência de visão.

Os adeptos do Benfica continuam a ser tratados como clientes ocasionais, quando, na verdade, representam o maior ativo do clube. Este problema ultrapassa a mera incompetência operacional. Trata-se, antes, de um caso de má gestão ao mais alto nível.

Naming do estádio continua por explorar

Um dos exemplos mais evidentes desta incapacidade estratégica é o Estádio da Luz, que continua sem naming rights.

Num mercado em que este tipo de ativo pode representar entre 7 e 10 milhões de euros por ano, o Benfica mantém-se inativo. Ano após ano, deixa passar uma fonte de receita relevante, enquanto outros clubes transformam os seus estádios em instrumentos financeiros e comerciais centrais nas respetivas estratégias de crescimento.

No caso do Benfica, persiste uma visão romântica do estádio que, do ponto de vista do negócio, apenas contribui para desperdiçar dinheiro. Mais tarde, surgem as queixas sobre falta de receitas. Mas o problema, nesta leitura, não é a ausência de oportunidades de faturação. É, antes, a falta de competência para as criar e concretizar.

A lusofonia como oportunidade desperdiçada

Se a questão do estádio é grave, há outra que pode ser ainda mais séria: a incapacidade do Benfica para aproveitar o universo da lusofonia.

O clube tem acesso natural a uma comunidade com mais de 300 milhões de falantes de português. Trata-se de uma vantagem competitiva rara e, em muitos aspetos, única no contexto europeu. Nenhum outro clube europeu dispõe desta relação cultural, linguística e emocional com um espaço desta dimensão.

Ainda assim, o Benfica parece ignorar esse capital estratégico. Não há uma estratégia séria para o Brasil. Não há uma presença estruturada em Angola. Não existe um plano consistente para Moçambique, Cabo Verde ou qualquer outro país lusófono.

Num contexto global em que os grandes clubes disputam mercados internacionais com enorme agressividade, o Benfica negligencia precisamente o espaço onde parte à frente. Despreza o único mercado onde já entra com vantagem. Isso deixa de poder ser visto apenas como um erro. Aproxima-se mais de uma forma de cegueira estratégica.

O problema não é a dimensão do clube, mas quem decide

A conclusão é dura, mas direta: o Benfica não está limitado pela sua dimensão. Está limitado por quem decide.

Enquanto continuar a ser gerido com mentalidade pequena, com decisões curtas e sem ambição global, o clube continuará a perder terreno, dentro e fora de campo. E há um dado particularmente preocupante: isto já não parece um acidente pontual. Parece um padrão.

A questão, por isso, deixou de ser apenas desportiva ou financeira. Tornou-se estrutural. Ou o Benfica muda rapidamente a forma como pensa o negócio, ou continuará a comportar-se como um gigante com práticas de clube pequeno.

https://www.linkedin.com/posts/mendesfernando_benfica-gestaodesportiva-futebolnegaejcio-ugcPost-7449862122190155776-N79j?utm_source=social_share_send&utm_medium=member_desktop_web&rcm=ACoAAAyfRAUBMe-Txh_wmLiviIH_hzdtIuTDHuE
Agora não falha uma:

Fernando Tavares

Caro Fernando, o texto aponta para falhas reais de estratégia e monetização do Benfica, sobretudo na valorização global da marca e dos adeptos. A clara ausência de um plano claro para ativos-chave, como o Estádio da Luz e os mercados lusófonos, levanta dúvidas legítimas sobre a visão de longo prazo do clube. Abraço
Esse nojento, devíamos mandar calar, um verme.

Fui bloqueado por ele no Facebook.
Fala de gestão de clube pequeno, mas ouvi da boca deste verme quando foi apertado numa AG " que o objetivo do andebol era ficar a frente do FCP"

Mais um rato a roer a corda!
E que este plantel tinha mais potencial do que venceu a competição europeia  :blah:  :blah:  :blah:

Di_Maria

Se fosse o Noronha, era um escândalo e perdia votos, como perdeu com a noticia da TVI nas eleições.

Como é o nosso Rui, é uma cabala, uma destabilização (do scp) e estão todos com o grande presidente.

Enquanto esta gente dos Facebooks não morrer toda, não há salvação.

joaoreis

Citação de: Lúcio Júnio Bruto em 15 de Abril de 2026, 11:26
Citação de: Keiroxes em 15 de Abril de 2026, 00:54Não me digam que tão a fazer a cama ao homem :huh: , será que vão deixar a gente sonhar, aí mãe  ::)

Vamos levar um cabaz em casa dos sapos e a casa começa a vir abaixo.

Quero ver a tromba do Ruie completamente entalado e o ar de gozo do Mourinho. Quero ver os bêbedos a grunhir nas entrevistas rápidas. Vai ser tão bom...
Epa não sei se devia mas ri-me.  :rir:

zefo

ABenficaC

A minha opinião é que a notícia saindo em alturas das eleições,  não mudaria em nada o sentido de voto da maioria.

zefo

Citação de: Dandy em 15 de Abril de 2026, 10:21Sinceramente? ... Já não há pachorra para as Viúvas do Noronha!

Se o nosso Presidente se dedica, em exclusivo, ao exigente desafio de comandar o Benfica e sacrifica a sua vida pessoal ... é um encostado que não sabe fazer mais nada na vida.

Se o Presidente possui arrojo e iniciativa própria para, na sua vida privada, investir na sua vida empresarial ... é um traficante de influências, corrupto e aproveitador.

Decidam-se de uma vez e calem essa boca porca, suas cadelas sifilíticas!

Pois.

zefo

Citação de: ABenficaC em 15 de Abril de 2026, 13:48A minha opinião é que a notícia saindo em alturas das eleições,  não mudaria em nada o sentido de voto da maioria.
Podes ter a certeza... Os adeptos votaram neste como votaram no LFV igual

BENFIKA

Citação de: Lúcio Júnio Bruto em 15 de Abril de 2026, 11:26
Citação de: Keiroxes em 15 de Abril de 2026, 00:54Não me digam que tão a fazer a cama ao homem :huh: , será que vão deixar a gente sonhar, aí mãe  ::)

Vamos levar um cabaz em casa dos sapos e a casa começa a vir abaixo.

Quero ver a tromba do Ruie completamente entalado e o ar de gozo do Mourinho. Quero ver os bêbedos a grunhir nas entrevistas rápidas. Vai ser tão bom...

Tal como iamos levar contra o porto e contra o sporting na 1º volta...
Eles estão em melhor forma sem dúvida, nós não estamos a jogar bem, mas não exageremos. Nem eles são uma equipa fortíssima capaz de nos golear nem nós somos uns pernetas que sofrem 4 ou 5 golos facilmente

Xanghai

É uma questão de tempo, vai sair completamente enxovalhado... quando cair, será com estrondo.

piwo

Citação de: ABenficaC em 15 de Abril de 2026, 13:48A minha opinião é que a notícia saindo em alturas das eleições,  não mudaria em nada o sentido de voto da maioria.

Ficava com 64%.
Sobre o Ruizao iam falar que era tudo mentira...
Estes negocios obscuros do Banana ja sao conhecidos ha muito....aprendeu com o padrinho

zefo

Citação de: Slbttotosalvio em 15 de Abril de 2026, 13:11Todos os dias é uma merda nova ahahahahahahahha
É para arrasar. O Varandas e o AVB não vão facilitar como o velho moribundo e o Bruninho..m o Benfica vai voltar a lembrar a velha aliança onde era para ficar sempre em terceiro.

BENFIKA

Tal como o Vieira ele sabe que só sai de lá se quiser ou se for obrigado pela PJ...de resto, em eleições vencerá sempre com mais ou menos margem mas ganha.

joaoreis